Benefícios do maracujá
Todos nós conhecemos a ampla variedade que nos oferecem as frutas tropicais, é que não só o sabor exótico e a aparência totalmente diferente ao resto são o que as tornam tão necessárias na alimentação atual, mas seus muitos benefícios também são muito apreciados. Uma fruta que se destaca é conhecida como a “fruta da paixão”, ou melhor, dizendo, maracujá, um compêndio de boas energias para o nosso corpo que não vamos deixar perder.
Tem se falado muito sobre esta fruta, mas a certeza é que a maioria de nós realmente não sabe as qualidades de uma fruta nativa do Brasil e da África do Sul e do qual existem vários tipos. No entanto, é necessário ter em mente que acima de tudo é uma fruta com uma aparência áspera do lado de fora e um sabor algo entre doce e ácido, o que é, talvez, o que a torna tão singular e apreciada.
Maracujá benefícios
O maracujá é conhecido por seu alto teor de água, uma vez que grande parte da sua composição corresponde a este elemento. Ele também tem grandes doses de carboidratos, o que o torna ideal para recarregar as baterias. Paralelamente, e como qualquer boa fruta, contém altas doses de vitaminas entre as quais se destacará seus altos teores em vitamina A e vitamina C, ambos muito importantes para o bom funcionamento do corpo, como os minerais que nos brinda e entre os quais se destacam o potássio, fósforo e magnésio.
Seu alto teor de fibras também é notável e faz com que esta fruta seja um alimento recomendado para dietas de emagrecimento e em ocasiões nas quais queremos alcançar um bom funcionamento do nosso organismo, eliminando os resíduos que sobram e que a fibra elimina em grande parte. Devido as grandes quantidades de energia que nos dá, o maracujá é muito recomendado para pessoas que praticam esportes ou mantêm uma atividade física ao longo do dia.
Um destaque é a sua grande contribuição de antioxidantes, é uma fruta que pode ser igualar aos cítricos, ainda que seja menos ácida para o organismo, por isso é uma boa alternativa para aqueles que não toleram os alimentos cítricos. Suas altas concentrações de potássio nos ajudarão a melhorar os níveis do organismo, especialmente em dietas baixas neste mineral e pessoas que o eliminam através da urina ou de alimentos diuréticos. Portanto, é altamente recomendável a ingestão de maracujá, pois, além de adoçarmos o paladar, nos ajudará a manter uma boa saúde.
Propriedades do maracujá
Habitualmente, o maracujá tinha sido detido por países da América Central em todas as suas utilizações. Mas, pouco a pouco, essa fruta foi atravessando fronteiras e tomando conta do mundo. Hoje, ele é usado na cozinha em receitas doces e salgadas de todo o mundo e é consumido em diversas variedades para tirar proveito de suas propriedades excelentes.
O maracujá é uma espécie de granada, o melhor está dentro de seu interior. Com um núcleo aromático notavelmente viscoso (na verdade, ele é usado em essências aromáticas) e de sabor agridoce, nessa espécie de gelatina se encontra a verdadeira essência do maracujá.
Ao falar sobre suas propriedades e sua composição, o maracujá é uma fruta que contém água, fibras, alto valor calórico de vários tipos de vitaminas e minerais tais como potássio e fósforo. Por sua vez, o maracujá é calmante, digestivo, vasodilatador, usado para perder peso e contém polifenois antioxidantes, entre outras grandes propriedades.
Mas, o bom é que ele também é uma fruta absolutamente versátil para preparações culinárias. Na verdade, você pode integrar simultaneamente uma mousse requintada como um molho de peixe.
Benefícios da farinha de maracujá
Aqui estão os benefícios da farinha de maracujá, também é recomendada para tratar algumas doenças como:
– Ação analgésica
– Ansiolítica
– Sedativo e tranquilizante
– Ansiedade
– Asma espasmódica.
– Contratura muscular.
– Dismenorreia
– Menopausa
– Espasmo gastrointestinal.
– Estresse, fadiga.
– Excitabilidade
– Pressão arterial elevada, palpitações, taquicardia.
– Histeria, insônia, mialgia, cefaleia, tosse nervosa, tonturas.
– Úlcera péptica.
Reduz os sintomas de abstinência em vício do álcool, heroína e outras substâncias afetivas.
É especialmente recomendada para acalmar os nervos e relaxar o corpo.
É extremamente recomendada para vencer a insônia e conseguir um melhor descanso à noite, quando a ansiedade não nos deixa dormir.
É adequado para aqueles que estão seguindo um tratamento contra a depressão.
Alivia a dor, especialmente quando associada a problemas no sistema nervoso. Favorece sintomas físicos que resultam de problemas emocionais, tais como dores de cabeça e enxaquecas.
Manifestações físicas que têm uma origem nervosa comprovada (urinar com muita frequência e involuntariamente urinar durante a noite, enurese noturna, problema de fala que impede uma locução fluida, gagueira, etc).
Principais ações da farinha de maracujá
– Ela ajuda em problemas relacionados à obesidade.
– Ajuda na redução da glicemia,
– Ajuda a reduzir as altas taxas de colesterol.
– Auxilia no controle do nível de açúcar no sangue e de fibras insolúveis,
– Atua no intestino,
– Contribui para a formação de matéria fecal,
– Favorece a eliminação de toxinas e pressão no estômago.
Maracujá para perder peso
Será que o maracujá ajuda mesmo perder peso? Graças a uma fibra insolúvel presente em grandes porções na casca do maracujá sim, esta fibra é favorável a uma redução na absorção de carboidratos pelo corpo, e isso ocorre devido ao efeito da formação de um gel ao nível do estomago, que controla o nível de açúcar no sangue.
A fibra insolúvel atua no intestino, contribuindo para informação fecal e ajuda a eliminar as toxinas, principalmente a prisão de ventre.
Receitas com Maracujá
Hoje vamos ensinar a fazer uma sobremesa de maracujá deliciosa e que todo mundo ama, a diferença é que para quem está de dieta pode comer sem culpa porque é super saudável. É uma receita de mousse de maracujá maravilhosa!
Mousse de Maracujá
Ingredientes
– 1 lata de leite condensado diet
– Suco de 4 maracujás sem sementes
– 1 lata de creme de leite light
– 1 envelope de gelatina sem sabor
Modo de preparo
No liquidificador bata o leite condensado, o creme de leite, o suco de maracujá e 3 colheres de sopa da gelatina em pó dissolvida. Bata até que forme um creme.
Coloque em taças de sobremesa e leve a geladeira.
Para enfeitar o mousse, rale um pouco de chocolate meio amargo ou coloque geleia de maracujá por cima do mousse. Ficará delicioso.
Bolo de maracujá
Ingredientes da massa
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1 maracujá
– 2 xícaras de farinha de trigo integral
– 1 xícara de açúcar mascavo
– 1/2 xícara de óleo de coco ou óleo de girassol
– 3 ovos
Ingredientes da calda
– 1 maracujá
– 1 xícara de açúcar mascavo
– 1/2 xícara de água
Modo de preparo da massa
Bata os ovos, o óleo de sua preferência e o açúcar mascavo no liquidificador até que forme um creme, acrescente a farinha aos poucos, o maracujá e por último o fermento, após adicionar o fermento mexa a massa com a ajudar de uma colher.
Em uma forma retangular ou de furo no meio untada, coloque a mistura e leve ao forno pré aquecido em 200 graus durante 45 minutos.
Modo de preparo da calda
Em fogo alto, misture o açúcar mascavo e a água até começar a ferver. Depois desligue o fogo e adicione o maracujá. Feito isso é só jogar a calda pronta em cima do bolo.
Se você usar o maracujá em fruta, antes de misturar com a água e o açúcar, você deve bater a polpa no liquidificador.
Torta de maracujá
Ingredientes da massa
– 1 colher de sopa de água
– 1 colher de sopa de margarina light
– 1 colher de chá de fermento
– 1 xícara de chá de farinha de trigo
Ingredientes do creme
– 1 xícara de chá de água
– 3 colheres de sopa de gelatina incolor
– 2 colheres de sopa de adoçante
– 1 1/2 xícara de chá de leite desnatado light
– 3 xícaras de chá de leite em pó
– 1 xícara de chá de requeijão light
– 3 xícaras de chá de ricota
– 150ml de suco de maracujá
Ingredientes da cobertura
– 1 1/2 colher de sopa de gelatina incolor
– 60ml de suco de maracujá com sementes
Modo de preparo da massa
Misture todos os ingredientes com os dedos, espalhe a massa no fundo e nas laterais de uma forma untada. Faça alguns furos no fundo com um garfo e leve para assar ao forno pré aquecido por 20 minutos ou até dourar.
Modo de preparo do creme
Dissolva a gelatina em uma xícara de água morna e bata no liquidificador com o restante dos ingredientes. Depois de batido, coloque sobre a massa e leve para gelar.
Modo de preparo da cobertura
Dissolva a gelatina no suco de maracujá e coloque por cima do creme já endurecido. Utilize a assadeira número 1.
Suco de maracujá
Ingredientes
– 2 copos de água
– Adoçante a gosto (opcional)
– 1 maracujá
Modo de preparo
Lave o maracujá. Abra-o e retire a polpa. Bata no liquidificador a polpa juntamente com a água, coe o suco, adoce se preferir e sirva.