Beneficios do pilates
O método pilates consiste num conjunto de exercícios físicos criado especialmente para fortalecer e tonificar os músculos sem aumentar seu volume. Esta disciplina permite estilizar o corpo através da realização de uma sequência fluída de movimentos com repetições escassas.
Todos os exercícios são feitos de forma que o abdômen seja o centro muscular do corpo, dando como resultado a força e tonificação da coluna no nível lombar, que é à base do resto da coluna vertebral.
Tais exercícios são completos, trabalham com intensidade vários músculos simultaneamente, incluindo os músculos mais profundos, que são os que sustentam os ossos. O método pilates faz com que a mente, o corpo e o espírito trabalhem juntos.
Mediante a respiração e a concentração se obtém um relaxamento global, permitindo eliminar o estresse e as tensões musculares.
Aumenta-se a flexibilidade, agilidade, equilíbrio e coordenação dos movimentos.
Fortalece e tonifica o corpo sem aumentar o volume muscular e com ele consegue-se estilizar a coluna.
Proporciona vitalidade e força, permitindo minimizar o esforço para realizar as tarefas do dia a dia que são mais pesadas ou qualquer outro tipo de esporte.
Melhora o alinhamento da postura e corrige os hábitos de postura incorretos.
Mediante a integração corpo-mente, se consegue aumentar a autoestima e o conhecimento do próprio corpo.
Previne e reabilita lesões no sistema ósseo.
Como fazer pilates em casa
Pilates é um dos exercícios mais populares dos últimos tempos porque não tem limite de idade e possui diferentes tipos de movimentos, mas também porque tem muitos benefícios para modelar a cintura e melhorar a postura. Se você não tem tempo (ou dinheiro) para ir à academia, você pode fazer pilates em casa. Você aprenderá como.
Antes de começar o Pilates, faça cinco minutos de pré-aquecimento. Isto é aconselhável em qualquer esporte, no caso de estar em casa é fundamental, porque você vai mudar os afazeres domésticos por exercício. Em pé e com os pés juntos, vire sua cintura para o lado, enquanto você contrai o abdômen. Além disso, você estará trabalhando o poder central de energia da técnica Joseph Pilates.
Você vai precisar de um tapete ou colchonete para deitar-se no chão. Alguns exercícios requerem outros materiais, tais como a bola Fitball, ou a área média conhecida como Bosu. Mas você não tem que gastar dinheiro (e eles são grandes o suficiente para ser guardado em um pequeno apartamento) nesses materiais, são opcionais ou para uma prática mais avançada de Pilates.
Considere a respiração, que deve ser em feita pausadamente e faça os exercícios lentamente. Faça corretamente para que não sofra com dores musculares ou até mesmo lesões. Você pode comprar um DVD ou assistir a um vídeo com um monitor que te indicarão quais são os movimentos a seguir. E quando surgir dúvida, consulte um instrutor antes de fazer um exercício por seus próprios meios.
Pilates emagrece
O ideal para perder peso é o exercício aeróbico de baixa intensidade e de longa duração, ou seja, uma atividade esportiva que nos canse pouco e que possamos aguentar muito, mais ou menos uma hora. O Pilates não é uma academia aeróbica, mas requer muita atividade muscular, isto faz com que o organismo use as gorduras para manter a atividade muscular, ainda que não seja um exercício aeróbico cardiovascular como é a natação ou o aeróbico. Portanto, pilates emagrece cada vez que se exercita a musculatura.
Exercício de Pilates
Estes exercícios são para iniciantes. Se você está entrando no mundo do Pilates ou se você quer começar, deve prestar atenção a esta rotina simples:
Sente-se no tapete ou no colchonete com as pernas para cima e os pés sobre as mãos (o tanto que você pode). Mantenha por 15 segundos, volte à posição inicial e repita 10 vezes.
Estenda as pernas e eleve a 90 °. Continue o movimento para trás dos membros inferiores, suba a coluna e toque o chão com os pés. Retorne à posição inicial, sempre prestando muita atenção à posição das costas, para evitar danificá-la.
Deite-se de costas no chão. Dobre uma perna para que o joelho toque o peito. A outra perna tem de estar esticada, mas sem apoiá-la no chão. Levante a cabeça. Mantenha a postura por 10 segundos e repita 10 vezes, em seguida, mude para a outra perna (ou você pode alternar).
Coloque-se de joelhos, apoie a sola do pé esquerdo no chão e deixe o braço esquerdo e a perna direita no ar. Mantenha por alguns segundos e volte a apoiar o pé direito. Mude para o outro lado. A série é concluída ao se fazer com ambas as pernas. Repita por mais quatro vezes.
Bruços para baixo da esteira, levante as pernas, o peito e a cabeça ao mesmo tempo. Realize 15 repetições para fortalecer os músculos da coluna, pernas e glúteos.
Você pratica pilates? Qual é o exercício de pilates que você mais gosta?