Dieta sem trigo para perder peso é uma opção saudável?
Se, todavia você está tentando perder peso e prefere as dietas em vez de exercícios, acho que você vai gostar da última dieta da moda. Criada pelo Dr. Willian Davis, cardiologista e escritor de livros sobre saúde de Milwaukee, esta dieta elimina o que o doutor Davis chama de “trigo moderno” e a explica em detalhe em sua exitosa obra Wheat Belly.
Mas te recomendamos que tenha muita cautela e consulte o seu médico, porque as conclusões do Dr. Davis tem sido objeto de numerosas polêmicas e outros especialistas as tem colocado em dúvida.
Entre suas afirmações, além de que o trigo é considerado erroneamente como algo saudável, se inclui que deixar de consumir este alimento pode ajudar no emagrecimento sem necessidade de se preocupar com as calorias, que prejudicam a pele e pode provocar envelhecimento prematuro e queda de cabelo.
Por outro lado, o Dr. Davis explica que deixar de comer glúten não é a solução, porque muitos dos alimentos sem glúten possuem outros tipos de farinha.
O outro lado da moeda
Eliminar os produtos com farinha de trigo é vital para os celíacos ou para as pessoas com sensibilidade ao glúten, mas está demonstrado que os alimentos de trigo integral têm muitos benefícios como o ácido fólico, vitaminas e outros nutrientes.
Como diziam nossas mães e afirmam hoje alguns meios, a melhor maneira de manter-se saudável é adotar uma dieta balanceada com muitas frutas e vegetais, não deixando de comer.
E quanto ao lado ruim do trigo, os Centros Para o Controle e Prevenção de Doenças asseguram que os grãos integrais são a melhor fonte de ácido fólico para as mulheres na idade fértil, enquanto num estudo publicado no Jornal de Nutrição concluiu-se que as pessoas que consomem alimentos com grãos integrais têm menos risco de sofrer de diabetes, doenças do coração e perdem mais peso.