Beneficios das ervilhas
Não somos acostumados a pensar na ervilha como um alimento exótico em termos de composição nutricional, mas devemos. Devido ao seu sabor doce e textura crocante, sabemos que as ervilhas verdes são um excelente alimento com vários benefícios.
Elas também contêm uma variedade única de fito nutrientes protetores da saúde. Um deles é um Polifenol chamado “Coumestrol”. Os fito nutrientes das ervilhas nos proporcionam uma grande quantidade de antioxidantes essenciais para combater diferentes tipos de inflamações.
Propriedades das ervilhas
1 Antioxidantes
As ervilhas estão cheias de antioxidantes e nutrientes antiinflamatórios e estes nutrientes nos proporcionam uma ampla gama de compostos benéficos para a nossa saúde. Por exemplo, na categoria de flavonóides, as ervilhas nos dão a catequina e a epicatequina.
Na categoria dos carotenóides, nos fornecem o beta-caroteno e o alfa-caroteno. Os seus ácidos fenólicos incluem o Ácido Ferúlico e Cafeico. Seus Polifenóis incluem Coumestrol, Pisumsaponins I e II; e os Pisomosides A e B são fito nutrientes antiinflamatórios encontrados quase exclusivamente nas ervilhas.
As vitaminas antioxidantes proporcionadas pelas ervilhas são a vitamina C e a vitamina E, e uma boa quantidade de zinco, um mineral antioxidante também se encontra em grande proporção nas ervilhas.
Outro nutriente antiinflamatório para ser adicionado a esta lista é o ômega-3. Uma pesquisa mostrou que as ervilhas verdes são uma grande fonte de ômega-3 na forma de ácido alfa-linolênico (ALA).
2 Regula o açúcar no sangue
A regulação do açúcar no sangue tem sido uma área de particular relevância em relação com as ervilhas e muitos outros vegetais. Poucos alimentos nos proporcionam algumas quantidades substanciais de proteína ou fibra (cerca de 8 a 10 gramas por xícara de cada um desse macro nutriente).
Estas quantidades de proteína e fibra regulam diretamente o ritmo ao qual se digerem os alimentos. Para ajudar a regular a taxa de digestão, as proteínas e as fibras também ajudam a regular a decomposição dos amidos em açúcares. Com uma melhor regulamentação dos carboidratos, nossos níveis de açúcar no sangue podem permanecer estáveis.
Beneficios da ervilha
* Possui um alto teor de água por ser um legume fresco.
* Proporciona-nos muita energia em forma de calorias, que nos ajudam a manter a vitalidade.
* Contém pouca gordura de qualidade e benéfica para a saúde.
* Tem um teor moderado em proteínas.
* Tem um teor muito alto em carboidratos, sobretudo, amidos.
* Possui alto teor em fibra.
* Ajuda a eliminar as toxinas do nosso corpo, por conter potássio.
* Ajuda a manter as corretas funções cerebrais, por seu conteúdo em fósforo.
* Por seu conteúdo em vitaminas do grupo B, concretamente a vitamina B3 e a vitamina B9, nos ajuda a obter energia das gorduras, proteínas e carboidratos ingeridos, a crescer corretamente e a manter nossas defesas em bom estado.
* Protege-nos dos resfriados e ajuda a cicatrizar feridas, por conter vitamina C.
Valor nutricional
A cada 100g, a ervilha possui 81 calorias, 6,1 gramas de proteínas, 0,4 gramas de gordura e 14 gramas de carboidratos.
Receitas saudáveis com Ervilha
Sopa de Ervilha
Esta sopa light deliciosa contém poucas calorias e além de servir para perder peso, possui um sabor sensacional. Com 180 calorias para cada porção e serve 4 pessoas.
Ingredientes
* 1 litro de água
* 280 gramas de ervilha
* Noz moscada
* Pimenta branca
* 1 cubo de caldo de carne sem gordura
* 1 colher sopa de margarina light
Modo de preparo
Colocar água na panela de pressão, adicionar o caldo de carne dissolvido na água. Após cozinhar por 12 minutos, bater no liquidificador. Em outra panela, refogar a cebola na margarina. Coloque a mistura do liquidificador na panela de deixe cozinhar em fogo baixo até que a textura fique grossa.
Caldo de ervilha
Ingredientes
* 1 kg de ervilhas congeladas
* 1 ramo de tomilho fresco
* 1 cebola grande ralada
* 2 folhas de louro
* 4 dentes de alho amassados
* 2 caldos de frango sem gordura
* 1 litro de água
* 4 colheres de sopa de azeite
* Sal e pimenta a gosto
Ingredientes para o creme
* 2 colheres de sopa de requeijão light
Modo de preparo
Colocar em uma panela o azeite, o alho, a cebola e deixar dourar. Acrescentar o tomilho, a pimenta, o sal e as ervilhas e deixar fritar um pouco. Depois, colocar os demais ingredientes e deixar cozinhar até que a água seque um pouco. Retirar a folha de louro depois que estiver cozido. Colocar no liquidificador e bater até formar um creme. Servir com coentro e o requeijão cremoso por cima.
Torta de ervilha
Essa rende até 12 porções
Ingredientes
* 3 copos de leite desnatado
* 2 batatas grandes, descascadas
* 1 cebola média ralada
* 3 colheres de sopa de creme vegetal/ margarina light
* 2 xícaras de chá de ervilha
* 3 ovos batidos
* 3 colheres de sopa de farinha de trigo
* 1/2 xícara de queijo ralado
* sal a gosto.
Modo de preparo
Em uma panela adicione os 2 copos de leite e as batatas. Deixe cozinhar em fogo baixo por 20 min ou até ficarem macias. Passe as batatas para o espremedor e reserve juntamente com o leite. Pegue uma panela média, doure a cebola na margarina. Em seguida acrescente a batata e o leite, a ervilha e o sal. Misture e deixe cozinhar por 5 min e retire do fogo. Junte os ovos, a farinha de trigo, o queijo e o restante do leite. Coloque a massa em uma forma refratária untada e asse em forno médio, preaquecido, por 40 min ou você pode utilizar o truque do palito (colocar o palito na torta) se ele sair limpo e se ela estiver dourada, sua torta estará pronta para servir.