Benefícios da Salsa
Graças às suas propriedades diuréticas, a salsa pode nos ajudar a eliminar a retenção de líquidos e limpar os rins. Podemos incluí-la em nossas refeições ou tomá-la como chá ou suco.
A salsa é uma planta aromática cujas propriedades nos fornecem inúmeros benefícios. Entre uma delas está a que se encarrega, principalmente, de nos ajudar a limpar órgãos vitais, graças às suas propriedades se transforma numa grande ajuda para tratar e controlar a hipertensão, além de ser um potente antioxidante.
Hoje vamos nos focar principalmente nas propriedades que possui os usos e benefícios da salsa que pode oferecer à nossa saúde e a forma na qual podemos consumir para dar um espaço em nossa refeição.
Como posso usar a salsa?
Além de ser uma erva aromática que é muito utilizada em diversas receitas e de ter grande aceitação entre os chefes mais renomados do mundo, ela também tem seus usos medicinais.
Entre esses usos medicinais, podemos encontra-la como tratamento natural para limpar os rins, já que esta planta tem grandes propriedades diuréticas, os quais estimulam a função renal, facilitando a eliminação de líquidos no organismo. Também é muito usada para tratar e controlar pressão arterial e a osteoporose.
A salsa possui minerais como o cálcio, ferro, fósforo e enxofre. Devido seu alto teor em ferro, recomenda-se que as pessoas que sofrem com a anemia e/ou anorexia e também aquelas que estejam debilitadas ou com cansaço físico a consuma. A salsa pode ser consumida crua ou em saladas ou em forma de suco ou chá.
Como foi dito antes, é rica em cálcio e isso ajuda a combater a osteoporose, é recomendada também para crianças e atletas, para ajudar a fortalecer os ossos, já que estes se encontram submetidos a um esforço maior.
A salsa também ajuda na digestão, se recomenda tomar uma xícara de chá de salsa antes de consumir qualquer alimento, desta maneira teremos uma boa digestão, evitando espasmos intestinais, digestão lenta e prisão de ventre. Ela ajuda a desinflamar e também pode atuar como anestésico: colocando cataplasmas de salsa esmagada nos ajuda a anestesiar a área dolorida ou machucada.
Propriedades da Salsa
Uma grande propriedade da salsa é que ela é um grande antioxidante, é ideal e muito eficaz para limpar e rejuvenescer nossa pele, para fortalecer as unhas e o cabelo, controlando e evitando a queda dele.
Outra propriedade muito valiosa da salsa é sua ação antineurálgica, já que contém uma substância chamada “Apiol”, esta é uma substância que é muito utilizada para curar febres intermitentes e neurálgicas.
É muito rica em vitamina C, portanto, é útil nos tratamentos ou dietas que possam prevenir o câncer, problemas cardíacos, as cataratas e as infecções. Fortalece o sistema imunológico ao aumentar as defesas.
Como podemos consumi-la?
Como já foi mencionado, pode-se comer crua em saladas, agregando diferentes verduras ou batida com qualquer fruta, no café da manhã ou entre as principais refeições.
Também podemos preparar o chá e tomar uma xícara antes de cada refeição para se ter uma boa digestão.
Esta erva aromática não deve faltar em nossa geladeira, e se tivermos a sorte de ter um jardim ou um lugar para poder plantar algumas sementes de salsa será algo fabuloso, pois não existe nada melhor que poder pegá-la diretamente da planta, e consumi-la fresca, assim poderemos obter muitos benefícios.
Diferentes formas de incluir a salsa na sua dieta
Um erva aromática pode trazer benefícios para a sua saúde? Bom, a resposta é SIM! As propriedades da salsa são conhecidas por ajudar no emagrecimento.
Graças aos componentes desta erva você pode desfrutar dos seus benefícios para emagrecer.
Composição da salsa
A salsa é uma erva que é usada principalmente como tempero aromático na hora de preparar diversas receitas. Sua composição química é a responsável pelos benefícios para emagrecer, seus componentes são:
– Lisina (aminoácido essencial)
– Vitamina C
– Vitamina E
– Pro-caroteno, um precursor da vitamina A
– Óleos essenciais, como aipo e miristicina entre outros
– Flavonoides, essencial para considerar a salsa como um excelente antioxidante
– Fósforo
– Cálcio
– Ferro, entre outros
Quais são as propriedades da salsa para perder peso?
Devido a sua composição química, a salsa possui várias propriedades que ajudam a melhorar a digestão, eliminar a retenção de líquidos e tratar a dislipidemia.
– É diurética, graças ao apiol que contém.
– É depurativa
– Ajuda a baixar o colesterol
– Ajuda a reduzir os triglicérides
– Ajuda a eliminar gases, desinflamando o abdômen
– É digestiva
Nutrientes da salsa
Entre as ervas aromáticas mais populares, a salsa é conhecida como um grande aliado da saúde, brindando-nos com seu grande sabor e cor à comida ao mesmo tempo em que constitui um grande concentrado de vitaminas e minerais, porque, mesmo sendo usado em pequenas quantidades, preenchem de micronutrientes os pratos.
Apenas em 20 gramas de salsa fresca picada (2 colheres), podemos encontrar 32mg de vitamina C, 30mg de cálcio e outros nutrientes benéficos em pequena quantidade como são o fósforo, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B.
Sem dúvida, a salsa é um concentrado de vitaminas e minerais que podemos aproveitar por adicionar uma quantidade menor às saladas, carnes, vegetais, batatas assadas, purês, sopas, massas ou arroz.
É um alimento muito versátil e que pode nos ajudar a cobrir as necessidades de micronutrientes no organismo. Com apenas 11 calorias em 2 colheres, sua densidade nutritiva é alta e se utilizarmos ainda fresca, não só nos ajudará a obter melhores nutrientes e antioxidantes, mas também, mais cor, sabor e aroma na nossa alimentação.
Formas de consumir salsa
Você poderá desfrutar de todas as propriedades medicinais e nutrientes da salsa para emagrecer consumindo-a de diferentes formas.
Receitas com salsa
Suco de salsa
Você pode tomar o suco puro ou misturá-lo com outros vegetais como o aipo, a cenoura, erva doce, ou qualquer outro vegetal que você goste. Você pode, se assim desejar, consumir 2 copos por dia de suco de salsa. Abaixo se encontra
4 opções de suco:
Opção 1:
No liquidificador, coloque 1/2 melão em cubos com ½ copo de pinhão em cubos, 1 maço de salsas, cerca de 20 gramas e o suco de 1 toranja. Adicione água se for preciso. Adoce com Stevia.
Dica: Beber em jejum.
Opção 2:
Bata no liquidificador 1 pepino, 250 gramas de repolho e 1 maço de salsas. Se desejar, acrescente uma colher de sementes de chia.
Dica: Beber no café da manhã.
Opção 3:
No liquidificador, coloque 2 kiwis, 3 talos de aipo, 1 ramalhete de salsa, 1 copo de suco de laranja e alguns cubos de gelo. Processe e adoce com Stevia.
Dica: Beba a qualquer hora do dia, para saciar o apetite.
Opção 4:
Liquidifique 1 copo de morangos com 1 laranja, 1 raminho de salsa e 1 colher de pólen.
Dica: Beber sempre em jejum.
Chá de salsa
Você pode tomar de 2 a 3 xícaras de chá de salsa por dia. Se você quer aprender a preparar o chá de salsa, leia esta receita:
Ingredientes
– 30 gramas de folhas de salsa
– 1 litro de água
– Adoçante dietético ou Stevia
Modo de Preparo
Coloque as folhas de salsa na água fervente, como o fogo apagado. Deixe repousar de 5 a 10 minutos, num recipiente tampado. Coe ante de beber.
Dica: Beba frio ou quente antes do café da manhã, almoço e jantar, durante 2 semanas.
Precauções
Antes de consumi o chá de salsa, informe-se sobre suas contraindicações e também sobre seus potenciais efeitos secundários, para evitar complicações.