A dieta mediterrânea – Cientificamente aprovada
O mundo da culinária tem suas modas e tendências, os seus utensílios, suas receitas e suas dietas glamourosas.
Uma das tops do momento, que está ganhando cada vez mais validação científica, é a chamada dieta mediterrânea. Uma dieta caracterizada pela sua riqueza em frutas e vegetais, a abundância de peixes, o baixo consumo de carnes e produtos lácteos, e um aumento no consumo de ácidos graxos monoinsaturados sobre os ácidos graxos poli-insaturados.
Pesquisadores canadenses da Universidade de Western (Ontario) estudaram o impacto da dieta do tipo mediterrâneo e o exercício em um grupo de 38 voluntários com fatores pré-clínicos para o risco de doença cardiovascular.
Maravilhosamente, descobriu-se que algumas das medidas estruturais e funcionais desse risco poderiam melhorar depois de apenas dois meses em uma dieta mediterrânea, juntamente com um programa de exercício físico.
Os 38 pacientes, 22 mulheres e 16 homens, perderam peso e melhoraram sua capacidade para fazer exercício físico, durante o transcurso do programa. E as medições técnicas mostraram melhorias significativas na saúde do coração e as artérias.
Como podem ver nem sempre as dietas da moda são sem fundamentos e extremas, existem sim aquelas que são completas e saudáveis como a dieta mediterrânea.