Benefícios do abacate
Hidratante, com uma grande quantidade de vitamina E e com uma coloração verde que pode tornar atrativo qualquer prato. E por estas 3 razões o abacate deveria ocupar um lugar privilegiado em nossa cesta da compra. Porém, temos muito mais!
Às vezes, por sua suposta gordura, o abacate teve detratores em inúmeros fóruns. No entanto, hoje seu caráter saudável e sua contribuição em vitamina E e capacidade de hidratação é reconhecido. Com a ajuda de nutricionistas, reunimos os benefícios que o abacate traz para sua saúde:
1 – É bom para o colesterol: Comer abacate ajuda a regular os triglicérides e o Omega 3 reduz o teor de colesterol “ruim” em nosso corpo.
2 – Desperta os seus sentidos:: Por seu elevado teor de Ômega3, o abacate traz benefícios não só ao movimento, mas para o olho e o cérebro.
3 – Têm vitaminas para dar e vender: vitamina A, C, D, E, B-6, B-12 e K. Protege o nosso sistema imunológico, melhora o nosso sistema cognitivo e nervoso.
4 – Anticâncer: Graças às suas vitaminas, o abacate é um dos alimentos perfeitos para proteger as células cancerosas.
5 – Melhora a memória: o abacate pode ser um aliado e melhor amigo de estudantes, idosos e pessoas com Alzheimer por seus ácidos graxos monoinsaturados.
6 – Para as futuras mamães e durante a amamentação: Comer abacate durante a gravidez é presentear seu bebê com um super coração, um crescimento reforçado de vitamina E durante a gravidez. Durante a amamentação, comer bem é fundamental para a qualidade do leite, assim, a ingestão de saladas de abacate dá qualidade ao leite do bebê, porque é rica em fibras, ácidos graxos, vitaminas…
7 – Melhora a pele: o abacate é usado em máscaras, cremes para o corpo e hidratantes. Durante séculos, tem sido um produto natural para curar cicatrizes, marcas e outros sintomas de esforço ou desidratação.
8 – Para um rosto perfeito Você quer uma pele brilhante e luminosa? As máscaras de abacate caseiras com mel, limão, incluindo pepino e azeite de oliva… Hidratação profunda como se estivéssemos usando o creme mais caro no mercado!
9 – Afrodisíaco: Não podemos esquecer o seu valor sensual e seu poder em momentos de paixão… O abacate é um poderoso afrodisíaco natural! O seu teor de potássio, fibras e a riqueza de suas sementes fazem que o ritmo sanguíneo seja o adequado e a função erétil siga o ritmo natural.
10 – Ideal para perda de peso: Esqueça o mito de que o abacate engorda. Contêm ácidos graxos saudáveis e comer abacate de forma controlada acelera o nosso metabolismo, controlamos os níveis de gordura no sangue e também nos sentimos satisfeitos. Claro, a verdade é que não devemos comer muito abacate porque se isso acontecer, o efeito pode ser contrário.
A verdade sobre o abacate
O abacate é uma deliciosa fruta tropical, até agora evitada por muitos porque tem a fama de ser “uma fruta que engorda”.
É verdade que tem mais calorias do que a maioria das frutas, mas não tem motivos para engordar. É apenas uma questão de consumi-la com moderação, para ter assim, proveito dos muitos benefícios nutricionais que nos dá.
Propriedades do abacate
– Ele é rico em ácido oléico (um tipo de ácido graxo monoinsaturado). Este tipo de ácido graxo ajuda a controlar adequadamente os nossos níveis de colesterol.
– É uma fruta rica em fibras, o que ajuda a satisfazer o nosso apetite e prevenir a constipação.
– Ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue (açúcar).
– Ele é rico em ácido fólico (essencial durante a gravidez).
– Ele é rico em vitamina C (antioxidante grande)
– Ele também é rico em vitamina D (essencial para a saúde dos ossos).
– Muito rico em vitamina E (outro potente antioxidante, além de ser essencial para o organismo, principalmente a nível neurológico e hematológico).
– Devido a sua carne ter um alto valor nutricional, é muito recomendado seu consumo em dietas vegetarianas.
Portanto, podemos concluir que o abacate é uma fruta de grande valor nutritivo, altamente recomendado em qualquer idade, mas especialmente durante a gravidez e amamentação.
Benefícios do abacate
De grande interesse para nossa saúde cardiovascular e para prevenir a osteoporose e aterosclerose.
A maneira de consumir é variada, pois combina com ambas as receitas salgadas, como doces ou picantes.
Pode levar como parte de diferentes saladas. Por sua textura cremosa ele admite que seja espalhado sobre fatias de pão ou biscoitos.
Também não devemos esquecer provavelmente o prato mais popular feita com abacate seja o Guacamole. Tomado em sua justa medida, é uma fruta saudável e realmente deliciosa.
Abacate engorda?
Comer abacate com moderação não engorda. Consumido com moderação, ajuda a reduzir o colesterol, controlar o diabetes e prevenir a retenção de líquidos.
Adeus ao pão, às massas, às bananas e azeitonas na salada. Feito com azeite e nozes. Para não mencionar o abacate, pois acompanha fama de engordar muito. O que não faz sentido é evitar alimentos com perfil nutricional interessante e depois comer alegremente um saco de batatas fritas, um refrigerante ou um pão sem olhar para os valores calóricos.
O abacate é um dos alimentos que até recentemente foi proibido em dietas de perda de peso por causa de seu alto valor calórico e teor de gordura. Na hora de prescrever um regime ou um plano alimentar para perder peso, sempre olhamos na lista de alimentos “indesejáveis” ou na categoria “consumir com moderação” por causa do seu conteúdo energético.
Apesar de ser uma fruta altamente calórica, o abacate pode ser parte de qualquer dieta saudável, desde que você consuma em quantidades adequadas. Você não precisa prescindir do abacate para perder peso ou classificar os alimentos nos que engordam ou emagrecem, pois será o conjunto da dieta, combinado com atividade física e circunstâncias pessoais, o que determina se ganhamos, perdemos ou mantemos o peso. Portanto…
Não, Abacate não engorda!
De onde surge o falso mito de que o abacate engorda? As pessoas ouvem a palavra “gordura” e rapidamente o associa, ou traduz o termo em “engordar”, porque a maioria não sabe que existem diferentes tipos de gordura e como elas afetam cada um deles no corpo. Além disso, em qualquer caso, o que engorda é você, não o abacate…
O abacate é uma fruta (não um vegetal) atípica, uma vez que na composição, em vez de carboidratos, a gordura é o micronutriente principal. No entanto, na maioria, se trata de ácidos gordurosos insaturados, isto é, gorduras que não são prejudiciais à saúde.
Estes ácidos gordurosos saudáveis, que aumentam os níveis de HDL (colesterol “bom”) no sangue, vão acompanhados por um grande número de micro-nutrientes (minerais e vitaminas) e fibra dietética. O teor em fibra de abacate produz sensação de saciedade por mais tempo e pode ajudar a reduzir o apetite entre as refeições.
Mais benefícios para o organismo
Não parecem razões suficientes para incluir o abacate na dieta sem medo? O abacate ajuda a manter os níveis de triglicérides, colesterol e diabetes controlados, evitando os altos e baixos níveis de glicose. Além disso, previne a retenção de líquidos, tornando-o um bom aliado para as pessoas com hipertensão e que muitas vezes tendem a se sentir inchadas.
Até hoje, não há nenhuma evidência científica significativa sobre a relação entre o abacate com a obesidade. Recentes estudos observacionais mostram resultados positivos, concluindo que as pessoas que comem mais abacates têm um menor risco de síndrome metabólica e um peso mais baixo. Sim, apesar de todas as calorias que possui o abacate.
Abacate calorias
Quando comparado com outros alimentos ricos em gordura, como maionese, manteiga, requeijão ou bacon, verificou que o abacate contêm muitos nutrientes valiosos e que seu consumo de energia é bastante moderado. Por exemplo, uma colherada de requeijão (25 gramas) contém cerca de 100 calorias, enquanto 50 gramas de abacate somam 80 calorias.
Também é uma boa idéia substituir os molhos, a nata, o requeijão e outros produtos gordurosos que usamos diariamente, a fim de consumir menos gordura saturada e não acrescentar calorias extras à dieta.
Há muitas maneiras deliciosas de usar e consumir abacate. Você ainda não experimento? Você vai se surpreender como ele derrete na boca quando está no seu ponto de maturação e o agradável é que cai muito bem ao paladar.
Veja nossas receitas e obtenha um corpo saudável com a ajuda do abacate!
Receitas com abacate
Batida de abacate
Ingredientes
– Açúcar 0 a gosto
– 1 colher de aveia em flocos finos
– 1 copo de leite desnatado
– 1/4 de um abacate
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.
Salada de abacate
Ingredientes Para a Salada
– Coentros
– Tomates cereja a gosto
– 1 cebola roxa fatiada
– 1 abacate quase maduro cortado em cubos
Ingredientes para o molho
– Sal a gosto
– 1 colher de chá de Wasabi ou Tabasco
– 1 limão siciliano
– 1/2 xícara de azeite de oliva
– 1/2 xícara de café em pó
Modo de preparo do molho
Misture todos os ingredientes muito bem e reserve.
Modo de preparo da salada
Misture o abacate, a cebola e os tomatinhos. Coloque o molho por cima, salpique o coentro e sirva.
Vitamina de abacate
Ingredientes
– 1/2 abacate grande ou 1 abacate pequeno
– 1 1/2 copa de leite ou 250ml de requeijão
– Gotas de limão
– 1 colher de chá de açúcar bem cheia
Modo de preparo
Lave o abacate, parta ao meio e use a metade que ficou sem o caroço. Leve a metade com o caroço para a geladeira, envolvida em um plástico filme. Tire a polpa da fruta e coloque no liquidificador (retire as partes escuras se tiver). Acrescente o leite, o açúcar e o limão.
Bata por cerca de 15 segundos e está pronto para servir.