Conheça os alimentos com alto e os com baixo índice glicêmico
Responsáveis pela energia do organismo, os carboidratos são divididos em duas categorias: carboidratos de alto índice glicêmico e carboidratos de baixo índice glicêmico. O primeiro grupo é digerido e libera energia rapidamente, já o segundo leva mais tempo para ser digerido e absorvido. Fazer uma dieta levando em consideração o tempo de digestão e absorção de um carboidrato pode otimizar os resultados e ajudar a emagrecer rápido.
Os carboidratos são fontes de amido, polissacarídeo utilizado para reservas de energia. Ou seja, a energia das células é obtida através de todos os alimentos que contem amido. Porém, sua estrutura química pode mudar de um alimento para o outro, o que influi no tempo de digestão de cada um deles.
O que são carboidratos de alto índice glicêmico
Também conhecidos como carboidratos simples, o alimentos de alto índice glicêmico são digeridos, caiem na corrente sanguínea em forma de glicose e são distribuídos e absorvidos pelas células rapidamente. Consequentemente a taxa de glicose ou glicemia sobe repentinamente, resultando em um pico glicêmico.
Como as células recebem a glicose toda de uma vez, tudo o que não é utilizado para a geração de energia é armazenado em forma de gordura. Carboidratos de alto índice glicêmico são os responsáveis por gorduras localizadas na região da barriga, flancos e culotes.
Alimentos feitos de farinha refinada como pão branco, macarrão e bolachas são considerados de alto índice glicêmico. Além deles, arroz branco, abóbora, batata, manga, melancia, açúcar e mel são digeridos e transformados em gordura rapidamente.
O que são carboidratos de baixo índice glicêmico
Considerando que o índice glicêmico é o potencial que cada alimento tem em levar glicemia para as células, alimentos com estruturas químicas mais complexas demoram mais para serem digeridos e são absorvidos lentamente, logo, fornecem energia lenta e continuamente. Ou seja, a elevação do nível de açúcar no sangue acontece de forma lenta e estável.
Além de fornecerem glicose aos poucos para as células, o que evita armazenamento em forma de gordura, os carboidratos complexos ainda contribuem para a sensação de saciedade, já que seu tempo de digestão é prolongado, tirando a vontade de comer compulsivamente.
Entre os carboidratos complexos estão todos os alimentos ricos em fibras. Arroz, macarrão e pães integrais, frutas, hortaliças, legumes e brotos.
Dieta de baixo índice glicêmico
Embora possa ser uma combinação usada em dietas, ingerir carboidratos de baixo índice glicêmico deve ser um hábito alimentar, já que diminui os riscos de desenvolver diabetes e infartos, reduz acúmulo de gordura localizada e equilibram o sistema gastrointestinal.
O segredo não é restringir todos os carboidratos simples, mas sim combinar grupos alimentares que podem aumentar os benefícios dos carboidratos complexos ou ainda diminuir o índice glicêmico de outros grupos. Gorduras boas como as do azeite, das castanhas e nozes, fibras e proteínas vermelham influem diretamente na melhora do índice glicêmico dos alimentos.
15 Alimentos de alto índice glicêmico
– Arroz branco
– Macarrão
– Pão branco
– Bolachas
– Bolos
– Pão de queijo
– Sorvete
– Pipoca
– Receitas com farinha branca
– Mel
– Batata
– Abobora
– Manga
– Beterraba
– Banana
15 Alimentos de baixo índice glicêmico
– Farinha integral
– Trigo
– Aveia
– Espinafre
– Brócolis
– Ameixa
– Cereja
– Feijão
– Lentilha
– Soja
– Tomate
– Alface
– Amendoim
– Iogurte desnatado
– Batata doce