Como fazer tapioca?

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

como fazer tapioca

Para fazer tapioca você deve passar a goma da tapioca pela peneira e espalhar numa frigideira antiaderente, alisando-a até ficar bem macia e fininha. Deixar no fogo baixo por 1 ou 2 minutinhos, deixando formar uma liga e se unir. Virar para o outro lado e manter por mais 1 ou 2 minutos, adicionar pela metade o recheio de sua preferência e dobrar a outra parte da tapioca.

Riscos de comer tapioca

como fazer tapioca

As bolinhas macias e mastigáveis da tapioca são formações da fécula produzida nas raízes da mandioca. Você pode ver facilmente as bolas marrons escuras no fundo do copo. Embora a tapioca geralmente possa ser consumida sem problemas, se devidamente processada, você deve saber os riscos de consumi-la.

Intoxicação por cianeto

Tapioca contém linamarina, uma substância química que pode se tornar uma toxina mortal, o cianeto. Para reduzir efetivamente a linamarina, a chave é o processamento adequado da tapioca. A tapioca que passa pelo processamento comercializado, que envolve retirar a casca e secá-la a altas temperaturas, não tem quase nenhuma linamarina. Se você não fizer isso, você pode induzir uma intoxicação por cianeto que faze você sentir tontura, confuso, agitado e muita dor de cabeça. Os efeitos mais graves incluem ficar em coma, ter convulsões, paralisia das pernas, e diminuição da visão e audição prejudicada. Além disso, a exposição crônica a pequenas doses de cianeto pode fazer com que a glândula tireoide se expanda e danifique os nervos que controlam a sua coordenação e equilíbrio. O risco de intoxicação por cianetos aumenta se sua dieta regular contém pouca ou quase nenhuma proteína, já que você necessita de aminoácidos para eliminar a toxicidade do veneno.

Alergia

Algumas pessoas podem desenvolver uma reação alérgica à tapioca, com efeitos graves alérgicos à goma natural, o látex. Pesquisadores espanhóis, Dr. Marcel Ibero e seus colegas, falaram sobre a possível alergia que se encontra nos ingredientes da tapioca, na edição do “Journal of Investigational Allergology and Clinical Immunology”, em 2007.

Má nutrição

A tapioca tem nutrientes limitados, a menos que seja fortificada. Em 100 gramas de tapioca, existem 88 gramas de carboidratos; 0,19 gramas de proteínas; 0,02 gramas de gordura; 1mg de magnésio; 1,58mg de ferro e 0,1mg de manganês. A tapioca quase não contém vitaminas e aminoácidos. Se a sua dieta consiste principalmente de tapioca, você pode desenvolver uma desnutrição, o que pode levar a diferentes doenças, desde a cegueira até à tuberculose.

Tapioca engorda

como fazer tapioca

A tapioca é rica em calorias. Cada 100 gramas têm 358 calorias. Embora ela possa te fazer se sentir satisfeito rapidamente, geralmente não satisfaz o apetite de uma pessoa, fazendo você comer entre as refeições para responder aos desejos, o que aumentarão as calorias.

O que é a farinha de tapioca?

como fazer tapioca

A tapioca é feita a partir das raízes da mandioca, que contém vestígios de cianeto até que o produto químico seja removido durante o processo de produção. A mandioca tem raízes fibrosas grossas e cresce melhor nas regiões equatoriais do mundo. A farinha de tapioca, mais vulgarmente conhecida como o amido de tapioca, porque uma vez misturada com outros aditivos se torna pegajosa, é utilizada na produção de alimentos e outros produtos industriais que não estão associados com a alimentação.

Base da farinha

A substância para fazer o amido, que em seu estado processado original é farinhento, se produz na maioria das plantas, incluindo as que produzem tapioca. Inicia sua vida nas partes verdes das plantas, mas quando não há luz solar; os açúcares que se acumulam nas folhas verdes se movem para baixo, as raízes e tubérculos da planta, o que, no caso da mandioca é onde é extraída a tapioca.

Produção da farinha

A tapioca é extraída a partir das raízes da planta. É branca e fina, portanto, antes de misturá-la com outros produtos é conhecida como farinha de tapioca. A tapioca modificada é um produto processado, resultando tanto uma mudança estrutural tanto física quanto química. As alterações que ocorrem durante o processamento são diferentes, dependendo da finalidade para ser dado à tapioca finalmente modificada.

Receita de Tapioca

como fazer tapioca

Ingredientes

– Queijo coalho a gosto
– Coco ralado a gosto
– 1 pitada de sal
– Goma de mandioca hidratada

Modo de Preparo

Peneire uma porção de goma de mandioca hidrata numa vasilha. Adicione uma pitada de sal. Pré aqueça a frigideira antiaderente. Polvilhe a tapioca com uma colher preenchendo toda a superfície com a goma. Passe a colher sobre a tapioca para que um lado fique maior que outro. Aquece durante 5 minutos. Acrescente o recheio e enrole.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com