Motivos pelos quais você não deve ignorar feijão azuki

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feijao azuki

O feijão Azuki é um legume vermelho, com excelentes propriedades depurativas e com uma grande quantidade de nutrientes para melhorar nossa saúde.

Este legume não só é rico em proteínas, mas também é fácil de digerir do que a maioria dos feijões. É de coloração marrom avermelhado, com uma textura suave e um sabor forte e doce. Além de ser um grão de grande importância para os chineses e japoneses, o feijão Azuki está se tornando cada vez mais popular nos Estados Unidos, como um alimento básico nas dietas macrobióticas.

As variedades vegetais crescem até numa altura de 1 a 2 pés, produzindo folhas e flores amarelas que são seguidas por um grupo de várias vagens cilíndricas leves e curtas. As cascas contêm pequenas sementes de cor vermelha escura, de aproximadamente 5 mm de diâmetro, com uma crista branca por onde a semente se une à casca, embora algumas variedades se produzem verdes, de cor de palha, sementes com manchas alaranjadas. Seu amadurecimento desigual é característica dos feijões Azukis, porque a mesma planta pode mostrar uma casca madura (marrom) junto com cascas imaturas, ligeiramente amarela e verde totalmente uniforme.

O feijão Azuki vem da China onde, provavelmente, se originou. Desde ali até o Japão onde se transformou em um de seus principais cultivos e é um legume muito consumido.

Os feijões Azukis são pequenos, arredondados, de cor vermelha e com um sabor doce. No Japão, são utilizados, principalmente, em produtos de confeitaria.

Os feijões Azukis são muito utilizados na dieta macrobiótica, pois são os legumes mais apreciados na Europa e na América do Norte, devido seu tempo de cozimento relativamente curto, aproximadamente uma hora e por seu baixo nível de gorduras.

Propriedades do feijão Azuki

feijao azuki

O Feijão Azuki é um legume com interessantes benefícios nutricionais, porque ele é rico tanto em proteínas vegetais de alta qualidade como em carboidratos.

A cozinha oriental nos fornece uma grande diversidade de sabores e aromas que à princípio a transforma numa cozinha tão esquisita como variada e diferente.

De fato, é um tipo de cozinha na qual seu sabor aromático – e em algumas ocasiões, forte – se diferencia de várias outras cozinhas, na qual o uso de especiarias é quase fundamental. No que se refere à utilização dos legumes, podemos encontrar uma variedade interessante.

Recebe esse nome, porque se caracteriza por ser um legume típico do Oriente e um dos elementos principais da dieta macrobiótica.

Conheça mais suas propriedades nutricionais:

– Facilita os processos digestivos e favorece o desenvolvimento da flora intestinal.
– É utilizado em tratamentos detox, graças ao seu conteúdo em vitamina B1.
– Protege o coração e o sistema nervoso.
– Estimula o funcionamento dos rins.
– Ajuda a regular a taxa de açúcar no sangue, tornando-se essencial para pessoas diabéticas.
– É indicado para mulheres grávidas, já que os minerais presentes neste alimento estimula a produção de leite materno.

Cada 80 gramas de feijão Azuki fornece:

– 263 calorias
– 50 gramas de carboidratos
– 16 gramas de proteínas
– 10 gramas de fibra solúvel
– 249% das necessidades diárias de ácido fólico
– 38% de fósforo
– 35% de ferro
– 30% de vitamina B1
– 29% de magnésio
– Contém uma pequena quantidade de cálcio e contém pouquíssimas gorduras.

Você sabia que o feijão Azuki é um legume com propriedades depurativas que ajudam a limpar nosso organismo, ao mesmo tempo em que nutre?

No Oriente, o feijão Azuki é conhecido como a “Mercedes” dos legumes. No Oriente também é comum encontrar feijão Azuki adoçado com açúcar e em tortas e doces.

Benefícios do feijão Azuki

feijao azuki

Como qualquer legume, o feijão Azuki se destaca por seu alto teor em proteínas. De fato, se transforma num dos legumes mais ricos em proteínas, graças ao seu alto teor em proteínas vegetais (cerca de 20%).

Ele também é rico em carboidratos e uma grande quantidade de gorduras não muito altas, porém, recomenda-se consumi-lo moderadamente.

Ajuda a ter um bom funcionamento dos rins, de forma que seja uma opção interessante quando estamos seguindo uma dieta para limpar os rins.

Seu teor em carboidratos não deve preocupar os diabéticos, embora este alimento contenha resíduos de glicose.

Receitas com Feijão Azuki

Sopa de feijão Azuki

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Ingredientes

– 150 gramas de feijão Azuki (deixado de molho durante 12 horas)
– 1 pedaço de algas marinhas (5cm)
– 1 cebola
– 1 dente de alho
– 2 ramos de aipo
– 3 pedaços de cardamomo em pó
– 1 pitada de noz moscada
– 2 folhas de louro
– 1 pitada de gengibre fresco ralado
– Água
– Caldo de legumes dissolvido em água (opcional)
– Azeite de oliva extra virgem
– Sal a gosto

Modo de preparo

Corte a cebola, o aipo e o dente de alho bem fininhos. Conserve. Aqueça na panela um pouco de azeite, incorpore os legumes e refogue até que se dourem. Adicione o sal, as folhas de louro, o cardamomo, o gengibre e a noz moscada. Retire. Acrescente o feijão Azuki. Retire e cubra os ingredientes com o caldo de legume ou a água (a água tem que cobrir os ingredientes 2 dedos acima). Adicione o pedaço de algas marinhas. Cozinhe em fogo médio-baixo na panela com uma tampa até que os ingredientes estejam macios. Retire a folha de louro e sirva quente.

Arroz com feijão Azuki e pimentão

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Ingredientes

– 700 gramas de feijão Azuki
– 200 gramas de Arroz Integral
– 1/2 pimenta vermelha em tiras pequenas
– 1/2 pimenta amarela em tiras pequenas
– 1 punhado de ervilhas
– 1 cebola
– 1 dente de alho laminado
– 1 colher de cominho
– 1 pedaço de algas marinhas (opcional)
– Sementes de gergelim preto para decorar
– Azeite de oliva extra virgem
– Sal a gosto

Modo de preparo

Numa panela com tampa colocar para aquecer pouco de azeite e quando estiver quente acrescentar o cominho e depois o arroz integral. Misturar bem durante 1 minuto e adicionar 3 medidas de água por uma de arroz. Abaixar o fogo e cozinhar durante uns 25 a 30 minutos. Colocar para ferver o feijão Azuki com as algas marinhas (opcional) até que estejam macias (cerca de 30 minutos). Refogue o alho e a cebola por cerca de 5 minutos. Ferver por 3 minutos as pimentas e as ervilhas. Escorrer e acrescentá-los à panela com a cebola e o alho. Cozinhar tudo até que estejam macios. Servir o arroz com o feijão Azuki e os legumes por cima. Decorar com sementes de gergelim preto. Está pronto para servir.


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