Os 4 melhores e os 3 piores adoçantes que você pode usar
Alguns adoçantes não são bons para o nosso corpo e o meio ambiente, embora existam alguns que realmente aumentam a ingestão de vitaminas e minerais, ao mesmo tempo satisfazem o seu desejo por algo doce.
Descubram quais são os melhores e piores adoçantes que você pode usar para obter uma vida saudável.
Os piores adoçantes:
1 Aspartame
Há evidências conflitantes sobre a segurança do aspartame, um adoçante químico comum usado em refrigerantes diet e outros produtos de baixas calorias e açúcar.
Mas algumas pessoas relatam dores de cabeça ou mal-estar geral após a ingestão de qualquer coisa que contenha a substância química. Para facilitar a vida, este é um caso em que você pode querer seguir o conselho: “melhor prevenir do que remediar”.
2 Agave
Enquanto as lojas de alimentos saudáveis vendem o agave como um adoçante saudável, pode ser melhor para você mantê-lo fora de sua dieta. Muitos néctares de agave contêm entre 70 e 80 por cento de frutose, mais do que o que é encontrado no xarope de milho de alta frutose!
Se você não quer desistir de agave, escolha aqueles que não contêm mais do que 30 ou 40 por cento de frutose.
3 Sucralose
Enquanto que a sucralose, mais conhecido pelo seu nome comercial Splenda, pode ter sua origem no açúcar, o produto final não é nada natural. Ele é processado utilizando cloro, e os pesquisadores estão descobrindo que o adoçante artificial passa por nossos corpos e termina no tratamento de águas residuais, o que não pode ser quebrado.
Os cientistas temem que isso possa mudar os hábitos alimentares dos organismos e interferir com a fotossíntese, colocando toda a cadeia alimentar em risco.
Os melhores adoçantes:
1 Stevia
Se você quer evitar o açúcar, você precisa de boas alternativas, e a stevia é o adoçante mais seguro que existe. Todos os tipos de stevia são extraídos das folhas da planta stevia, mas algumas formas têm melhor sabor do que os outros, e dependendo do que vai usar você pode preferir o pó ou o líquido.
2 Os álcoois de açúcar
Os adoçantes populares à base de álcoois de açúcar incluem xilitol, sorbitol e de eritritol, produzidos através de um processo de fermentação do milho ou da cana de açúcar. Eles contêm menos calorias do que os adoçantes como o açúcar e o mel puro.
3 Mel Puro e orgânico local
Embora o mel pode se orgulhar de ter níveis mais elevados de frutose, também contém uma grande quantidade de antioxidantes, e dizem que o mel puro e orgânico local ajuda a aliviar os sintomas de alergia. O mel também tem um baixo índice glicêmico, por isso adicionar ao seu chá ou iogurte não vai aumentar seu nível de açúcar no sangue no final do dia.
4 Melaço
Apesar de fornecer muitas calorias, o melaço é rico em ferro, potássio e cálcio, tornando-o mais saudável do que os adoçantes artificiais que não têm nenhum valor nutricional, e até mesmo o açúcar refinado regular, apesar do fato de que ambos vêm da cana de açúcar. Se você puder escolher, prefira o melaço orgânico.
Conhecer os melhores e piores adoçantes que você pode usar permite que você escolha os mais saudáveis, e evita colocar sua saúde em risco. Ainda tem dúvidas? Descubra qual é o adoçante mais saudável!