Emagreça com chá de carqueja

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

carqueja capa

Conhecida também como iguapé, vassoura ou condamina, a carqueja é uma planta cheia de propriedades que auxiliam no funcionamento do organismo. A planta inteira pode ser usada e, geralmente, é consumida em forma de chá, mas é possível usá-la em temperos de carnes gordurosas, já que ela quebra as moléculas de gordura.

Com gosto característico e muito amargo, a planta é famosa e encontrada facilmente em todas as regiões do país. O chá de carqueja pode auxiliar no tratamento de várias doenças, mas existem contra indicações.

Benefícios da carqueja

As propriedades da carqueja reduzem a quantidade de glicose no sangue e, portanto, podem auxiliar no controle de alguns tipos de diabetes; combatem vermes intestinais; auxiliam no tratamento contra o trypanosoma cruzi, protozoário causador do mal de chagas; purificam o sangue melhorando a circulação; reduzem obstruções do fígado e vesícula biliar e auxiliam no controle de hipertensão. Ainda podem ser atribuídos a carqueja o controle e tratamento de problemas gastrointestinais, como úlceras, estomatites, afta, azia, má digestão, prisão de ventre e diarréia e o controle de temperatura, já quem uma de suas propriedades é antitérmica e auxilia no tratamento de gripes e resfriados.

A carqueja também é aliada das dietas, pois reduz a quantidade de glicose no sangue, melhora o funcionamento do intestino, tem efeito diurético, eliminando o inchaço e, portanto, ajuda a emagrecer.

Em 1999, um estudo clínico provou que a planta também tem ação antiviral para doenças como herpes simples e estomatite vesicular.

Contra indicação da carqueja

Embora a planta possa trazer benefícios, é importante lembrar que existem contra indicações. O consumo em excesso pode baixar o número de glóbulos brancos, que são os responsáveis pela imunidade do organismo, e prejudicar o sistema imunológico. Além disso, pessoas hipertensas e diabéticas devem consultar um médico antes da ingestão do chá de carqueja, já que o uso junto com medicamentos para controle destas doenças pode resultar em sobrecarrego para o organismo.

Gestantes e lactantes também devem evitar o chá de carqueja. A planta tem algumas substâncias que podem ser abortivas, já que agem diretamente no útero. A produção de leite também pode ser alterada, além dos componentes serem transferidos para o bebê através da amamentação, o que pode desregular o organismo dele que ainda não está acostumado e preparado para receber determinadas substâncias.

Como fazer chá de carqueja

O chá pode ser feito de várias formas, entre elas acrescentando outras plantas, como erva-doce e camomila.

Para a receita simples, basta ferver 20 gramas de folhas picadas em um litro de água, abafar por 10 minutos, coar e tomar de 3 a 4 vezes por dia.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com