Dicas para evitar lesões ao se exercitar

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

exer capa

Quem começa a malhar ou praticar um esporte muitas vezes se apaixona pela atividade física e acaba exagerando. O resultado são as lesões, que além das dores e potenciais sequelas ainda obrigam a diminuir o ritmo ou parar por algum tempo.

Para não se machucar mais, preparamos uma série de dicas que vão ajudar você a evitar lesões ao se exercitar.

Exame médico para exercícios

A avaliação médica antes de começar uma atividade física, ao contrário do que muita gente acha, é importantíssima. É aí que podem ser detectados não só potenciais problemas como dar uma visão do seu condicionamento físico atual.

É a melhor forma de traçar metas realistas e criar um treino sob medida, que vai exigir esforço do seu corpo mas respeitando seus limites e objetivos.

Alongamento

exer 1

Principalmente quando fazemos treinos de força, é comum que ocorra o encurtamento muscular de alguns grupos musculares. O resultado é que ficamos mais fortes porém mais duros, ou seja, perdemos flexibilidade e ficamos mais propensos a lesões.

Mas isso não precisa acontecer! Inclua sessões de alongamentos na sua planilha: pode ser yoga, aula de alongamento ou simplesmente fazer pelo menos 30 minutos de alongamento 3 vezes por semana em casa mesmo.

Alimentação saudável

Nem mesmo uma Ferrari roda sem combustível, certo? O mesmo vale para nós: não dá para se exercitar e não se alimentar direito. Uma dieta incorreta leva a falta de uma série de nutrientes, que vão deixar tanto ossos quanto músculos, tendões e ligamentos mais fracos e propensos a lesões.

Invista em alimentos integrais, varie bastante vegetais, grãos e leguminosas e não descuide da hidratação: a falta de água também ajuda a se machucar.

Descansar é preciso

Não importa se você está treinando para uma maratona ou se faz uma musculação de manutenção: o descanso precisa entrar na sua planilha. Excesso de entusiasmo leva a exercícios exagerados ou muito longos e intensos –e o corpo não aguenta se não tiver tempo de se recuperar entre um treino e outro.

Na verdade, quem não descansa acaba não só se lesionando mas também perdendo performance. A regeneração muscular é tão importante quanto o treino, não se descuide!

Aposte no cross training

exer 2

Cross training significa treinar modalidades diferentes. Alternar os tipos de esforço em diferentes dias da semana ajuda o corpo a se recuperar e fortalece de forma mais eficiente, prevenindo as lesões.

Acrescente treinos de bike, natação, yoga, luta, dança ou qualquer outra atividade física que goste. Evita que você se canse da modalidade e evita lesões.

Gostaram das dicas? Se tiver outras sugestões para evitar lesões, compartilhe com a gente nos comentários!


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com