4 Mitos sobre o consumo da carne vermelha
Não se trata de estar a favor ou contra as pessoas que praticam o vegetarianismo ou outras correntes em que não se come carne, até porque uma alimentação a base de vegetais tem também seus benefícios, mas de conhecer 4 mitos sobre o consumo de carne vermelha.
1 Carne versus vegetais com fibra
Os nutrientes que contém a carne se decompõem e são absorvidos através das paredes gastrointestinais; algo que não acontece com a fibra, que se supõe como benéfica e devemos comer derivada de alimentos como legumes, verduras e grãos. Estes fermentam no estômago, porque o corpo não tem as enzimas necessárias para quebrá-los.
2 A carne promove o colesterol no organismo
Sempre tem se assegurado que é assim porque a gordura que esta contém e é verdade, mas o que não é certo é que seja prejudicial para a nossa saúde. Estudos têm mostrado que o consumo de gorduras saturadas e o colesterol não estão associados com a doença cardíaca.
Para apoiar esta ideia, dizem que o fígado produz gorduras que são necessárias para a saúde e quando o colesterol é elevado, o fígado diminui a sua produção.
3 Comer carne estimula o diabetes e doenças cardíacas
Este tipo de condições têm aparecido no século XX e o diabetes do tipo 2 tem aumentado ao longo dos últimos 20 anos. Por que, então, se liga o consumo de carne para essas condições? A carne está presente no cardápio familiar por milhares de anos.
Pesquisas realizadas a respeito dizem que o perigo é consumir carnes processadas; não aquelas que não são.
4 A carne vermelha causa câncer
Mais uma vez, a responsável desta causa é a carne processada, especialmente, pois aumenta o risco de desenvolver câncer de cólon.
Parece que enquanto a carne vermelha não processada pode ter alguma influência, como os estudos desenvolvidos, o risco nas mulheres não existe e nos homens é insignificante.
No entanto, a forma de cozinhar a carne em si pode ter efeitos nocivos para a saúde, por isso não é aconselhável queimar ou aquecer em excesso, devido aos compostos que podem ser liberados.
O que você acha sobre esses mitos incomuns do consumo de carne? Você é vegetariana ou vegana?