Dicas para uma alimentação infantil saudável

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Assim como nós adultos devemos e precisamos manter uma alimentação saudável, as crianças também. Desde a amamentação e a introdução aos alimentos mais sólidos, elas devem ter um cardápio equilibrado e nutritivo.

Hoje o Dicas Dieta traz algumas recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde do Brasil sobre a alimentação infantil saudável.

A importância de uma alimentação saudável

Todo o desenvolvimento físico e psíquico de uma criança depende de como ela se alimentará. A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida (sendo recomendado que o aleitamento siga até os dois anos de idade), e a partir daí os alimentos começam a ser introduzidos na vida do bebê. Essa introdução deve ser devagar e gradual, para o bebê se acostumar com novos sabores e texturas.

Frutas, legumes, verduras, carnes, ovos, cereais e tubérculos, de preferência orgânicos, serão a base de uma alimentação variada e nutricionalmente rica.

Recomendações do Ministério da Saúde

No início da alimentação complementar os alimentos oferecidos à criança devem ser preparados especialmente para ela, sob a forma de papas, purês de legumes, cereais e frutas. São os chamados alimentos de transição.

A partir dos oito meses, podem ser oferecidos os mesmos alimentos preparados para a família, desde que amassados, desfiados, picados ou cortados em pedaços pequenos. Sopas e comidas ralas e moles não fornecem energia suficiente para a criança.

Varie o cardápio

Um cardápio bem variado garante as quantidades de vitaminas e minerais essenciais para o crescimento saudável da criança. Além disso, evita-se a monotonia da dieta.

Invista nos bons hábitos

A formação dos hábitos alimentares é muito importante e começa muito cedo. É comum a criança aceitar novos alimentos apenas após algumas tentativas e não nas primeiras.

Os alimentos devem ser oferecidos separadamente, para que a criança aprenda a identificar as suas cores e sabores. Coloque as porções de cada alimento no prato, sem misturá-los.

As crianças devem acostumar-se a comer frutas, verduras e legumes desde cedo, pois esses alimentos são importantes fontes de vitaminas, cálcio, ferro e fibras.

Para temperar os alimentos, recomenda-se o uso de cebola, alho, óleo, pouco sal e ervas (salsinha, cebolinha, coentro).

O que deve ser evitado

Açúcar, sal e frituras devem ser consumidos com moderação, pois o seu excesso pode trazer problemas de saúde no futuro. O açúcar somente deve ser usado na alimentação da criança após um ano de idade.

Esses alimentos não são bons para a nutrição da criança e competem com alimentos mais nutritivos. Deve-se evitar dar à criança alimentos muito condimentados (pimenta, mostarda, catchup, temperos industrializados).

Deve-se evitar o uso da mamadeira, pois ela pode atrapalhar a amamentação e é importante fonte de contaminação e transmissão de doenças. Recomenda-se o uso de copos (copinhos) para oferecer água ou outros líquidos, e dar os alimentos semissólidos e sólidos com prato e colher.


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