Propriedades do chá preto

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

propriedades do cha preto

O chá preto ajuda no funcionamento dos vasos sanguíneos, devido ao seu teor em flavonoides, ajudando a prevenir a oxidação do colesterol bom. O chá preto e o chá verde provêm da mesma árvore, mas a diferença é que o chá preto possui um aspecto e um sabor distinto, devido à sua fermentação.

Sua característica nutricional em destaque é que conta com um índice de teína algo mais elevado que o resto dos chás, embora seja muito rico em minerais, tais como o zinco, cálcio, crômio, magnésio, manganês, ferro, potássio, fósforo, flúor e alumínio.

No que se refere ao seu poder antioxidante, um copo de chá preto nos fornece umas 200 miligramas de flavonoides, o que, por exemplo, ajudam a melhorar a capacidade de dilatação e contração dos vasos sanguíneos, algo que reduz o risco e ataques cardíacos.

Facilita na oxidação do colesterol HDL (bom), dificultando a formação de placas de ateroma, responsáveis pela maioria dos acidentes cardiovasculares.

Além disso, como podemos ver acima, contém flúor, porque o chá preto colabora na prevenção das cáries dentais.

Benefícios do chá preto

propriedades do cha preto

– Alto teor em antioxidantes, embora em quantidades menores que o chá branco ou o chá verde.
– Graças ao seu teor em flavonoides é útil para melhorar a capacidade tanto da dilatação como da contração dos vasos sanguíneos.
– Reduz o risco de sofrer ataques cardíacos.
– Ajuda para que o colesterol HDL (bom) não se oxide.
– Previne a formação das cáries dentais.

Segundo os especialistas, o chá preto pode ajudar na prevenção de tonturas ao se colocar de pé, situação que afeta, sobretudo, os idosos. Também pode ser muito eficaz para reduzir o risco de cálculos renais. As mulheres que tomam esse chá conseguem reduzir o risco em até 8% de desenvolver infecção urinária.

As boas notícias continuam, pois a ingestão desta bebida reduz o risco de câncer de ovários, pelo menos assim aponta uma pesquisa que comparou as mulheres que tomavam chá preto com as que não tomam, inclusive, notou-se que especialmente nas mulheres, se reduzia o endurecimento das artérias que, por sua vez, produz arteriosclerose.

Valores nutricionais do chá preto

propriedades do cha preto

– Alto teor em antioxidantes, sobretudo, flavonoides. Por exemplo, um copo de chá preto contém 200mg deste rico e benéfico antioxidante.
– Rico em minerais, como o cálcio, crômio, magnésio, ferro, potássio ou fósforo, entre outros.

Chá preto serve pra quê?

propriedades do cha preto

Não é mentira quando dizemos que o chá aos poucos se converte na bebida oficial do planeta. A verdade é que cada vez mais pessoas compreendem os benefícios de consumir chá, e o chá preto com suas particularidades de oxidação e cafeína é realmente o escolhido entre as pessoas. Hoje vamos saber para que serve o chá preto, preste muita atenção.

Um dos muitos benefícios do chá preto para a saúde é o baixo teor em sódio, gorduras e calorias. Por esta razão, a resposta é: serve para emagrecer ou para controlar qualquer coisa que esteja elevado.

Ou seja, quando substituímos os refrigerantes, ricos em açúcar, com o chá preto a redução no peso pode ser inesperada porque se reduz as calorias e se substitui por uma bebida mais saudável. Isto sem contar com as quantidades de sódio que prejudicam a saúde e com as quais não se encontra no chá preto.

Algumas pesquisas concentram suas conclusões em dizer que as pessoas que consomem chá preto têm menos chances de sofrer com doenças cardíacas. Por exemplo, a Universidade de Boston descobriu que o chá preto em longo prazo evita doenças deste tipo. Sem dúvida, os estudos se avançam para determinar quais são as propriedades do chá preto.

Chá preto emagrece

propriedades do cha preto

Existem 5 propriedades do chá preto que são fundamentais: Antioxidante, adstringente, diurético, emotiva e estimulante.

Antioxidante: por possuir uma grande quantidade de polifenois, o chá preto tem uma grande capacidade para proteger o organismo contra os radicais livres. Estes, geralmente, são uma das principais causas que enfraquecem as defesas. Além disso, previne o envelhecimento e ajuda contra os problemas degenerativos do sistema cardiovascular.

Adstringente: por ter uma boa concentração de taninos, que são os que dão um sabor amargo, torna-o ideal para combater a diarreia ou a gastrite.

Diurético: o chá preto colabora significativamente com a eliminação de líquidos no organismo, por isso, o chá preto emagrece.

Emotivo e baixo em calorias: é muito baixo em calorias e dá uma grande sensação de saciedade, o que o torna ideal para substituir outras bebidas que contêm muitas calorias.

Estimulante: este chá possui substâncias que animam e despertam tanto. Isso faz com que seja ideal para o café da manhã ou depois das refeições.

Você ainda tem dúvidas sobre os benefícios do chá preto? Vale mencionar que não se pode consumi-lo em excesso, assim como qualquer outro tipo de alimento ou bebida.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com