Conheça as propriedades e benefícios do cálcio

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

propriedades do calcio

O cálcio é o mineral mais abundante em nosso organismo. A função deste mineral é a construção dos ossos e dos dentes. Existe aproximadamente entre 1 kg e 1,5 kg de cálcio no corpo humano. Este aparece fundamentalmente nos ossos, mas existe uma pequena proporção nos dentes e no sangue.

Funções do cálcio

A presença desta pequena proporção de cálcio no sangue é necessária para realizar a função do cálcio, assim como a contração muscular, atividade mental e metabolismo, até tal ponto que, quando não o ingerimos suficiente o organismo começa a retira-lo dos ossos.

A presença desta pequena proporção de cálcio no sangue é necessária para realizar a função do cálcio, assim como a contração muscular, atividade mental e metabolismo, até tal ponto que, quando não ingerimos suficiente quantidade, o organismo o toma de ossos.

Uma dieta acidificante rica em fósforo provoca a perda de cálcio dos ossos (para adversar o excesso de fósforo).
Igualmente, o cálcio é importante para preservar a saúde dos ossos. Para isso, está estreitamente relacionado com o magnésio e a vitamina D. O magnésio é o segundo constituinte mais abundante nos ossos, ele ajuda a elevar os níveis de estrógenos no sangue, e os estrógenos ajudam a preservar os ossos; e a vitamina D melhora a fixação de cálcio nos ossos. Uma dieta rica em cálcio tem que ter presente estes nutrientes para exercer um papel protetor diante da osteoporose.

Benefícios do cálcio

propriedades do calcio

Saúde dos ossos: Foi comprovado como a ingestão deste complemento ajuda a evitar ou melhorar a osteoporose.

Circulação: Uma ingestão adequada de cálcio é uma maneira de controlar certas doenças circulatórias como:

A hipertensão: foi comprovado que aquelas pessoas que têm deficiência deste mineral apresentam hipertensão. Do mesmo modo que a administração de cálcio diariamente em doses de até 1000 mg diminuía a pressão arterial.

A apoplexia: a perda de cálcio na menopausa facilita o acúmulo de placas deste mineral nas artérias carótidas, o que aumenta o risco de sofrer um ataque do coração.

Câncer de cólon: Foi comprovado como a ingestão de cálcio diminui as probabilidades de desenvolver câncer de cólon. Parece que este mineral tem a propriedade de evitar as agressões da bílis no cólon. Portanto, no caso de ter risco de sofrer esta doença, é conveniente tomar suplementos de cálcio em doses de umas 1500 mg diárias.

Câimbras: a falta de cálcio pode ser uma das causas de câimbras nas pernas, especialmente aqueles que se produzem nas panturrilhas pelas manhãs ao esticar as pernas.

Propriedades cicatrizantes: o cálcio contribui para que as feridas possam cicatrizar melhor.

Alimentação da gestante: a mulher grávida ou a que amamenta seus bebês com o leite materno requer uma quantidade a mais deste mineral.

Propriedades do Cálcio

propriedades do calcio

O cálcio é um elemento metálico de tonalidade branca-prateada, quimicamente reativo, cujo símbolo é “Ca” e seu número atômico é 20. Os íons do cálcio atuam no organismo como cofator em muitas reações enzimáticas. Intervém no metabolismo do glicogênio e, junto com o potássio e o sódio, regularizam a contração muscular. É conhecido por cumprir um papel chave para a saúde dos ossos.

A dieta diária de uma pessoa inclui cerca de 200 mg de cálcio. Sem dúvida, alguns especialistas dizem que a maioria dos adultos não consomem cálcio suficiente.

Também podemos obter o cálcio consumindo suplementos naturais, os quais podem ser incluídos em forma de carbonato de cálcio (mais econômica) ou de citrato de cálcio.

O cálcio é essencial para o crescimento e a formação de ossos novos e para manter a força e a densidade dos ossos.
Ajuda no tratamento e na prevenção da osteoporose (ossos frágeis que se rompem facilmente). É utilizado como um dos ingredientes de muitos antiácidos.

É utilizado para controlar os altos níveis de magnésio, fosforo e potássio no sangue.

Há uma boa evidência de que o cálcio possa ajudar a controlar a pressão arterial alta e também ajuda a melhorar os sintomas da TPM.

O cálcio e a vitamina D podem ajudar a prevenir o câncer de mama em mulheres que estejam na menopausa, mas os dados científicos ainda não são conclusivos.

O cálcio também pode ser incluído em programas para perder peso. Mas os resultados também não chegaram a uma conclusão.

Quem pode correr risco de sofrer com a deficiência de cálcio?

-As mulheres na menopausa.
-As pessoas com intolerância à lactose.
-Os vegetarianos.

Doses: as doses recomendadas dependem de muitos fatores como idade, sexo, medicamentos e densidade dos ossos. O consumo diário de cálcio recomendado é de, cerca de 1000 mg a 1500 mg.

– Crianças (4 a 8 anos): 800 mg
– Adolescentes (9 a 18 anos): 1300 mg
– Adultos (19 a 50 anos) 1000 mg
– Idosos (51 anos ou mais): 1200 mg
– Mulheres grávidas ou em período de amamentação: 1200 mg
– Mulheres após a menopausa: 1200-1500 mg

Para uma melhor absorção de cálcio, não tome mais de 500 mg de cálcio por vez. Divida a dose diária em 2 a 3 mg ao longo do dia. Para que o corpo faça uso do cálcio adequadamente, também é necessário obter vitamina D e magnésio suficientes.

Alimentos ricos em cálcio

propriedades do calcio

Há uma crença de que as únicas fontes de cálcio são leite e produtos lácteos, mas isso não é verdade, pois há fontes vegetais de cálcio.

Em alguns casos, estas fontes fornecem cálcio de mais fácil assimilação do que se pode obter a partir do leite e de produtos lácteos. Nesta postagem você pode encontrar uma lista de alguns dos alimentos com cálcio.

Verduras e hortaliças ricas em cálcio: Verduras ricas em cálcio são espinafre, couve, cebola e agrião. Outros vegetais ricos em cálcio incluem o nabo, a acelga e o brócolis.

Legumes ricos em cálcio: Os frutos secos também são alimentos vegetais ricos de cálcio. Alguns dos frutos secos com mais quantidade de cálcio são as nozes, as avelãs e os pistaches.

Alimentos de origem animal ricos em cálcio: Existem muitas fontes de cálcio de origem animal. O leite e seus produtos lácteos, por exemplo, mas eles não são as únicas fontes de cálcio mais conhecidas.

Cálcio do leite e seus derivados: O leite e seus derivados são alimentos conhecidos por terem uma elevada quantidade de cálcio. Os derivados do leite são o iogurte e os queijos.

Cálcio dos ovos: O ovo, alimento básico da maioria das dietas do mundo, também é um alimento que contém cálcio, principalmente na sua casca.

Cálcio em peixes, mariscos, moluscos e crustáceos: Existe uma grande variedade de peixes ricos em cálcio. Alguns exemplos de peixes com cálcio são: sardinha, linguado e salmão. Há também mariscos com cálcio, alguns deles são camarões ou lagostas. O polvo, os mexilhões, as vieiras ou as ostras, também são alimentos com uma boa quantidade de cálcio.

Além dos alimentos mais conhecidos com cálcio, outros alimentos como biscoitos e alguns biscoitos de chocolate contêm cálcio. A quantidade de cálcio dos biscoitos é de 128 miligramas por cada 100 gramas.

No entanto isso não significa que você deve consumi-los com frequência, já que a maioria possui um alto teor de açúcar e contêm muitos conservantes que são prejudiciais a saúde.

O chocolate ao leite é outro alimento que contém cálcio porque o leite que contém e sua quantidade varia dependendo da percentagem de leite presente no chocolate.

Fontes de Cálcio: Onde podemos encontrar?

propriedades do calcio

Fontes de origem animal

A principal fonte animal do cálcio a constitui o leite e seus derivados (queijos e iogurtes). É melhor que estes produtos sejam desnatados, já que contêm menos gordura e mais cálcio. Além disso, a maioria dos produtos lácteos atualmente são enriquecidos com cálcio.

Além do leite outro produto animal rico em cálcio é o peixe (a sardinha- convém consumir as raspas – ou o salmão que também é muito rico neste mineral) ou os ovos.

Fontes de origem vegetal

A vantagem das fontes vegetais de cálcio com respeito às fontes animais é que, embora muitas delas (como frutas e verduras) não contém grande quantidade de cálcio como por exemplo o leite, contêm outros minerais e vitaminas que ajudam a prevenir as doenças dos ossos. Por exemplo, as verduras e frutas são muito ricas em Boro e vitamina C, dois nutrientes cada vez mais relacionados com a prevenção da osteoporose.

As sementes de sésamo são os vegetais mais ricos em cálcio, seguido dos frutos secos, especialmente as amêndoas e as avelãs.

As verduras que possuem este mineral são aquelas que apresentam folhas verdes escuras, como o espinafre, as acelgas, brócolis, agrião e a couve. As cenouras contêm muito cálcio.

Os legumes contêm muito cálcio, tal como ocorre com o feijão ou a soja. Entre o grupo das frutas, os cítricos são os mais aconselháveis porque contêm cálcio e vitamina C, que ajuda a formar tecido ósseo.

Outros alimentos que contém este mineral são os cereais integrais, especialmente a aveia.

Uma maneira de complementar naturalmente a dieta é desfrutar dos alimentos descritos anteriormente em todas as refeições. Por exemplo, as mulheres grávidas e durante a amamentação, que devem aumentar a ingestão deste mineral, convém que consumam cenouras, frutas secas, frutos secos ou cítricos entre as refeições.

Precauções

Consumido em doses normais, o cálcio pode causar inchaço, gases e prisão de ventre. As doses altas de cálcio podem provocar cálculos renais.

Dosagem excessiva: os níveis excessivos de cálcio no sangue podem causar náuseas, secura na boca, dor abdominal, ritmo cardíaco irregular, confusão e inclusive a morte.

Se você toma remédios pergunte ao seu médico se é seguro usar suplementos de cálcio, já que eles podem interagir com os remédios contra as doenças cardíacas, diabetes, epilepsia e outras condições.

As doses excessivas de vitamina D podem dar lugar a níveis muito altos de cálcio. Altas doses de cálcio também podem interferir com a absorção de outros minerais como ferro e zinco.

As pessoas com doenças renais, problemas de coração ou tumores ósseos não devem tomar suplementos de cálcio a menos que seu médico o sugira.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com