Musculação VS Exercício aeróbico

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

musculacao ou exercicio aerobico

Quando tomamos a decisão de perder peso, surgem várias perguntas em nossa mente. O problema é que estamos cheios de dúvidas, e escutamos palavras contrárias que vão e vem, e que não nos dá uma solução. O campo do esporte e da saúde está repleto de mitos e manias que nos confundem bastante.

Tratamos hoje de resolver alguns. Por exemplo, qual é o melhor? O exercício aeróbico ou a musculação? Períodos curtos de alta intensidade? Ou pequenos momentos com alta intensidade de exercícios?

Para queimar gordura, apesar do que muitos acreditam o exercício aeróbico de baixa intensidade e longa duração não é a melhor opção. Inúmeras pesquisas afirmam que o exercício aeróbico de alta intensidade não só queima gordura com maior eficácia, mas também acelera o metabolismo e o mantém acelerado inclusive durante um tempo depois de já haver terminado o treinamento.

O que realmente conta na hora de queimar gordura não é o tempo de treinamento, mas a quantidade de calorias que vão sendo queimadas por cada unidade de tempo. Quanto mais calorias gastarmos, mais gorduras vamos queimar.

Por exemplo, se caminhamos durante uns 60 minutos, vamos queimar 270 calorias, das quais 160 procedem das gorduras (60%). Se corrermos durante o mesmo tempo, queimamos 680 calorias, das quais 270 procedem das gorduras. Este último representa 40%, e se notarmos, é uma porcentagem menor ao anterior.

musculacao ou exercicio aerobico

Assim, o que devemos entender, é que a intensidade para os exercícios sempre é relativa a cada um. Caminhar uns 6 quilômetros por hora pode representar um exercício de grande intensidade para uma pessoa destreinada, como correr a 10 quilômetros por hora pode resultar em um exercício de baixa intensidade para um esportista em boa forma.

No que se refere ao exercício aeróbico ou a musculação, devemos dizer o seguinte:

Uma sessão de musculação nunca vai consumir tantas calorias como uma aula de exercício aeróbico intenso. Entretanto, pode-se conseguir um efeito de aceleração do metabolismo em uma forma indireta ao favorecer a formação da massa muscular.

Esse efeito que produz a musculação é muito benéfico, pois faz com que o consumo em repouso seja mais alto, permitindo queimar calorias até quando estamos dormindo. Assim, mesmo que não chegue a um consumo de calorias tão alto em uma hora, como poderia chegar a outras atividades, conseguirá queimar mais sem precisar se mover muito, no período posterior ao exercício, porque o músculo necessitará de muita energia para viver.

Algo parecido, porém, mais limitado no tempo, é o efeito pós-exercício, que permite que os tecidos sigam ativos depois do treinamento e sigam queimando calorias depois de treinar, ainda que não praticasse exercícios.

Para que seu corpo queime sem mover-se do sofá, você deve fazer exercícios de alta intensidade (sempre que suas condições de saúde permitir), que produza um gasto de energia em repouso em até 24 horas depois de parar, com uma oxidação das gorduras muito maior. Se você faz exercício de baixa intensidade e longa duração, o gasto energético se mantém elevado somente durante umas 3 horas.

Portanto, galera! Comece a intensificar as coisas!


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com