Benefícios da dieta BRAT
A dieta BRAT é simplesmente uma sigla para um tipo de abordagem nutricional que ajuda a curar a náusea, indigestão, diarreia e problemas digestivos em geral. As letras BRAT simbolizam as palavras, arroz (arroz em Inglês), maçã (compota de maçã) e torradas (Torrada em Inglês). Outra versão da dieta conhecida como BRATT inclui chá. Embora esta dieta não seja para perder peso ou melhorar a saúde, ela tem alguns benefícios. Confira os benefícios da dieta BRAT quando você sofre de uma dor de estômago, ou apenas quando você tem problemas de digestão.
É baixa em fibra
Muitas vezes dizemos que a fibra é bom para você, e embora certamente nem sempre é ideal para pessoas com estômagos irritáveis. A fibra pode causar gases, flatulência, diarreia ou constipação. A ideia da dieta BRAT é que a fibra solúvel nos alimentos recomendados mantenha os intestinos se movendo mais lentamente, mas de forma constante, e causam menos dor, inchaço e gás.
É baixa em gorduras
A dieta BRAT também é baixa em gordura, e embora você não vá querer comer desta forma por um longo tempo, pode ajudar temporariamente aliviar o estresse gastrointestinal. A gordura provoca o esvaziamento gástrico intestinal, o que pode ser esmagador para aqueles com um estômago sensível. A ideia por trás da dieta BRAT só é remover temporariamente a gordura para permitir que o intestino tenha tempo para se curar.
É bom para o sistema digestivo
A dieta BRAT não foi projetada para ser permanente, não deve ser usada para perda de peso, e certamente não como uma pedra angular de uma dieta saudável. No entanto, é bom dar um descanso para o sistema digestivo. É bom fazer a dieta BRAT cerca de 3 dias, dando tempo suficiente para o trato digestivo descansar antes de voltar a uma dieta saudável e equilibrada.