Esqueça o sedentarismo: Conheça a alternativa neste guia

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

esqueca o sedentarismo

É difícil para você um mundo em movimento e fazer algum exercício? Talvez você precise mudar seus hábitos depois de todos os efeitos negativos de um estilo de vida sedentário.

Você sabia que o sedentarismo é a principal causa de morte e incapacidade no mundo? Estima-se que 70.000 pessoas morrem a cada ano na Europa por causa disso. É que a falta de exercício físico é o segundo fator de risco mais importante de uma péssima saúde, após o tabagismo. Levar uma vida sedentária tem inúmeros efeitos negativos sobre o corpo. Você está suficientemente conscientizada?

1 – Menor mobilidade das articulações e músculos

esqueca o sedentarismo

Quando você leva uma vida sedentária e os músculos não são exercitados, muitas vezes, aparece a rigidez e a perda de massa óssea e muscular. Ao mesmo tempo, a falta de exercício acelera as condições próprias da idade avançada, como a artrite, a osteoporose e outros problemas associados às articulações.

2 – Envelhecimento precoce

esqueca o sedentarismo

Um estilo de vida sedentário faz com que nosso corpo sofra deterioração prematura em todos os sentidos. Com a falta de atividade física, nossos músculos perdem a forma e força, e, portanto, a pele se torna flácida. Vários estudos também sugerem que a falta de exercício físico acelera o aparecimento de outros problemas neurológicos associados com o envelhecimento, tais como a doença de Alzheimer.

3 – Ganho de peso

esqueca o sedentarismo

O sobrepeso e a obesidade são os exemplos mais claros do que acontece com o corpo quando uma redução progressiva do gasto energético e uma alta ingestão calórica na dieta. É que se consumimos muitas calorias e não fizermos nenhuma atividade física que as queimem, o corpo irá armazená-los como gordura. Assim, manter um estilo de vida ativo e uma alimentação saudável é a melhor maneira de evitar o ganho de peso.

4 – Cansaço e desânimo

esqueca o sedentarismo

Ao realizarmos exercícios físicos liberamos endorfinas, substâncias que produzem felicidade. Por isso, muitos estudos ligam a falta de atividade física com a depressão, ansiedade ou sensação de cansaço permanente. Uma atividade física de intensidade moderada realizada entre 3 a 5 dias por semana reduz o risco de doença mental, e também ajuda a melhorar a confiança, a autoestima e o humor em geral.

5 – Aumento do risco de doenças cardiovasculares

esqueca o sedentarismo

De acordo com um estudo da Universidade de Navarra, o sedentarismo duplica o risco de hipertensão e quadriplica a chance de sofrer com outras doenças cardiovasculares relacionadas ao excesso de peso, tais como infarto do miocárdio, morte súbita ou até mesmo diabetes. Um estilo de vida ativo e exercício físico regular ajuda a manter em bons níveis a pressão arterial e o colesterol.

6 – Infertilidade

esqueca o sedentarismo

Como mencionamos a falta de exercício, muitas vezes, está associada com excesso de peso, e isto, ao mesmo tempo, está associado com a infertilidade feminina. É a obesidade que afeta a qualidade dos óvulos, do embrião e do ambiente uterino, por isso que uma mulher com excesso de peso e hábitos sedentários tem mais dificuldade para engravidar. A influência do estilo de vida sedentário sobre a fertilidade é também aplicável aos homens: vários estudos confirmam que os homens que praticam exercícios moderados têm mais quantidade de espermatozoides do que aqueles que não praticam exercícios.

Os benefícios do esporte no seu humor

esqueca o sedentarismo

Os benefícios de praticar exercício vão muito além da saúde física, também irá te ajudar a se amar muito mais! Embora seja verdade que o esporte ajuda a estar em forma, ele também ajuda a eliminar as gordurinhas que sobram, tonifica os músculos e elimina as toxinas e também influencia em nossa saúde emocional. Leia e descubra como.

Existe uma crença de que a felicidade é determinada por elementos externos a nós mesmos, como um bom trabalho, um casal que se ama, bom relacionamento familiar ou uma vida social ativa. Mas, para ser completamente feliz, primeiro você tem que começar por você mesmo, e o esporte desempenha um papel fundamental neste processo. Você sabia que o esporte pode alegrar o seu dia? Sim, é uma fonte inesgotável de satisfação e orgulho pessoal, sendo assim, escolha o esporte que combine com você, porque depois que você começar a ver os benefícios, você não vai querer mais parar de praticá-lo.

Sozinho, na empresa, na academia, ao ar livre… não há dúvida: o esporte tem uma grande influência sobre os nossos níveis de satisfação pessoal e bem-estar psicológico. Como afirma o Dr. Angel Bigas Bonamusa, especialista em medicina esportiva “a prática do esporte de forma regular aumenta a nossa autoestima e constrói o caráter”. Mas, o que você deve fazer exatamente?

Endorfinas, as causas dessa felicidade libertadora

esqueca o sedentarismo

As endorfinas, também conhecidas como os “hormônios da felicidade” são neurotransmissores do prazer que aumentam exponencialmente quando estamos fazendo uma atividade física de alta intensidade. Esta substância é responsável pela sensação de bem estar e alivia as dores que sentimos em situações adversas. Este sentimento agradável que ocorre quando a prática de esportes é semelhante ao que sentimos, por exemplo, quando estamos apaixonados.

Sendo assim, as pessoas que praticam esportes têm um nível mais elevado do que aqueles que levam uma vida sem atividade física, e como um resultado direto, seu nível de felicidade tende a ser maior. As pessoas sedentárias são, geralmente, muito mais sensíveis aos altos e baixos da vida e sentem prazer mais do que outra pessoa mais ativa. Por esta razão, muitos tendem a compensar esta falta de prazer com um excesso de comida não saudável ou até mesmo o álcool. Ou seja, a sua falta de endorfinas impede que essas pessoas possam desfrutar plenamente das atividades diárias e seu corpo precisa de mais estímulo para criar o mesmo efeito. Se você se sentir identificado com isso e achar que isso acontece contigo, a solução é a prática de esportes!

Por outro lado, uma pessoa que pratica exercício físico regularmente tende a ser mais forte e mais resistente aos imprevistos do dia a dia, tem mais apetite, apetite sexual, o seu sistema imunológico é mais desenvolvido e modula a necessidade de comer compulsivamente.

Praticar esportes para se sentir bem

esqueca o sedentarismo

O esporte é sinônimo de vitalidade, energia e vontade de vencer. Ou não é como vemos tantos atletas de elite que admiramos? Bem, esses adjetivos são claramente aplicáveis àqueles que dedicam seu tempo livre para exercitar o seu corpo. E o esporte tem a capacidade de fazer você se sentir tão bem que vai se sentir como um herói. Tome nota dos nossos conselhos motivadores e comece a aumentar suas endorfinas!

Mas não é só o esporte que ajuda a aumentar o nível de endorfinas. A alimentação saudável também ajuda, pois, as proteínas têm um papel importante, de ajudar a se sentir mais forte e mais feliz. No entanto, você tem que lembrar que um estilo de vida saudável pode ser diretamente proporcional ao nosso humor e nossa felicidade. A prática de esportes não só irá ajudá-lo a ter um corpo escultural, mas também mais feliz consigo mesma. E para viver mais e melhor, com um pouco de esporte e estes alimentos, com certeza você pode se orgulhar de uma saúde de ferro.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com