Conheça as principais propriedades da banana

banana capa

Saborosa e fácil de comer, a banana é rica em diversos nutrientes benéficos à saúde. Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil produz cerca de 600 mil toneladas por ano. É uma fruta fácil de mastigar, não dá trabalho pra descascar e é totalmente aproveitável. Além disso, é altamente nutritiva, bastando poucas para matar a fome.

Benefícios

Ótima para ser consumida a qualquer hora do dia, a banana tem uma lista de benefícios que vai além da fama contra cãibras. Rica em vitamina B6, que melhora os sintomas da TPM, a fruta também é rica em outras vitaminas do complexo B, vitamina C e, é claro, potássio. Fontes importante de potássio, a banana beneficia os músculos, o que evita as cãibras. Além disso, ela facilita a digestão, porque começa a ser digerida na boca, poupando o trabalho estomacal.

Outro ponto que aumenta a lista de benefícios da banana é o fato de ela possuir triptofano, que aumenta a secreção de serotonina, proporcionando sensação de bem-estar. Por conter ferro, é aliada também no tratamento da anemia e, pelo alto teor de açúcares é indicada para pessoas que praticam atividades físicas que demandam maior gasto energético.A fruta também fornece fibra solúvel, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol do sangue. As bananas ainda são indicadas para quem sofre de gastrite e úlcera e ajudam a regular a hipertensão arterial.

A casca da banana, parte que é geralmente descartada, é indicada para diversos tratamentos caseiros contra alergias, contusões e picadas de insetos.

banana 1

Tipos de banana

Há diversos tipos de banana, mas as mais populares são nanica, maçã, da terra e ouro. Apesar de conterem as propriedades citadas, elas são diferentes entre si. Veja as diferenças.

Banana-nanica: recebe esse nome por causa do pequeno tamanho da bananeira, possui 87 calorias em 100g e é levemente laxante.

Banana-da-terra: ideal para ser cozida ou frita, contém 122 calorias (100g) e destaca-se pela quantidade de vitamina A e C.

Banana-prata: mais doce e a mais difícil de estragar após o amadurecimento e possui 89 calorias.

Banana maçã: contém 100 calorias a cada 100g, é a mais indicada para bebês por ser a mais fácil de digerir, contudo, prende o intestino.

Banana-ouro: é a versão mais calórica, com 158 calorias, e é ideal para quem gosta de frutas bem doces.