Dieta vegetariana para gravidas

Author Google Plus - Dicas dieta

dieta vegetariana gravidas

A gravidez é um período ao longo do qual uma boa alimentação é fundamental para as futuras mamães e seu bebê, sejam vegetarianas ou não: as necessidades nutricionais tanto de uma como outra são idênticas, mas as contribuições de uma alimentação vegetariana são diferentes. Neste artigo vamos contar qual é a melhor dieta vegetariana para gravidas que optam por este estilo de alimentação.

Embora seja inconcebível para uma mulher que segue uma dieta vegetariana por anos reintegrar alimentos como carne ou peixe em sua alimentação durante a gravidez, a mulher deverá em qualquer caso dobrar seus cuidados enquanto a composição de sua comida para não sofrer nenhum tipo de carência.

Gravidez e vegetarianismo são em principio perfeitamente compatíveis na medida em que as carências de uma alimentação não vegetariana são compensados por outros elementos nutritivos.

Proteínas para gravidas

dieta vegetariana gravidas

Porque as proteínas vegetais são mais dificilmente absorvidas pelo organismo que as proteínas animais, devem ser consumidas em maior quantidade por mulheres gravidas. Uma monitoração médica é fundamental com o fim de evitar qualquer desequilíbrio durante a gravidez.

A mulher vegetariana deve informar a seu médico sobre seus hábitos alimentares. Os ultrassons permitiram constatar a boa evolução do feto, e os exames de sangue informarão qualquer deficiência em termos de taxa de ferro. O médico poderá prescrever certos complementos à base de ferro e cálcio.

O regime vegetariano se caracteriza pela ausência de proteínas animais. Estas proteínas podem ser compensadas pela contribuição de proteínas proporcionadas pelos ovos, cereais (arroz, trigo, milho…) que são encontradas nos pães, farinhas, cookies, e massas.

Consumo de cereais na gravidez

dieta vegetariana gravidas

Nos cereais terá que adicionar fibras dos legumes que se encontram nos grão de bicos, lentilhas, feijão vermelho, a soja e os oleaginosos presentes nas nozes, avelãs, amêndoas, pinhões e outros tipos de grãos (gergelim, girassol…)
O consumo de cereais e de legumes ao longo da mesma refeição esta altamente recomendado, pois sua associação representa um insumo necessário de aminoácidos.

A ausência do consumo de carne ao longo da gravidez pode levar a uma carência de ferro. O ferro esta igualmente presente nos legumes secos, na salada verde, e as verduras verdes escuras (espinafre), ovos, salsinha, chocolate preto e frutas secas (damasco, ameixa…).

Frutas e legumes para gravidas

dieta vegetariana gravidas

As futuras mamães vegetarianas deverão compensar a ausência do consumo de carne vermelha por estes alimentos. As frutas e legumes deverão estar presentes em cada refeição, pois são ricas em vitamina C e favorecem a absorção do ferro.

No entanto, o consumo de café e do chá deverá diminuir ou evitar estas duas bebidas pois diminui a absorção do ferro. Para todas as mulheres gravidas, o cálcio e as vitaminas D deverão ser consumidos de forma regular para a boa evolução do esqueleto do feto; o cálcio se encontra nos laticínios, queijo, mas também nos oleaginosos. As necessidades em vitamina B12 serão preenchidos pelo consumo de laticínios e ovos.

em conclusão, no caso de duvidas enquanto ao bom equilíbrio de sua alimentação e porque certos elementos nutritivos não devem ser deficiente na mulher gravida, em todo caso é bom consultar um nutricionista que saberá analisar as necessidades das mulheres gravidas e estudar seu caso em particular.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com