4 Fatos que todos devem saber sobre o alongamento
O alongamento é muito interessante porque ele tem muito benefícios. Mas falando francamente, existem alguns fatos sobre o alongamento que a maioria de nós se quer conhece. Na verdade, o alongamento é muito importante para o seu corpo, especialmente se você realiza exercícios intensos. No entanto, aqueles que não realizam nenhuma atividade física também pode tirar proveito do alongamento, para desfrutar de certos benefícios. Por exemplo, se sua rotina é sedentária é bom você se levantar para esticar os músculos a cada hora.
Fatos interessantes sobre o alongamento
1 Flexibilidade
Muitas pessoas acreditam que o alongamento pode mesmo impedir a dor muscular, mas algumas fontes dizem que isso não é verdade. No entanto, o alongamento dos músculos pode melhorar a circulação sanguínea e torná-lo mais flexível, permitindo desenvolver suas atividades diárias (e também seu treino) com mais facilidade.
Esta é a razão pela qual o seu professor de educação física na escola te fazia alongar bem seus músculos antes de praticar algum tipo de esporte, ou antes, de fazer ginástica no pátio da escola. Os músculos tensos devem se soltar primeiro antes de fazer qualquer tipo de atividade física.
2 Alongar após a atividade física
Este é um dos fatos importantes sobre o alongamento que a maioria de nós não sabe. Se você tiver alongado seus músculos antes de um treino, então, pare de fazer isso e lembre-se que é melhor fazer após o treinamento. As pesquisas sugerem que o alongamento depois de um treino pesado funciona melhor. Portanto, antes de começar a treinar, apenas concentre-se no aquecimento, em vez de alongar os músculos.
3 A frequência
A frequência do alongamento deve ser igual à frequência de exercício. Por exemplo, se você treinar três vezes por semana, você deve alongar os músculos três vezes por semana também. Isso ajuda a equilibrar os seus treinos e faz com que seu corpo seja mais flexível.
4 mantenha a postura quando alongar
Manter a posição por alguns segundos te ajudará. Assim, em vez de simplesmente alongar algumas partes do corpo, concentre-se em como se faz, mantenha o músculo alongado por alguns segundos e também se concentre em suas inspirações e expirações enquanto se alonga.