Ômega 3 na dieta
O Ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturado essencial, fundamental para o bom funcionamento do organismo. Como não conseguimos produzi-lo naturalmente, precisamos adquiri-lo através do consumo de alimentos.
10 benefícios do Ômega 3
1 – Estudos científicos têm comprovado que dietas com boas quantidades de ômega 3 desempenham papel importante na prevenção e tratamento de doenças do coração;
2 – Redução do entupimento das artérias. Ex: diminuição do colesterol ruim e triglicerídeos e aumento do colesterol bom;
3 – Melhora das doenças inflamatórias;
4 – Auxília no crescimento e desenvolvimento do feto;
5 – Ajuda na diminuição da contração dos vasos sanguíneos e da coagulação sanguínea;
6 – Possui ação anti-inflamatória;
7 – Atua na prevenção de trombose;
8 – Previne a depressão;
9 – Favorece uma melhora da psoríase;
10 – Atua no sistema imune.
Alimentos ricos em Ômega 3
Peixes de águas profundas, como salmão, arenque, atum e sardinha (na preparação cozida, assada ou grelhada). São também boas fontes de ômega 3: chia, linhaça, vegetais verdes escuros (couve, espinafre e rúcula), castanha do Brasil e nozes. E em menores quantidades, o óleo de soja e o de canola.
Quantidade recomendada
Devemos acrescentar esses alimentos à dieta no dia a dia. Ingerir peixes pelo menos duas vezes por semana. Comer duas castanhas do Brasil ou nozes e uma colher de sopa de chia ou linhaça diariamente.
Ajuda no emagrecimento?
Estudos científicos não são conclusivos quanto ao benefício da suplementação com cápsulas de ômega 3 ao emagrecimento. Porém, uma dieta que prioriza alimentos ricos em ômega 3, além de mais saudável, pode ser menos calórica (como é o caso dos peixes em substituição à carne vermelha). Também pode promover saciedade, já que são ricos em fibras, podendo assim, contribuir para o emagrecimento. As castanhas, apesar de saudáveis, são altamente calóricas e devem ser consumidas com moderação.