Lombo salteado com molho de creme de amendoim

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

lombo salteado

A carne de porco sempre teve uma má fama, mas não podemos esquecer que há muitos cortes e sua forma de prepara-la que fazem variar enormemente sua composição nutricional. Há carnes mais magras que podemos incluir na dieta de vez em quando, para adicionar facilmente proteínas de qualidade e gorduras saudáveis. O lombo é fácil de ser preparado na grelha, mas também pode ser preparado salteado com alguns legumes, nesta receita são usados, cenouras, ervilhas e um molho de creme de amendoim.

Você pode comprar uma peça inteira e cortá-las em pedaços de no máximo 5 cm. O creme ou manteiga de amendoim possui um alto poder energético, além de dar um toque aromático e cremoso a qualquer prato, usando-o como base de molhos e temperos, claro, com moderação. Você também pode optar um creme de amendoim sem gorduras, açúcares ou sal.

ingredientes

– 6 filés finos de lombo de porco
– 1 colher de chá de maisena
– 1 pedacinho de gengibre fresco
– 1 dente de alho
– 1 cebola roxa
– 200g gramas de cenouras baby (ou normais cortadas)
– 100g de ervilhas
– 1 colher de sopa de molho de soja
– 1/2 colher de chá de molho inglês
– 1/2 colher de sopa de mel
– 1 colher de sopa de manteiga de amendoim
– Suco de 1/2 meio limão
– 1 colher de chá de vinagre de maça ou de arroz
– 1 pitada de pimenta caiena ou pimenta preta
– Sal
– Azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo

Retire as possíveis gorduras do lombo de porco e corte em tiras. Salpique um pouco de pimenta e coloque na maisena sempre verificando se não há excesso de amido, sacudindo bem a carne. Esquente um pouco de azeite de oliva em uma frigideira e doure bem a carne dos dois lados. Não há necessidade de fritar muito, basta pegar um pouco de cor. Remova da frigideira e reserve.

Descasque e pique bem o gengibre e o dente de alho. Descasque a cebola roxa e corte em rodelas bem fininhas. Remova as ervilhas da geladeira para que vão ficando na temperatura ambiente. Adicione um pouco mais de azeite à frigideira caso ela esteja muito seca e doure o gengibre com o alho para que solte um pouco de seu aroma. Acrescente a cebola, uma pitada de sal e cozinhe até que fique transparente.

Adicione as cenouras e as ervilhas, tempere e refogue em fogo médio por 10 minutos. Coloque o lombo de porco de volta na frigideira e refogue por mais uns 8 minutos.

Agora para o molho, acrescente numa tigela uma colher de sopa de manteiga de amendoim, o molho de soja, o molho inglês, meia colher de sopa de mel, suco de meio limão, o vinagre de maça ou arroz e uma pitada de sal e pimenta. Mexa bem e acrescente na frigideira no final do cozimento. Mexa bem e sirva em seguida.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com