Os melhores alimentos ricos em antioxidantes

Author Google Plus - Dicas dieta

alimentos ricos

Os antioxidantes são moléculas que se encarregam de evitar a oxidação de outras moléculas, especialmente quando estão expostas aos radicais livres. Graças a esta função, os antioxidantes têm a capacidade de retardar o desgaste e a deterioração da pele, órgãos, tecidos e outros.

O consumo de antioxidantes na dieta é a chave para gozar de uma boa saúde e beleza. Quando são consumidos frequentemente o corpo tem a capacidade de regenerar-se, prevenir o envelhecimento prematuro e sobre tudo para enfrentar os radicais livres que ao não serem tratados podem adoecer o corpo e causar problemas tão graves como o câncer.

Existem cerca de 8000 tipos de antioxidantes, porem nem todos atual da mesma maneira no corpo. Há alguns que combatem diretamente os radicais livres, outros que só atuam em partes específicas de uma célula e outros que unicamente respondem a determinadas condições. Se deixar isso de lado, o mais importante é proporcionar ao corpo uma quantidade significativa de antioxidante ao dia, de modo que possa o fortalecer para realizar suas funções. Se não conhece os melhores alimentos ricos em antioxidantes, veja nossa lista abaixo.

16 alimentos ricos em antioxidante

alimentos ricos

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas como framboesas, amoras e morangos são fontes ricas em antioxidante, as amoras, framboesas e morangos contêm um antioxidante chamado proantocianidinas que segundo estudos poderiam prevenir o câncer e as doenças do coração.

Brócolis

O brócolis é um dos vegetais mais nutritivos que podemos incluir na dieta. Contém mais vitamina C que a laranja e tem mais cálcio que um copo de leite. Adicional a isso, é rico em vitaminas e minerais que fornece ao corpo inúmeros benefícios. O brócolis contém fitonutrientes, que são umas substância que podem ajudar a prevenir e combater doenças. O sulforafano, um fitonutriente encontrado no brócolis está relacionado com a redução de diferentes tipos de canceres.

frutos secos

Os frutos secos contêm ácidos graxos essenciais e uma grande quantidade de antioxidante que contribuem para controlar o estresse oxidativo celular, além de proporcionar uma ação protetora contra afecções como o câncer, as doenças cardiovasculares e a disfunção cognitiva.

Chá verde

Caracterizado por ter altas concentrações de polifenóis, composto que em conjunto com outras substâncias químicas aumentam os níveis de oxidação da gordura e a termogêneses. O consumo regular de chá verde ajuda a perder peso, além de reduzir os níveis de colesterol alto, preveni o câncer e as doenças cardíacas.

Tomate

Os tomates são por excelência a fonte de oxidante conhecido como licopeno. O licopeno pode combater diferentes doenças de forma mais efetiva que a vitamina E e o betacaroteno. O licopeno necessita ser acompanhado de uma gordura saudável para poder ser absorvido de forma eficaz. Portanto é recomendável acompanhar o tomate com azeite de oliva para obter todos seus benefícios.

Alho

Pode ser que ele seja somente usado para temperar as comidas, o alho é um alimento altamente medicinal e rico em antioxidantes. Um dente de alho contém vitamina A, B e C, selênio, iodo, potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio. Além disso, o alho é considerado como um antibiótico natural capaz de eliminar algumas amostras de bactérias nocivas. O consumo de alho cru ajuda a prevenir o câncer, elimina os metais pesados do corpo e diminui a pressão sanguínea e o colesterol.

Chocolate amargo

Existem muitos mitos relacionados ao consumo de chocolate. O certo é que recentemente pesquisas demonstraram que o chocolate preto contém uma grande quantidade de antioxidantes que atuam positivamente no organismo melhorando a saúde cardiovascular e a pele, além dos estados emocionais.

Em todo o caso, o chocolate deve ser consumido de forma moderada, sem passar dos 30 gramas ao dia.

Cenoura

As cenouras contêm betacaroteno e outros importantes antioxidantes que ajudam ao corpo a produzir vitamina A. A vitamina A é boa para a saúde visual, além de ser a chave para a prevenção do câncer.

Uva

As uvas são uma fonte rica de polifenóis e flavonoides que ajudam a controlar o colesterol mau, reduzem a pressão arterial e protegem o coração.

Goji Berry

Estas frutas tem um alto teor de antioxidantes naturais que são altamente recomendados nas dietas.

Açaí

Esta fruta além de proporcionar muita energia e vitalidade aumenta as defesas do corpo é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes, uns 33% mais que a uva. Em questões de estética é um dos alimentos usados para rejuvenescer a pele

Feijões

Quando pensamos em antioxidante o primeiro que vem a cabeça são as frutas e legumes, no entanto, os feijões contêm mais antioxidantes que qualquer outro legume. Esta é uma propriedade que se encontra especialmente nos que tem a pigmentação vermelha ou preta. Além de antioxidantes contêm uma grande quantidade de proteína e fibra, vitaminas e minerais e são baixo em gorduras.

Alcachofra

Ao vapor, ao forno, refogada, a alcachofra é uma verdura que não somente pode formar parte de um delicioso prato. Segundo as pesquisas as alcachofras tem mais antioxidante que qualquer outro vegetal.

Batatas

As batatas são populares na cozinha já que são usadas para preparar vários pratos como: batatas ao forno, purê de batatas ou batatas fritas. Este tubérculo, além de ser muito versátil, tem uma grande quantidade de antioxidantes. Incluir batatas na dieta poderia ajudar a prevenir o câncer e doenças cardiovasculares, porem você deve ter cuidado com a quantidade que consome devido a seu alto teor de amido.

Maça

A casca da maça contém uma grande quantidade das substâncias flavonoides e vitamina C que atuam como antioxidantes e combatem os terríveis radicais livres. Dada sua composição em substâncias antioxidantes, está recomendada em dietas de prevenção de risco cardiovascular, doenças degenerativas e câncer.

Laticínios e ovo

Enriquecer sua dieta com produtos lácteos como o leite, a manteiga, o queijo e ovo pode ser uma boa ideia. Estes alimentos são ricos em vitamina A, um dos melhores antioxidantes para reforças o sistema imunológico. Além desta vitamina favorece a boa visão, especialmente com pouca luz.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com