Dieta para grávidas

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

gravida

O período da gestação requer muitos cuidados, principalmente na alimentação, por parte das futuras mães. Depois do nosso guia com tudo sobre gravidez, agora o IMulher vai falar sobre dietas para grávidas.

Uma pesquisa publicada no British Medical Journal mostrou que o sobrepeso durante a gravidez está associado à pressão alta, diabetes e parto prematuro. Muitas mulheres acreditam que nesse período pode e deve-se comer por dois: errado! O que realmente faz a diferença é sim a qualidade e não a quantidade.

Alimentação ideal para grávidas

O ideal é que a mulher durante a gestação engorde de 7 a 12 quilos e que tenha um aumento de apenas 300 calorias por dia em seu cardápio. A alimentação na gravidez deve ser saudável e balanceada, mas alguns ajustes devem ser feitos para que todas as vitaminas e minerais essenciais estejam presentes no cardápio garantindo a boa formação e a saúde do bebê.

Alimentos que não podem faltar

Grãos integrais: arroz, macarrão e pão integral, granola, aveia – de 6 a 11 porções por dia. As fibras destes alimentos evitam o mau funcionamento do intestino, algo muito comum na gestação.

Derivados do leite: leites, queijos e iogurtes – de 3 a 4 porções por dia. O cálcio e a vitamina D destes alimentos auxiliam na formação óssea do bebê.

Proteínas: carnes, ovos, feijão, nozes – de 3 a 4 porções por dia. Rico em ferro, esses alimentos previnem a anemia.

Vegetais: legumes e verduras – de 3 a 5 porções por dia. Rico em vitaminas, minerais, fonte de fibras e nos vegetais verde escuros encontramos grande quantidade de ácido fólico que atua na formação do tubo neural do feto.

Alimentos que devem ser evitados

Para uma boa gestação, nas dietas para grávidas existem algumas restrições. Fique atenta!

Cuidado ao ingerir alimentos crus ou mal passados, pois estes podem estar contaminados com alguma bactéria. Lave bem frutas e verduras e coma carnes bem cozidas. Evite frituras e alimentos gordurosos. Além de não contribuírem em nada à sua saúde, podem piorar as azias que já são tão frequentes na gestação.

Tente diminuir ou eliminar os doces, se a vontade for muito grande dê preferência às compotas feitas com frutas. Controle a ingestão de sal pois o excesso de sal causa inchaços e retenção de líquidos, podendo piorar nas mulheres que sofrem de pressão alta. Não se esqueçam: alimentos industrializados, principalmente os embutidos (salsichas, presunto, salames) contem uma quantidade absurda de sódio, portanto, evite-os o máximo que puder.

É desaconselhável o uso de adoçantes durante a gestação. Caso haja a necessidade, mulheres diabéticas por exemplo, recomendam-se os adoçantes naturais. Consuma com muita moderação alimentos com cafeína, pois este interfere na absorção do cálcio.

O primeiro trimestre da gestação é o período marcado pelos enjoos e a alimentação pode ficar prejudicada. Para melhorar o mal estar coma alimentos ácidos e gelados, como limão, abacaxi e picolés de frutas. Evite grandes porções e coma bem fracionado durante o dia. Não fique de jejum e beba muita água. Se está difícil de manter uma alimentação equilibrada converse com seu médico a necessidade de suplementar as vitaminais e minerais tão importantes desse período.

Não faça dietas restritivas na gestação. Caso o seu peso esteja muito acima do recomendado, consulte uma nutricionista para que ela monte um cardápio em especial para você.

O que acharam das dietas para grávidas? Ótimas dicas para esse momento tão especial na vida de uma mulher.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com