Como calcular a ingestão necessária de calorias

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calcular a ingestao de calorias

Quando temos a intenção de perder peso, uma das medidas que devemos tomar – junto com o exercício e uma alimentação nutritiva – é estabelecer quantas calorias devemos consumir para chegar ao peso desejado. Esse cálculo também deve ser feito quando se busca, tanto manter o peso como aumentá-lo, especialmente se o objetivo é aumentar a massa muscular. A quantidade diária de calorias consumidas é um fator chave para as flutuações de peso: por mais que realizamos atividade física, se consumimos mais calorias ou menos, não vamos atingir o nosso peso. Veja como calcular a ingestão calórica necessária.

Como calcular a ingestão calórica

O método da taxa metabólica básica é um primeiro passo para saber quantas calorias você precisa com base em seu peso, sua altura e nível de atividade física.

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Mas, em seguida, é importante notar que você deve dividir as calorias de uma forma otimizada entre proteínas, gorduras e carboidratos, uma vez que diferentes tipos de alimentos de forma diferente afeta a capacidade de perder peso ou aumentar a massa muscular, de acordo com o nosso objetivo. Como calcular a composição da ,ingestão calórica diária?

Proteínas

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Um grama de proteína equivale a 4 calorias. Uma dica muito útil é calcular 0,75 gramas de proteína de cada meio quilograma de peso sobre cada pessoa. Note-se que, para aumentar a quantidade de ingestão de proteínas é importante modificar o resto das calorias consumidas sob a forma de carboidratos, de modo que o total diário de calorias não seja excessivo.

Carboidratos

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De modo semelhante, um carboidrato equivale a 4 calorias. Neste caso, os 0,75 gramas por quilo de peso é igual ao máximo de carboidratos que devemos comer todos os dias. É sempre melhor tentar não chegar a esse número, e preferir carboidratos sem açúcar para não consumir calorias vazias.

Alimentos com ácidos graxos

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No caso dos benéficos ácidos graxos, uma grama equivale a 9 calorias; portanto, o cálculo é diferente do que fazemos no caso de proteínas e carboidratos. O número será de cerca de 0,75 do seu peso corporal total.
Somando esses três fatores, você pode calcular como dividir sua ingestão diária de calorias ao longo de diferentes refeições.

Você já conseguiu seu objetivo desta maneira? Viu que não era tão difícil? Afirmamos que assim você estará muito bem alimentado.


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