As consequências de fazer exercício em excesso
Sempre é recomendado fazer atividades físicas de forma regular, nunca se ouviu o contrário, no entanto, o excesso também pode ser muito prejudicial. Hoje vamos mostrar 9 consequências de fazer exercício físico em excesso.
Há muitas pessoas que utilizam as atividades físicas para descarregar tensões e o estressa derivados de diferentes situações, outras por problemas de peso, algumas para manter-se em forma… Não importa a finalidade para qual você se exercita, a questão é que se você fizer muito poderá se tornar uma viciada.
O vicio em exercício também é conhecido como dependência de exercício ou exercício compulsivo, são mais frequentes em pessoas que sofrem de distúrbios alimentares, e são as que fazem mais atividade física.
Os perigos de fazer muito exercício físico
A prática excessiva de exercício físico pode ocasionar lesões, se não parar de se exercitar seu corpo, as articulações e os ligamentos não podem descansar, este esforço pode aumentar o risco de fraturas e fissuras.
Se não se alimentar bem e praticar muito exercício, pode ficar desnutrida e perder massa muscular.
Pode parecer mentira, o coração se debilita com excesso de exercício.
Se seu corpo esta esgotado, seu sistema imunológico abaixa e corre o risco de contrair alguma doença.
Nas mulheres a ausência da menstruação indica um quadro de amenorreia, algo bastante frequente em casos de excesso de exercício físico, o que poderia levar a perda óssea.
Outras das consequências de fazer muito exercício é que você pode sofrer transtornos do sono, já que o excesso de exercício acelera o corpo e a mente é como se você nunca parasse, por isso é normal sofrer de insônia.
Finalmente o excesso de exercício pode ocasionar irritabilidade, depressão e baixa autoestima.
Como diminuir as consequências do excesso de exercício?
Você pode diminuir as consequências do excesso de exercício é consciente de que realmente esta passando da hora que se dedica para se exercitar, sem ser um atleta, e também se assumir que o exercício se tornou o centro da sua vida e que quando e que quando não pode fazer sua rotina até se sente culpada.
* Foque na realidade. Para que você quer fazer exercício? Por bem estar e saúde seriam bons realiza-los de 3 a 4 vezes por semana, 1 hora por dia.
* Não passe do limite, quando se sentir cansada, omite a sessão, não faça nada, é necessário estar atenta ao corpo e escutar o que ele necessita.
* Diminua a intensidade de exercício quando crer que esta propensa a se lesionar.
É importante recordar que o exercício deve produzir bem estar, não sofrimento. Se ele se torna um sacrifício, ao menos que seja parte de um tratamento para perder peso, e é melhor fazer com um profissional.