Método Pilates
Pilates é um método de exercício completo. Isto é, não consiste em uma simples tabela ou lista de movimentos, mas um método autêntico e abrangente para se organizar, estabilizar e fortalecer o corpo. Caracteriza-se pela realização de movimentos suaves e harmoniosos que ajudam a melhorar a flexibilidade e o equilíbrio.
Sua grande vantagem é que se trata de um método seguro, em que o especialista controla e adapta os exercícios específicos para as necessidades específicas de cada pessoa. A duração da sessão é curta, cerca de 50 minutos os mais frequentes assistem as aulas em pequenos grupos de no máximo 5 pessoas.
Entre seus benefícios se destacam a melhora do equilíbrio, uma perfeita coordenação, a tonificação muscular e a estilização do corpo.
A coluna é a base do trabalho no Pilates. O aluno deve aprender em primeiro lugar, a encontrar uma posição adequada da coluna para remover as tensões na área, para só então exercitar o resto do corpo.
A respiração é outro ponto-chave. Cada exercício é realizado através do controle da inalação e exalação de ar, oxigenando os músculos e evitando a fadiga.
As técnicas características do Pilates são três:
*Sua dificuldade técnica é baixa;
*Está indicado para todas as pessoas, independente da idade (principalmente para as pessoas com doenças reumáticas ou em fase de reabilitação após uma lesão);
*Exige um esforço de nível médio-baixo.
Agora não podemos confundir estas características com pouca exigência. Pelo contrário, é um método muito exigente, que requer a atenção personalizada de um monitor e de equipamentos adequados. As máquinas utilizadas são muito versáteis, e ajudam os alunos a fazerem movimentos sem esforço excessivo e sem riscos, sempre mantendo a postura correta. Portanto, é um método bastante caro.