Benefícios do cravo
Os benefícios do cravo para a saúde podem se atribuir a suas propriedades antimicrobianas, antissépticas, antivirais, afrodisíacos e estimulantes. O cravo é usado para o tratamento de uma variedade de transtornos da saúde, incluindo dor de dente, indigestão, tosse, asma, dor de cabeça, estresse e a impureza sanguínea. O uso mais comum do cravo é no cuidado dental. Várias pastas de dentes, enxaguantes bucais e medicamentos de cuidado oral contém cravo como um importante ingrediente.
O cravo é usado de desde as antigas civilizações da Índia e China e se estendeu a outras partes do mundo, incluindo Europa, durante o os séculos sete e oito. mesmo agora o cravo é usado em vários pratos indianos e chineses.
O cravo é rico em minerais como cálcio, ácido clorídrico, ferro, fósforo, sódio, potássio e vitamina A e vitamina C.
Propriedades do cravo
Se você sabe que o cravo é um remédio poderoso para combater os fungos que causam infecções vaginais, especialmente as chamadas cândidas. A oleoresina contida nesta espécie é a substância ativa que serve como agente medicinal.
Vejamos agora mais algumas das propriedades do cravo da índia:
– Antisséptico, bacteriana, fungicida.
– Antiparasitário e virucida (óleo essencial)
– Antiinflamatório, analgésico muito efetivo, anti-histamínico e antiespasmódico.
– Colagogo (óleo essencial, especialmente o eugenol e metileugenol)
– Anestésico local (óleo essencial)
– Antiemético
– Antidiarreico
– Uterotônico
– Esta indicado para combater os vômitos, discinesia biliar, parasitose por nematoides.
– Infecções por: enterocolite, disenteria amebiana. salpingite, cistite, uretrite.
– Alivia a inflamação do ouvido.
– higieniza e limpa feridas, lesões e ulceras cutânea.
– É usado como matéria prima para elaborar incensos na cultura chinesa e japonesa.
Benefícios do cravo
Os benefícios do cravo incluem os seguintes:
Infecções: Devido a suas propriedades antissépticas, o cravo é útil para feridas, cortes, sarna, pé de atleta, infecção fúngica, contusões e outros tipos de lesões. Também pode ser usado para tratar as picadas e mordidas de insetos. O cravo é muito forte na natureza e sempre deve ser usado diluído, além disso não deve ser usado em pessoas com pele muito sensível.
Cuidado dental: como foi mencionado anteriormente, o uso mais comum do cravo é no cuidado dental. A propriedade germicida do cravo o faz muito eficaz para aliviar a dor de dente, gengivas doloridas e ulcera bucal. O cravo contém o eugenol composto que foi usado na odontologia durante muitos anos. Fazer gargarejos com óleo de cravo diluído ajuda a aliviar a irritação e a dor de garganta. O cheiro característico do óleo de cravo também ajuda a eliminar o mau hálito. O cravo também é eficaz contra as cáries e tradicionalmente na Índia, o óleo de cravo é aplicado em uma bolinha de algodão e colocado na extremidade do dente que tem a cárie todos os dias antes de ir para a cama. A cárie se dissipa em poucos dias. Como consequência, o cravo é adicionado em inúmeros produtos dentais e medicamentos, incluindo enxaguantes bucais e pasta de dente.
Os dentistas também misturam o óleo de cravo com óxido de zinco para preparar um enchimento branco como uma alternativa temporária para o tratamento de canal. Mas tenha cuidado, o óleo de cravo é muito forte e pode causar queimadura dentro da boca se utilizar incorretamente.
Cuidado da pele: o cravo é frequentemente recomendado para o cuidado da pele, especialmente para os pacientes com acne. Os efeitos ficam melhores quando você utiliza o óleo de cravo em forma líquida espalhando com um algodão limpo e seco. Você encontrará o cravo em muitos produtos para diminuir os efeitos do envelhecimento, como as rugas, a flacidez da pele e o rejuvenescimento facial para os olhos devido a suas propriedades rejuvenescedora e estimulantes que podem aumentar o fluxo sanguíneo para a pele saudável e torna-la jovem novamente.
Sistema imunológico: o cravo e o óleo de cravo são uteis para estimular o sistema imunológico. Suas propriedades antivirais e a capacidade de purificar o sangue aumentam a resistência a várias doenças, porque os antioxidantes no óleo essencial do cravo eliminam os radicais livres perigosos do corpo que causam muitas doenças como doenças cardíacas e certos tipos de câncer.
Estrese: o cravo é um afrodisíaco natural portanto serve como um excelente relaxante. Tem um efeito estimulante na mente e elimina a fadiga e o esgotamento mental. Quando se ingere apropriadamente, refresca a mente e estimula a função cerebral. O cravo também induz o sono e é útil para os pacientes que sofrem de insônia. Também é útil para tratar transtornos desordem neurais tais como a perda de memória, depressão e ansiedade.
Dor de cabeça: o óleo de cravo quando misturado com o sal e aplicado na testa, dá um efeito refrescante e ajuda a aliviar a dor de cabeça. O cravo contém muitos flavonoides, que são agentes antiinflamatórios. Quando se aplica no pescoço a qualidade anti-inflamatória alivia a inflamação ou tensão que muitas vezes provocam as dores de cabeça. Pela mesma razão o cravo é utilizado como um relaxante em outras partes do corpo, como as articulações e os músculos estressados, para dar algum alívio ao inchaço ou inflamação dolorosa.
Problemas respiratórios: o cravo tem um efeito relaxante e antiinflamatório é usado com frequentemente para limpar as vias nasais. Este expectorante é um tratamento útil para diversos transtornos respiratórios, incluindo, tosse, resfriado, bronquite, asma, sinusite e tuberculose. É tradicionalmente recomendado mastigar o cravo para acalmar a dor de garganta.
Terçol: o cravo e o óleo de cravo são remédios caseiros muito eficazes para o tratamento de terçol. O terçol é uma inflamação na pestana e pode ser uma condição muito irritante e dolorosa. O terçol não só é doloroso, mas também provoca dificuldades no funcionamento dos olhos. O óleo de cravo também pode ser preventivo de outras infecções dos olhos devido a suas qualidades antibacterianas.
Dor de ouvido: uma mistura de óleo de cravo e o óleo de gergelim quente é um bom remédio para a dor de ouvido. A flor do cravo é a fonte desse benéfico aditivo deste óleo essencial tão poderoso.
Indigestão: o cravo é tradicionalmente eficaz para o tratamento de problemas de estômago como soluço, indigestão, tonturas e flatulência. Por tanto o cravo é uma das mais importantes especiarias adicionadas a muitos pratos da Índia. Isto acontece devido aos potentes efeitos do eugenol, um dos usos principais do óleo essencial do cravo.
Náuseas: o cravo é muito útil na redução de náuseas e o vomito e se utiliza muito para náuseas relacionadas com a gravidez e desconfortos. Usando ocasionalmente na aromaterapia ou aplicando-o um pouquinho de óleo de cravo no travesseiro à noite, inalar em longo prazo pode ocasionar efeitos positivos.
A circulação do sangue: o cravo aumenta o metabolismo do seu corpo aumentando a circulação sanguínea e reduzindo a temperatura do corpo. Um aumento na circulação do sangue normalmente significa uma redução na tensão dos vasos sanguíneos, um problema comumente associado com a cefaleia tensional. Além disso, o aumento de circulação realça a oxigenação do sangue e sistema de órgãos, que aumenta o metabolismo e aumenta a eficiência do órgão.
Finalmente, enquanto a diabetes, aumento do fluxo sanguíneo pode ajudar a prevenir alguns do mais perigosos efeitos secundários desta terrível doença que pode levar a complicações graves, amputações e inclusive a morte. O eugenol é o ingrediente ativo em óleo essencial do cravo que promove esta estimulação da circulação sanguínea.
Purificação do sangue: o cravo também ajuda a purificar o sangue; estudos demonstraram que os extratos de aroma na realidade podem reduzir a toxicidade no sangue e estimular a atividade antioxidante em todo o corpo, desta maneira tanto estimula o sistema imunológico como as plaquetas de purificação.
Ejaculação precoce: as pesquisas indicam que o cravo pode ser útil para tratar a ejaculação precoce. No entanto, mais pesquisas devem ser feitas para confirmar estes resultados.
Cólera: acredita-se que o cravo é útil para o tratamento de cólera.
Diabetes: junto com a purificação do sangue, o cravo ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, sendo útil para os pacientes que sofrem de diabetes. Pesquisas demonstraram que os mecanismos de reação de glicose e a insulina pós-prandial são mais controlados quando o óleo de cravo atua sobre os sistemas do corpo. Isto acontece principalmente pela a concentração de fenol no óleo de cravo, que é um dos mais altos em termos de especiarias.
Repelente de insetos: o cravo é usado comumente como um componente em repelentes de insetos e as velas de repelentes de insetos porque o vapor é muito potente para os sentidos olfativos de muitos insetos.
Cosméticos: muitos cosméticos usam o cravo em loções e cremes é comumente conhecido como um bom óleo de massagem que proporciona a revelação de dor ou estresse.
Aromatizante: junto com a tentativa de se beneficiar com as propriedades digestivas do cravo, o óleo essencial também se agrega aos alimentos devido a seu rico sabor. Usado em muitos pratos indianos, picles, molhos, tortas e muitos outros alimentos culturais.
Sabão: devido a sua forte aroma, o efeito relaxante e as propriedades antissépticas, o cravo é frequentemente usado na preparação de sabão, muitas vezes pode ser encontrado como um ingrediente ativo.
Perfume: o cravo pode ser usado na fabricação de perfumes devido seu aroma único e forte.
Muitas pessoas creem que o cravo é útil para a prevenção e tratamento de câncer. Entretanto, a Sociedade Americana do Câncer menciona claramente que há evidências cientificas sobre as propriedades curativas do cravo. Também muitas pessoas afirmam que o cravo é útil no tratamento de hepatite viral, mas de novo, mais pesquisas devem ser realizadas.
Aromaterapia: o cravo se mistura muito bem com muitos óleos essenciais de rosa, óleo essencial de canela, óleo essencial de toranja, óleo essencial de limão, óleo essencial de noz moscada, óleo essencial de menta, óleo essencial de laranja, óleo essencial de lavanda, óleo essencial de gerânio. Isto faz com que o cravo um elemento popular na aromaterapia e outras combinações de ervas.
Contraindicações do cravo
Usado em uma porção adequada, o eugenol obtido do cravo pode ser um componente muito útil. Entretanto, quando você utiliza em quantidade superiores às permitidas, se transforma em um potente veneno.
O uso interno inadequado deste óleo pode produzir danos graves aos órgãos inclusive a morte. Em doses elevadas afeta o sistema nervoso.
Não é indicado para menores de 6 anos, para mulheres gravidas ou em fase de amamentação e para qualquer doença de gastrite, úlcera péptica, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa, doença hepática, alergias respiratórias, Parkinson, a epilepsia e outras doenças neurológicas.