Riscos trazidos pela dieta Atkins (dieta da proteína)

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As dietas, como a moda, têm suas temporadas no Brasil. A que está em evidência agora é a Dieta do Dr. Atkins, também conhecida como Dieta das Proteínas.

Uma alimentação saudável deve combinar todos os nutrientes de maneira harmoniosa, fornecendo carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, minerais e vitaminas. A dieta equilibrada permite que 50% de suas calorias sejam provenientes dos carboidratos, encontrados nos pães, biscoitos, massas, frutas e cereais. A Dieta do Dr. Atkins, ao excluir os carboidratos, compromete o balanceamento dos nutrientes, porque privilegia o consumo de proteínas e gorduras. O excesso de proteínas sobrecarrega a função renal e eleva as taxas de ácido úrico. O elevado consumo de gorduras, especialmente a do tipo animal, altera os níveis de gordura no sangue de forma negativa, aumentando o mau colesterol. Pessoas com sobrepeso e obesidade têm mais chances de desenvolver dislipidemia (aumento do colesterol e/ou triglicerídios) e diabetes tipo 2, dentre outras complicações.

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O baixo consumo de carboidratos provenientes de frutas, cereais integrais e pães faz com que a dieta fique pobre em fibras. As fibras são importantes para o controle da glicemia e dos níveis de gordura no sangue, principalmente em diabéticos e pessoas portadoras de elevadas taxas de colesterol. Além disso, o baixo consumo de fibras tem forte impacto no funcionamento do intestino. Piora os quadros
de constipação e trombose hemorroidária, favorece a inflamação de divertículos e é fator de risco para o câncer
de cólon. O baixo consumo de carboidratos também compromete a massa muscular. Os carboidratos são quem fornecem energia para o trabalho muscular. A perda de peso através de uma dieta pobre em carboidratos, associada à prática de atividade física, pode levar à perda de musculatura e de água, e não de gordura.

Além do aspecto bioquímico e fisiológico, uma dieta que não permite o consumo de pães, arroz, massas e frutas compromete o paladar. Não deve ser fácil, nem agradável, passar muitos dias comendo carnes, queijos e ovos. E, do ponto de vista comportamental, a Dieta do Dr. Atkins não promove hábitos alimentares saudáveis. No contexto da Reeducação Alimentar, não existem alimentos bons e ruins, mas combinações e quantidades que precisam ser respeitadas.


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