Propriedades e benefícios da vitamina E

Author Google Plus - Dicas dieta

beneficios da vitamina

A vitamina E, é uma vitamina lipossolúvel que se dissolve na gordura e resulta essencial para o organismo que é um antioxidante que ajuda a proteger os ácidos gordurosos. Além disso, preserva o organismo da formação de moléculas tóxicas resultantes do metabolismo normal, como as que ingressam pelas vias respiratórias ou bucais.

Onde se encontra a vitamina E?

A vitamina E se encontra principalmente na gema do ovo, os óleos vegetais germinais (soja, amendoim, arroz, algodão e coco), os vegetais de folhas verdes, os cereais e pães integrais.

Devido à maioria das fontes alimentícias da vitamina E serem alimentos que não se consomem em grandes quantidades, um nível terapêutico de vitamina E pode se adquirir mediante o consumo de suplementos naturais, efetivos e seguros.

Vitamina E benefícios

beneficios da vitamina

A vitamina E é considerada eficaz para tratar:

– Deficiência de vitamina E
– Diminuir a possibilidade de morte por causa do câncer de bexiga
– Mal de Alzheimer
– Artrite reumática
– Síndrome pré menstrual
– Reduzir os sintomas da doença de Huntington
– Degeneração macular senil
– Infertilidade masculina
– Prevenção da doença de Parkinson
– Prevenção da demência na velhice
– Melhorar a visão das pessoas com uveíte
– Melhorar a queimadura solar
– Aliviar os olhos após uma cirurgia
– Melhorar o desempenho físico e a força de pessoas com idade avançada
– Infecções pulmonares em idosos
– Doenças do coração
– Hipertensão
– Câncer de próstata. Os resultados das investigações são contraditórios
– Feridas na boca de fumantes
– Melhorar as cicatrizes depois de uma cirurgia
– Câncer do cólon e de reto
– Síndrome de cansaço crônico
– Câncer de pele

É preciso mais evidências para aprovar a vitamina E para estes usos.

Precauções

A vitamina E é provavelmente segura para a maioria das pessoas saudáveis quando é tomada por via oral ou aplicada sobre a pele.

Se você sofre de alguma doença do coração ou diabetes não tome doses muito elevadas de 400ml por dia.
Existe informação contraditória sobre o uso da vitamina E na prevenção do câncer de próstata.

Altas doses de vitamina E podem produzir: náuseas, diarreia, dores no estômago, cansaço, fraqueza, dor de cabeça, visão baixa, hematomas e perda de sangue.

É provavelmente segura para as mulheres grávidas e no período de amamentação. Fale com seu médico de todos os cuidados.

A vitamina E poderia piorar os problemas de coagulação em pessoas cujos níveis de vitamina K são muito baixos.

A vitamina E poderia piorar os transtornos hemorrágicos.

Deixe de tomar vitamina E pelo menos 2 semanas antes de submeter-se a um procedimento cirúrgico.

A vitamina E poderia aumentar os efeitos secundários da cicloporina.

A vitamina E, essencial para nosso organismo, é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger os ácidos gordurosos de nosso corpo e a mantermos saudáveis frente a algumas doenças. Por suas propriedades é conhecida como a vitamina da vida e a juventude, pois ajuda a combater o envelhecimento das células, favorecendo a aparência da pele e o cabelo, mas os benefícios da vitamina E vão muito mais além, descubra-os e veja como melhorar sua saúde graças a eles.

Poderoso antioxidante

Este é talvez o benefício mais conhecido da vitamina E, proteger nossas células dos compostos tóxicos que ingressam a nosso organismo, combatendo os radicais livres que causam a degeneração dos tecidos, por ele se associa com a juventude e a beleza da pele. Deste modo, você poderá combater o envelhecimento prematuro e tratar de evitar essas temidas rugas que aparecem com o passar do tempo.

Vitamina E para a pele

Para a pele, além de incorporar este nutriente em sua dieta, você pode aplicá-lo diretamente sobre sua derme através de cápsulas de vitamina E. Uma das opções mais recomendadas é a elaboração de máscaras caseiras que pode ser adicionado este componente.

Ajuda a combater as infecções

Seu efeito sobre o sistema imunológico está comprovado, pois aumenta a produção de células de defesa e a resposta celular ante alguma infecção, sendo um grande aliado quando se trata de doenças virais.

Deste modo, será imprescindível que você escolha aqueles alimentos com uma notável quantidade de vitamina E como:
– Óleos vegetais: oliva, soja, milho…
– Vegetais de folhas verdes: brócolis, espinafre, acelga, etc.
– Frutos secos
– Ovo
– Frutas com polpas: kiwi, manga…
– Cereais

Favorece a cicatrização

A vitamina E ajuda em grande medida a uma cicatrização adequada, pois desperta a formação de fibras elásticas e de colágeno, sendo particularmente benéfica no caso de queimaduras. Assim, se você tiver tomado banhos de sol e se queimou demais, você pode reduzir os efeitos do sol através deste nutriente; no entanto, isto não diminui a importância da utilização de cremes e filtros solares.

Grande protetora

Esta aliada protege as membranas biológicas dos nervos, os músculos e do sistema cardiovascular, além de prolongar a vida dos glóbulos vermelhos e cumpre um papel essencial ajudando nosso organismo na absorção e uso da vitamina A. E nossas células usam a vitamina E para interagir entre elas, porque exerce uma função elementar.

Beneficia importantes órgãos

Alguns órgãos recebem diretamente as propriedades da vitamina E, por exemplo, o pulmão diminui os efeitos nocivos do fumo de cigarro, o fígado faz o mesmo com os efeitos do álcool, no coração ajuda a prevenir problemas coronários por pressão sanguínea e colesterol alto e em nosso cérebro, pois combate a degeneração celular.

Outras propriedades da vitamina E

beneficios da vitamina

Além de todo o interior, a vitamina E é conhecida por ser um bom diurético e de favorecer a quem sofre de problemas de circulação, diminuindo as câimbras e o peso, pois protege nosso corpo da oxidação. Do mesmo modo, pode ajudar as pessoas diabéticas na hora de regular seus níveis de açúcar.

Porém, às pessoas com problemas de sangramento – como os pacientes de hemofilia – que tomam medicamentos anticoagulantes, não deverá administrar doses de vitamina E.

Este artigo é meramente informativo, não temos nenhuma faculdade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Aconselhamos consultar um médico no caso de apresentação de qualquer tipo de mal estar.

Excesso de vitamina E

beneficios da vitamina

A ingestão de altas doses de vitamina E incrementa o risco de contrair câncer de pulmão, especialmente entre os fumantes, adverte um estudo publicado nos Estados Unidos. Pesquisas da Universidade de Washington, em Seattle, avaliaram num período de 4 anos cerca de 77 mil consumidores de complexos vitamínicos cujas idades oscilam entre 50 e 76 anos.

Determinaram que, enquanto o consumo de ácido fólico e vitamina C não consegue reduzir a probabilidade de contrair a doença, pelo contrário, a ingestão de 400 miligramas diárias de vitamina E num período prolongado aumenta em 28%.
O estudo, dirigido pelo doutor Christopher Slatore, será publicado na Revista América de Medicina Respiratória e Cuidados Críticos da Sociedade Torácica dos Estados Unidos.

A vitamina E se encontra entre os chamados “Antioxidantes” que protegem as células do impacto prejudicial de moléculas conhecidas como radicais livres.

Mas a investigação dá a entender que, em altas doses, o efeito seria totalmente o inverso, ou seja, que atuaria como um “pró-oxidante”, prejudicando as células.

“Nossos resultados deveriam alertar aos médicos a aconselhar seus pacientes que estes suplementos dificilmente podem reduzir o risco de câncer do pulmão e podem até ser prejudiciais”, disse Dr. Slatore.

Segundo o Dr. Tim Byers, da Universidade de Colorado, muitas pessoas recorrem a suplementos vitamínicos com a ideia de que eles são saudáveis ou seguros acreditando que uma pílula “vai imitar os benefícios de uma dieta saudável.”

Para este profissional, o que ajudaria a reduzir o risco de câncer seria uma dieta equilibrada com um grande componente de nutrientes e minerais, como frutas e vegetais frescos.

Enquanto isso, Dr. Henry Scowcroft da fundação britânica Câncer Research, está de acordo sobre a necessidade de uma dieta saudável, mas observou que os estudos sobre os suplementos vitamínicos são ainda contraditórios.
De qualquer forma, ele insistiu que a melhor maneira de evitar muitos tipos de câncer é parar de fumar. “Nenhuma dieta ou suplemento vitamínico pode neutralizar os efeitos tóxicos do cigarro”, disse ele.

A pesquisa do Dr. Slatore da Universidade de Washington, concorda em certo modo com um estudo realizado na Finlândia em 2002.

Este trabalho, que avaliou 29mil fumantes do sexo masculino que tomavam betacaroteno (que se converte em vitamina A no organismo), determinou que isto aumentasse em 18% o risco de desenvolvimento de câncer de pulmão.

Falta de vitamina E

beneficios da vitamina

A falta de vitamina E, uma das vitaminas antioxidantes, pode fazer com que as pessoas que fumam tenham um risco maior de desenvolver doenças crônico-degenerativas, como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, segundo a pesquisa no Instituto Linus Pauling, da Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos.

Resultados semelhantes foram obtidos pelos especialistas do Instituto de Nutrição e Higiene Alimentar na Havana, em Cuba, na qual se observou que a fumaça do cigarro contém substâncias oxidativas que afetam direta e indiretamente o corpo, de modo que o tabagismo está associado com baixas concentrações de vitaminas antioxidantes no plasma. Este é um fator para o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas.

Neste sentido, vários estudos têm demonstrado que fumar prejudica a circulação sanguínea e o fluxo de sangue do coração (21% menor em fumantes do que não-fumantes).

O fumo do cigarro é um oxidante, de modo que os seus radicais livres estão associados com o aumento do estresse oxidativo, mutações celulares, cuja consequência é um risco maior de desenvolvimento de doenças degenerativas crônicas.

A vitamina E inibe os depósitos de gordura nas paredes internas das artérias. Fumar provoca o endurecimento das artérias. Portanto, os fumantes podem reduzir seu risco de desenvolver doenças cardiovasculares tomando suplementos desta vitamina.

Para os fumantes é essencial a adição de vitamina E, uma vez que o monóxido de carbono do cigarro destrói a capacidade do sangue para transportar oxigênio.

Portanto, se você fuma, você precisa comer mais saudável do que um não-fumante para alcançar os mesmos níveis de nutrientes, esclarece os especialistas. Além de parar de fumar, há opções como beber chá verde, comer mais frutas e legumes, e tomar suplementos de vitamina C e E para evitar o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas.

Alimentos ricos em vitamina E

beneficios da vitamina

As vitaminas E são um grupo de 8 vitaminas lipossolúveis que ajudam a prevenir o estresse oxidativo do corpo e ajuda com outras vitaminas dentro do corpo.

Uma quantidade adequada de vitamina E pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas, câncer e deterioração da visão pela idade (degeneração macular). Por outro lado, o excesso de vitamina E por suplementos vitamínicos pode causar sangramento excessivo e hemorragia.

Alimentos com vitamina E, tal como apresentados na lista abaixo são considerados seguros e saudáveis. A quantidade de vitamina E recomendada é de 20mg. Abaixo está uma lista de alimentos ricos em vitamina.

Sementes de girassol

Um bom lanche durante uma caminhada ou um bom tempero numa salada ou sopa, as sementes de girassol contêm 36,6mg.
Páprica e pimenta vermelha em pó

É bom saber que adicionando pimenta num prato, seja doce (colorau) ou bastante picante (pimenta vermelha em pó) você conseguirá a mesma quantidade de vitamina E, cerca de 30mg.

Amêndoas

As amêndoas são melhores como aperitivos se estão inteiras e cruas, mas também podem ser encontradas na manteiga de amêndoa e leite de amêndoa. As amêndoas fornecem 26,2mg.

Amendoins

O amendoim também é um grande lanche torrado sem sal. Os amendoins em pedaços podem servir como um prato em qualquer refeição. Uma porção de 100g irá fornecer 6,9 mg.

Ervas aromáticas (manjericão e orégano)

O manjericão e o orégano são utilizados em molhos para massas e pizza, mas também são excelentes polvilhados em saladas e sanduíches. Uma porção de 100g fornece 7,38mg.

Damascos secos

Bem conhecido como um aperitivo, os damascos secos também podem ser divididos em pedaços e adicionados em saladas. Eles são uma boa fonte de fibras e outras vitaminas e também contêm 4,3mg.

Azeitonas verdes em conserva

As azeitonas têm infinitas utilizações na cozinha, são ótimas em molhos para massas, pizzas, saladas, ou sozinhas com pão, contendo 3,81mg.

Espinafre cozido

O espinafre cozido é muito bom em sopas, lasanhas ou sozinho. Ele contém 3,5mg.

Inhame cozido

A raiz do inhame não é comestível crua, mas é muito boa assada, cozida ou com pão. É frequentemente utilizada como um substituto para a batata, as raízes de inhame fornecem 2,9mg.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com