Atividade física adaptada para a osteoporose
A osteoporose é uma doença comum em mulheres com menopausa. Isso resulta em uma redução na massa óssea, conduzindo uma fragilidade excessiva nos ossos e um risco de fratura elevado. A atividade física adaptada ocupa um lugar de destaque no tratamento desta doença.
A importância dos exercícios
A atividade física é essencial para a saúde dos ossos. Com efeito, nas mulheres com menopausa podem retardar a perda de massa óssea. Além disso, a atividade física reduz o risco de quedas, melhorando a força muscular, flexibilidade, equilíbrio e coordenação.
Contrariamente a certas ideias recebidas, a atividade física não é incompatível com a osteoporose. No entanto, para obter os benefícios esperados e limitar as consequências associados a esta condição, deve ser adaptada às capacidades e aptidão da pessoa que quer praticar. Para uma prática mais segura, consulte com o médico, tentando avaliar a importância da perda óssea e o risco de fraturas.
Exercícios para praticar
A escolha do exercício deve priorizar o desenvolvimento de massa óssea a partir de áreas de alto risco, como o quadril ou do colo do fêmur.
À medida que os pés e as pernas suportam o peso do corpo, se trata, por exemplo, de subir escadas, caminhar ou dançar. Outra forma de exercício é tentar criar uma resistência que reforça a massa óssea do corpo necessária. Tais atividades podem incluir exercícios de alongamento com faixas elásticas ou aparelhos de musculação.
As atividades que melhoram o equilíbrio e a coordenação, recorridas de equilíbrio ou tai-chi permitem lidar com as situações que levam às quedas e podem resultar em fratura. Atividades que melhoram a postura e exercícios para o tronco e membros superiores, natação ou hidroginástica podem limitar a redução da cintura e se inclinar para trás.
A frequência e duração da atividade variam dependendo da intensidade do esforço fornecido durante o exercício. Se a atividade física é pouco ou moderadamente intensa, como caminhar, pode exercitar-se diariamente em sessões de 30 minutos a 1 hora. Para uma atividade mais intensa, como natação ou hidroginástica, se recomenda praticar sessões de 30 minutos, de 2 a 3 vezes por semana, permitindo uma melhor recuperação muscular e articular.
No entanto, temos de estar vigilantes contra certos tipos de exercícios como atividades em grupo e esportes de combate, envolvendo voltas e saltos, acrescentando pressão adicional para a coluna vertebral. Da mesma forma, os exercícios de inverno, equitação, aumentam o risco de quedas e deve ser evitado.
Sem qualquer dúvida, a atividade física ajuda a aliviar a osteoporose e se sentir melhor em muitos outros sentidos. Portanto, consulte o seu médico e decida ter uma vida mais saudável.