Falsos alimentos saudáveis

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Por mais que alguns alimentos pareçam totalmente saudáveis, mas na verdade, não são. Muitos consumidores estão comprando “gato por lebre”, quando por exemplo, preferem comprar pão integral, em vez do pão branco. O ponto da questão é que em vez de integral, esse pão pode estar apenas “colorido de marrom”. Essa “onda crescente” do natural, orgânico e saudável, tem despertado a atenção de algumas empresas, que assim, buscam se adaptar à nova realidade, nem que seja “maquiando” seus produtos.

Como identificar os farsantes

Basta observar que alguns óleos de cozinhas passaram a trazer no rótulo a informação de que é rico em Ômega 3, ou seja faz bem para o coração, que determinadas bolachas têm baixo teor de gordura (não engordam), entre muitos outros exemplos. Porém, ao consumi-los, não recebemos nenhum efeito real destes benefícios no nosso corpo. Apesar do esforço, o resultado não aparece. Por isso que é necessário identificar as armadilhas da indústria no momento de comprá-los.

Depois da divulgação de que o pão de forma produz efeitos negativos na saúde, houve impacto em sua comercialização. As pesquisas demonstraram que este tipo de pão pode levar ao colesterol, provocar aumento, ou propensão de diabetes, e em exagero, obesidade. O pão integral, por outro lado, é rico em nutrientes básicos para a manutenção do organismo. Na busca de adaptar-se a este fato, a indústria tem buscado colorir o pão branco com produtos químicos, deixando-o marrom, com cara de integral. Para driblar o engano, recomendamos que se opte pelo pão multi-grãos, ou em último caso, que se substitua o pão por cereais, pelo menos no café da manhã.

Por outro lado, cuidado, também, com os cereais. Este tem sido outro alvo de algumas empresas. Para saber se o que está levando para casa não passa de uma bomba calórica vestida de cereal, verifique a tabela de ingredientes, ou a composição, descrita na embalagem. Descarte aqueles com altos percentuais de corantes artificiais, açúcar, sal, ou teor de gordura. Edulcorante, aromatizante, conservante, e outros antes mais, são sinônimos de sintético, ou seja, não são saudáveis.

Os iogurtes também entram na lista. Basta parar para pensar um pouquinho: é absurdo pensar que a polpa de fruta presente em algumas marcas seja real. Manga, morangos, mirtilos, entre outros, estão carregados de produtos químicos, e de açúcar, para que tenham a cor e o sabor desejados. Se quer frutas no iogurte, compre à parte, e acrescente-a quando for comê-lo.

Estes são apenas exemplos. Tudo que for comprar, que estiver em uma embalagem, deve ser verificado. O valor nutricional sempre vai denunciar a composição do produto. Talvez seja por isso que em alguns casos estão descritos em letras mesmo minúsculas. Se for preciso, providencie uma lupa antes de fazer as compras, mas não se deixe enganar. Negligenciar estes fatores é correr o risco de comprometer a própria saúde, ou de fazer esforço para emagrecer em vão.


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