Caminhar, uma atividade saudável

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

caminhada atividade saudavel

Hoje em dia não há médico que não aconselhe seus pacientes há fazer uma caminhada diária. É uma maneira saudável eficaz, ao alcance de praticamente todos, independentemente de idade ou condição física.

Mas há várias maneiras de caminhar. Uma coisa é sair para dar uma volta “olhar as vitrines” sempre parando cada vez que algo nos chama atenção. Caminhar por um parque ou andar lentamente e desfrutando de uma bela manhã de sol, outra coisa é fazer caminha com espirito esportivo, ritmo acelerado, exigindo os músculos a trabalhar a fundo e estimular a ação do coração e pulmões.

Uma boa forma de caminhar

caminhada atividade saudavel

O que vou propor aqui é outra maneira especifica de caminhar: caminhada na consciência.

Coloque roupas e sapatos confortáveis e preste atenção com estado do seu corpo. Apoie fortemente as solas dos pés no chão e comece a caminhar sentindo o movimento da parte dar pernas da circulação do quadril (articulação do quadril ao fêmur). Sentir o contato do solo com as solas dos seus pés. Note que seus joelhos não estão tenso e deixe seus braços se movimentar livremente.

Dentro de minutos você terá alcançado um ritmo equilibrado. Observe então sua respiração: se você a sente muito curta trate de aprofundá-la especialmente a espiração puxe bem o ar e solte devagar. Você pode perceber que as batidas do seu coração esta um pouco mais acelerada, mas não deve causar desconforto. A caminhada é mais harmoniosa e terá uma sensação de bem estar em todo o corpo.

Onde realizar uma caminhada na consciência

Exija para sua caminhada um lugar tranquilo, não muito cheio o mais silencioso o possível. Se caminhar pela rua perceba a presença de outras pessoas ao seu redor mas não se distraia, não perca contato com suas próprias sensações.

Se você pode caminhar em um espaço em que não tenha muita gente ao seu redor, como um parque, um club, poderá canalizar seus pensamentos e meditar enquanto caminha.

A frequência da caminhada

caminhada atividade saudavel

Em geral, se considere que meia hora de caminhada por dia é o suficiente para conseguir melhorias significativas. A caminhada ajuda a fortalecer o coração e tonificar as musculaturas e tem efeitos benéficos sobre diversas funções orgânicas: melhora a respiração, facilita o funcionamento gastrointestinal, regulariza a tensão arterial, normaliza o teor de gordura no sangue, estimula o fortalecimento dos ossos e promove um sono reparador.

A caminhada habitual ajuda a restaurar o fluxo de energia, e como consequência melhora o rendimento de energia e consequentemente o rendimento intelectual, ajuda a superar a depressão e em geral melhora a qualidade de vida.

Pode parecer incrível que um exercício tão simples e econômico tenha tantas vantagens: você só precisa provar!
Encontre um tempo e um lugar e ponha em prática este exercício que falei hoje. Se conseguir adquirir o hábito o esforço vai ser recompensar.

Entre nessa onda e tenha uma vida mais saudável!


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com