Dieta segundo o seu tipo de corpo
Tudo começa ao olhar no espelho e perceber que não temos o mesmo tipo de corpo. Na verdade há pessoas que tendem a acumular gordura na área abdominal, no entanto outras possuem todas suas reservas no bumbum. Mas, você já considerou estes fatos na hora de seguir uma dieta para emagrecer? Então é hora de começar a realizar uma dieta segundo seu tipo de corpo.
Dados iniciais
A ideia e criar uma dieta segundo o tipo corporal foi do doutor Mark Liponis, autor do livro “A dieta do caçador/agricultor”. De acordo sua pesquisa existe dois tipos corporais: o do caçador e do agricultor. Agora, para descobrir a qual categoria você pertence não precisará ficar se olhando no espelho; deverá considerar quanto você pesava ao nascer. Assim, se seu peso for inferior aos 3 quilos, você pertence ao grupo dos caçadores e tem a tendência de acumular a gordura na barriga. Se for o contrário, se você pesava mais do que 3 quilos, faz parte do grupo dos agricultores e tem a tendência de acumular a gordura no bumbum e no quadril.
A dieta do caçador
Quem tem a barriga mais saliente terá que imitar seus ancestrais, os caçadores. Como eles, deve ter uma dieta a base de proteínas e de baixo índice glicêmico. Por outro lado terá que evitar os alimentos ricos em carboidratos e o café da manhã –pois estudos demonstraram que as pessoas com gordura abdominal que tomaram café da manha ingeriram mais calorias ao longo do dia. isto não será um problema para os caçadores, pois no geral, eles não sentem desejos de comer pela manhã.
A dieta do agricultor
Ao contrário dos caçadores, os agricultores deverão se alimentar a base de carboidratos saudáveis, quer dizer, grãos e cereais. Terão que fazer quatro refeições diárias e manter equilibrados os níveis de açúcar no sangue. Para isso, é recomendado que bebam leite de soja. Por outro lado, é fundamental que restrinjam ao máximo seu consumo de produtos lácteos integrais.
Estas são as características fundamentais da dieta do caçador/agricultor. O que acharam? Se quiser coloca-la em prática, recomendo que consulte seu médico e que aprofunde seu conhecimento com o livro do doutor Liponis.