Dieta líquida: Prós e contras
A dieta líquida é uma forma de comer que a maioria de nós conhece, porque muitos médicos recomendam para tratar alguma infecção digestiva ou porque varias revistas dedicadas para mulheres oferecem esta dieta como uma alternativa para perder peso rapidamente
Mas a dieta líquida tem suas vantagens e desvantagens, deve ser feita com muito cuidado e não é para qualquer um.
O que é uma dieta líquida?
De acordo com um artigo que li recentemente, a dieta líquida é aquela em que o médico recomenda beber apenas líquidos desde água para sucos, caldos, gelatina e todos os alimentos que são digeridos facilmente e completamente.
Seu médico vai recomendar que siga uma dieta líquida prévia para a realização de alguns exames para diagnósticos como o trato intestinal ou estômago este deve estar livres de resíduos de alimentos e também recomendará a desintoxicar seu corpo, especialmente quando há problemas digestivos, diarreia ou vômito.
A dieta líquida então tem fins específicos, é útil para perder peso e deve ser feita por uma pessoa que está com a saúde perfeita.
Os prós da dieta líquida
Após as festividades de fim de ano é bom desintoxicar o corpo e para isso, seria interessante seguir uma dieta líquida, durante não mais de dois dias, só consumir sucos de fruta e vegetais, gelatina e água. Dentro de uma dieta líquida são incluídos mel, chás e também sopas, desde que sejam naturais e não contenha gordura.
Então permitirá que seu corpo recomponha ou termine de digerir a comida sem sobrecarregá-los
Os contra da dieta Líquida
Mais do que desvantagens, o que existe sobre a dieta líquida são mitos. A dieta líquida não foi feita para perder peso, mas é a forma em que os médicos preparam o corpo do paciente para procedimentos diferentes e também para aliviar algum desconforto não causado por doenças como vômitos, náuseas ou diarreia, para citar apenas alguns.
Claro que devemos pensar de maneira mais lógica, por ingerir apenas líquidos vai perder peso rapidamente, mas o que realmente acontece é que você perde os nutrientes, líquidos e inchaço do corpo, causado pela má alimentação.
Esta dieta como mencionada anteriormente não foi feita para perder peso, mas para preparar o organismo para diferentes tipos de procedimentos médicos, por isso não deve durar muito tempo, pois estará faltando nutrientes essenciais para a saúde.
Outra contraindicação é que a dieta líquida é que nos dias da dieta não se pode fazer exercícios físicos, então será útil passar dois dias tomando sucos deliciosos, mas sem realizar muitas atividades, já que você se cansará mais rápido, ou poderá provocar uma descompensação.
Então, é bom ou ruim fazer dieta líquida?
Fazer qualquer tipo de dieta sem orientação médica é ruim. A dieta líquida em particular é perigosa se não for feita sob consulta médica, porque, como explicamos, o corpo deixa de receber os nutrientes essenciais para as atividades diárias.
Você pode fazer dieta líquida para desintoxicar o corpo por um ou um dia e meio, não mais, após uma grande refeição, ou quando sentimos muito pesadas ou desconfortáveis.
De qualquer modo, o ideal seria que incorporasse a dieta líquida a sua alimentação diária, quer dizer, aumentar a quantidade de sucos ou água durante o café da manhã e lanches e agregue uma xícara de caldo natural sem gordura no almoço e jantar, como estamos no verão pode tomar caldo frio, como o de tomate ou de cenoura que são muito saborosos.
Se você conseguir isso, notará que consumirá menos alimentos “que engordam” sem fornecer mais nutrientes e que seu corpo se sentirá melhor, mas leve e com menos fome.