Conheça os benefícios da chicória e aprenda receitas rápidas e práticas com esta verdura
A chicória é um vegetal com muitos benefícios e propriedades para nossa saúde. Sua maior fama se deve por ser um poderoso probiótico para o tratamento de distúrbios digestivos, a raiz da chicória ajuda muito na redução dos níveis de colesterol LDL, prevenindo assim as doenças cardíacas. Ao mesmo tempo, suas propriedades antiinflamatórias a faz uma extraordinária alternativa para o tratamento de artrite.
Quer saber mais? Continue lendo o artigo de hoje e se surpreenda com todas as propriedades e benefícios da chicória.
História da chicória
Nos tempos antigos, a chicória era muito cultivada, não só com fins alimentícios, como também para forragens e sua raiz era muito utilizada por sua composição, à polpa da mesma era tostada, moída e misturada ao café.
Seu uso medicinal acontece desde a idade média. Naqueles tempos a chicória era usada como cataplasma para tratar irritações na pele e como infusão para o tratamento de distúrbios digestivos, hepáticos e como estimulante da bílis.
Origem
Europa mediterrânea e Ásia são seus continentes de origem, mas África é sua segunda casa, os historiadores afirmam que no século XVI já era cultivada no Egito.
A chicória tem uma capacidade de adaptação impressionante. Ela cresce bem em muitas condições diferentes, mas é frequentemente encontrada em estradas europeias, em pastagens.
Atualmente sua extensão é universal e abrange toda a América do Sul e os EUA.
Propriedades da chicória
É um poderoso antioxidante
Todo mundo sabe o quanto os antioxidantes são bons, sobre tudo os contidos no café, para prevenir o envelhecimento a partir do atraso da oxidação celular, mas o que muitos ignoram é que a chicória possui também grandes propriedades antioxidantes.
Ela é composta por 30 componentes antioxidantes. O mais importante: é o betacaroteno, que se transforma em vitamina A quando é absorvido pelo organismo. Sua função principal é o fortalecimento do sistema imunológico contra o câncer, a prevenção de problemas de pele e a audição.
É importante ressaltar que o teor desta provitamina depende do tipo de folha. A chicória de folha verde ou avermelhada guarda muito betacaroteno (4000 ui), no entanto, as verdes mais clarinhas possuem muito pouco (29 ui).
É rica em vitaminas e minerais
O consumo de chicória ajuda a remineralizar e vitaminar o organismo devido a seu alto índice de potássio, cálcio, magnésio e fósforo.
Enquanto as vitaminas destacadas a chicória apresenta em sua composição a antes mencionada vitamina A e as vitaminas do complexo B. inclui também o ácido fólico-que pode prevenir defeitos congênitos graves e anomalias no feto-, ácido pantotênico, niacina e riboflavina, preponderante no crescimento e a produção de glóbulos vermelhos.
Neste caso o teor também varia de acordo com a coloração da folha. A chicória mais clara apresenta um volume vitamínico muito inferior a de cor verde.
A substancial fibra solúvel
A riqueza da chicória em fibra solúvel garante um ótimo estado dos intestinos, suas propriedades evitam a prisão de ventre, melhora a flora intestinal e reduz o colesterol.
Como funciona? A fibra solúvel hidratada ocupa muito volume e pressiona as paredes intestinais, o que estimula os movimentos peristálticos do intestino, provocando um aumento de frequência e tamanho das fezes. Na verdade é ideal se seu objetivo é emagrecer, uma vez que esta planta da sensação de saciedade.
A chicória e suas propriedades amargas
Pode ser que há muito tempo atrás seu sabor amargo era comum, mas foi completamente perdido em um processo de seleção: o homem começou a rejeitar seu sabor amargo por estar relacionado com o sabor dos venenos.
Felizmente, junto às alcachofras, a chicória pertence a esse seleto grupo de alimentos com princípios amargos que a humanidade pode até considerar um alimento saudável dada suas propriedades amplamente reconhecidas: Aumenta o apetite e favorece a digestão ao estimular os sucos gástricos e estomacais, prevenindo anomalias como gases e prisão de ventre.
Os amargos também favorecem para ter um metabolismo excelente, contribuem para digerir melhor os alimentos, especialmente as vitaminas lipossolúveis (vitamina A, E, D e K), o que o converte em uma boa alternativa para combater a obesidade.
Benefícios da chicória
Previne problemas digestivos
Muitas pessoas adicionam a chicória em sua dieta devido a sua contribuição para a melhora de diversas funções do sistema digestivo. O segredo detrás desta contribuição é a inulina, um poderoso probiótico.
Os probioticos são um tipo de bactérias cujo benefício real não implica nenhum tipo de doença. Apesar de sua comum associação, a inulina é utilizada para combater múltiplos problemas digestivos e intestinais incluindo no ácido refluxo, a indigestão e a acidez estomacal, já que reduz ativamente a acidez dos sistemas do corpo.
Previne doenças cardíacas
A inulina contida na chicória não só é benéfica para o sistema digestivo, como também foi comprovado que diminui os níveis do colesterol LDL, uma das principais causas de aterosclerose e a hipertensão. Isso não é tudo, também contribui para a redução do risco de ataques cardíacos e derrames.
Previne o câncer
Está certo que as pesquisas ainda continuam, mas é quase unanime a relação entre a chicória e a redução no crescimento tumoral. As primeiras informações indicam que isso acontece devido aos frutanos dentro da chicória, que tem propriedades antitumorais, além de seus valores antioxidantes.
Os polifenóis e fitoquímicos dentro da chicória também têm efeitos mais que positivos na prevenção de vários tipos de câncer, incluindo o câncer de mama e o câncer colorretal.
Revitaliza o sistema imunológico
Existe uma série de qualidade útil dentro da chicória que a converte em um potente reforço para o sistema imunológico. Seus claros efeitos antibacterianos, fitoquímicos e antioxidantes varrem os radicais livres da corrente sanguínea, o que reduz as possibilidades de contrair diversas doenças como o Parkinson, o Alzheimer, a aterosclerose e o diabetes.
Alivia a ansiedade e o estresse
As propriedades sedantes da chicória podem acabar com ansiedade e acalmar a mente, aliviando o estresse, a tensão e todos os perigosos efeitos que ocorrem no corpo.
Para ser mais específica, a raiz da chicória que proporciona o sono e o relaxamento de maneira saudável a diferença diferente dos remédios para dormir convencionais. Adicione chicória em sua dieta e poderá prevenir o desequilíbrio hormonal, a insônia, o déficit cognitivo e o envelhecimento prematuro.
Melhora a saúde dos rins
O extrato de raiz de chicória não se limita apenas em saciar nossa vontade de dormir, também é possuidor de habilidades diuréticas que aumentam nossa quantidade de urina. A frequência constante de micção pode ajudar a eliminar as toxinas que o corpo armazena no fígado e os rins.
Como consumir a chicória
As folhas são colhidas na primavera e começo do verão quando a planta ainda não floresceu. Apenas as folhas jovens são consumidas, já que seu sabor é mais suave. Com elas você pode preparar saladas, cremes, sopas ou a forma mais conhecida chicória refogada é uma das formas que as pessoas mais consomem esta planta.
Receitas com chicória
Suco de chicória
Ingredientes
– 1 folha de chicória
– Suco de meio limão
– 1 fatia de maça com casca
– Raspas de gengibre
– 200 ml de água filtrada
Modo de preparo
Bata bem todos os ingredientes no liquidificador. O ideal é tomar este suco sem coa-lo.
Salada de chicória refogada
Ingredientes
– 2 xícaras de chá de chicória picada
– 1 xícara de repolho roxo picado
– 1/2 cebola picada
– 1 dente de alho amassado
– Azeite de oliva extravigem
– 1 pitada de sal
Modo de preparo
Primeiro comece untando a frigideira usando o azeite de oliva extravirgem. Feito isso coloque o dente de alho amassado e a cebola picada e deixe dourar. Em seguida acrescente a chicória e o repolho e deixe refogar, por ultimo adicione a pitada de sal, e está pronto para servir.
sopa fria de chicória
Ingredientes
– 1 copo de água filtrada
– 1 copo de leite ou iogurte
– 1 maço de chicória
– 1 punhado de cebolinha
– Sal e temperos a gosto
Modo de preparo
Primeiro lave bem a chicória e a cebolinha. Em um liquidificador coloque todos os ingredientes e triture todos. Lembre-se que se for substituir o leite por iogurte a quantidade deve ser a mesma.
Dica: Tome esta sopa com pão.
Omelete com chicória
Ingredientes
– 2 ovos
– 1/2 xícara de chá de chicória picada
– 1 colher de sopa de cebola picada
– 1 colher de sopa de tomate picado
– 1 colher de queijo ralado (fresco)
– 1 pitada de sal
– Azeite de oliva extravirgem ou óleo de coco
Modo de preparo
Em uma tigela coloque os ovos. Feito isso acrescente os demais ingredientes e misture bem. Unte uma frigideira com o azeite de oliva ou o óleo de coco, coloque a mistura e deixe espalhar bem na frigideira. Espere a omelete dourar, vire e deixe dourar o outro lado. Você pode comer assim de forma simples ou rechear da maneira que mais gostar.