Como noites mal dormidas afetam na sua perda de peso

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dormir mal atrapalha a perda de peso

Quando uma pessoa pergunta qual é o primeiro requisito para emagrecer rapidamente e manter o peso em longo prazo, a primeira resposta é o descanso. Sem dormir o suficiente a perda de peso pode ser uma meta quase impossível por mais que você faça dieta e pratique exercícios físicos.

As consequências imediatas de noites mal dormida todo mundo já sabe: não consegue se concentrar sem uma xícara de café, você fica irritada e precisa comer lanches para cumprir o trabalho da manhã. O que acontece é que a falta de sono provoca desequilíbrio hormonal com várias consequências.

Gera-se um círculo vicioso: o cortisol alto e os hormônios desequilibrados elevam a sua fome e os seus desejos de comer. Você começa a procurar freneticamente alimentos açucarados transportando o açúcar no sangue a picos prejudiciais, mantendo a insulina em estado de alerta quando deveria estar em um nível normal. Mas vamos ver exatamente o que acontece quando você não dorme o suficiente.

Consequências de dormir pouco

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A fome dispara: Existem dois hormônios relacionados com a gestão de fome em seu corpo. A grelina ordena ao seu cérebro que você precisa comer já, e a leptina acalma o apetite. Estudos têm demonstrado que a falta de sono aumenta os níveis de grelina e reduz a leptina. O resultado? Mais fome, os desejos e tentações.

Aumenta o armazenamento de tecido adiposo: como hormônio de armazenamento, a insulina leva glicose nas células para queimá-la, ou fígado e músculos para armazená-la. O problema surge quando as células se tornam resistentes à insulina, e, assim, a glicose é armazenada como gordura. Alguns pesquisadores alertam que apenas uma noite de sono ruim pode contribuir para a resistência à insulina, fazendo com que seu corpo guarde mais tecido adiposo e torne-se suscetível às compulsões alimentares.

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Os níveis dos hormônios da juventude: o hormônio do crescimento humano é o melhor aliado contra o envelhecimento celular; também constrói massa muscular, facilita a perda de peso e fortalece o sistema imunológico. Seu corpo produz esse hormônio durante o sono. Um relatório publicado no Journal of Psychiatry & Neuroscience mostraram que ao dormir pouco, menos hormônios de crescimento se produz.

Aumentam os níveis de estresse: quando você está estressada, seu corpo libera cortisol. No curto prazo aumenta o estado de alerta, mas você pode desfazer o tecido muscular de forma crônica, contribuir para o armazenamento de gordura e enfraquecer suas defesas. A ciência tem mostrado que os níveis de cortisol permanecem elevados até mesmo à noite, quando deveriam estar em seu ponto baixo – se você não dormir bem.

O cortisol alto queima as vitaminas do complexo B, que contribuem para a sua energia – porque você não pode segregar os neurotransmissores que necessita para dormir. O estresse reduz a serotonina, um hormônio do bem estar que o cérebro normalmente converte em melatonina para que possamos dormir melhor.

Como pode ver, a falta de sono provoca desastres no nível hormonal. É provável que a cafeína se torne a sua primeira alternativa para estes dias privados de descanso. No entanto, uma única xícara de café pode aumentar os níveis de cortisol em 30% em uma hora e manter essas percentagens elevadas durante 18 horas seguidas.
Depois de um longo dia você está exausta, cansada demais para ir para a academia e ir para a cama cedo… Mas se prepare para outra má noite de sono. Você precisa aceitar o fato de que os problemas de sono devem ser enfrentados nas mãos de um profissional. É fácil encontrar pequenos e simples recursos que geram grande impacto sobre a qualidade de suas noites.


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