Benefícios e propriedades do magnésio

Author Google Plus - Dicas dieta

beneficios e propriedades do magnesio

Graças ao magnésio eliminamos o excesso de substâncias químicas nocivas, assim como metais pesados e outras toxinas. É fundamental também par ter níveis mais elevados de energia e força muscular.

Melhor com magnésio

O magnésio é fundamental para o fortalecimento dos ossos, músculos, sangue e tecidos. O corpo precisa dele para produzir energia, para sintetizar as proteínas e as gorduras, para a atividade muscular, para as diversas funções do sistema nervoso, além de usá-lo para metabolizar entre outros componentes o cálcio.
A verdade é que mais de 75% da população sofre com a ausência de magnésio. Ele, assim como a vitamina D, possui múltiplas funções, dentre os quais se torna indispensável para nosso organismo e podem causar também diversos prejuízos por sua falta na dieta.

Evite a ausência de magnésio

beneficios e propriedades do magnesio

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos informou que 2 em cada 3 pessoas não obtêm em sua alimentação diária a quantidade mínima de magnésio que precisam para ter uma boa saúde, que seriam de 300 a 420 miligramas por adultos ao dia. Além disso, há muitos casos de pessoas que devido às tensões, genética, doença ou consumo de farmacêuticos já trazem uma deficiência prévia deste mineral. Um exemplo poderia ser expulsá-lo pelo consumo de diuréticos que se usam no tratamento da hipertensão ou qualquer outra dolência associada.

Mantendo os níveis de magnésio sempre estável você pode aplicar sintomas como câimbras nos músculos, diminuir o açúcar no sangue, prevenir doenças do coração, acabar com as enxaquecas, fortalecer o aparelho ósseo-articular e atrasar o processo de envelhecimento, evitando doenças como o Parkinson, artrite, artrose e outras doenças.

Os alimentos mais ricos em magnésio

beneficios e propriedades do magnesio

São muitas as pessoas que poderiam manter os níveis de magnésio levando uma alimentação variada sem ter que consumir complementos. Como já foi dito, as folhas verdes nos garantem a presença de magnésio graças à sua clorofila, mas também influenciam outros fatores como o terreno em que são cultivados.

Os cultivos orgânicos geralmente têm mais magnésio porque os fertilizantes favorecem o nitrogênio, fósforo e potássio no lugar deste. Outros fatores como o meio ambiente e o tipo de água utilizada também influenciam em sua concentração. Abaixo se encontra uma lista com os alimentos que são ricos em magnésio, expressados em miligramas para cada 100 gramas:

– O farelo de arroz integral contém 781 miligramas.
– As Algas Agar secas contêm 770 miligramas.
– As cebolas contêm 640 miligramas.
– As folhas de coentro secas contêm 694 miligramas.
– As sementes de abóbora secas contêm 535 miligramas.
– O cacau em pó sem açúcar contém 500 miligramas.
– O manjericão seco como tempero contém 422 miligramas.
– As sementes de linhaça contêm 392 miligramas.
– As sementes de cominho contêm 366 miligramas.
– As nozes do Brasil contêm 376 miligramas.

Mais alimentos também muito ricos em magnésio que seguem a lista anterior são: a salsa, a farinha de sementes de sésamo, a manteiga de amêndoas, castanha de caju torrada, soro de leite, bananas desidratadas, milho, alho-poró, salmão fresco, folhas de cebola desidratada, entre outros.

Complementos com magnésio

Há vários tipos de complemento que são utilizados no mercado: o cloreto de magnésio, o carbonato de magnésio e o citrato de magnésio são os mais populares, que além de ajudam a regular a atividade intestinal, possuem um efeito suave laxante.

Para casos onde se quer facilitar a biodisponibilidade o glicinato de magnésio é ideal, pois a glicina é um aminoácido que favorece a absorção. O consumo de magnésio também nos garante a capacidade de absorver melhor outros minerais, como por exemplo o cálcio. Para assegurar que seja totalmente benéfico sobre nossa saúde o ideal é ter medidas similares de cálcio e magnésio.

O caso é que o magnésio ajuda a manter o cálcio nas células, além de ajuda-las a trabalhar mais e melhor. Esta interação melhora a pressão arterial alta, a angina do peito e as arritmias cardíacas. É também um grande complemento da vitamina K2 e da vitamina D, para todo tipo de afecções, pois trabalham sinergicamente, colaborando-se entre elas.

Como identificar a falta de magnésio

Também somente 1% do magnésio circula no sangue, o qual faz com que seja bastante difícil detectar sua falta com apenas uma análise da mesma. Uma análise da urina ou do epitélio sublingual poderá orientar, mas não será algo definitivo. Na realidade nenhum exame de laboratório é tão eficiente, pois o magnésio está distribuído entre diversos componentes e tecidos que se torna complicado.

Os primeiros sintomas que aparecem na ausência de magnésio e que deveríamos tomar cuidado são: perda do apetite, dor de cabeça, cansaço, fraqueza, náuseas e vômitos.

Se ignorarmos esses sintomas, pode-se agravar, chegando a apresentar com níveis baixíssimos de magnésio: dormência e formigamentos, mudanças de personalidade, arritmia cardíaca, convulsões, contrações musculares e câimbras.
Quando a pessoa já tem algum problema de saúde o normal e natural é que o organismo solicite mais magnésio do que o mínimo recomendado, alguns dos problemas ou circunstâncias que podem aumentar a demanda deste apreciando componente são:

– Um sistema digestivo com dificuldade para absorver o magnésio.
– O abuso do álcool também reduz os níveis de magnésio.
– Rins em péssimo estado de saúde podem sofrer perdas na urina.
– Também a diabetes pode levar a perdas na urina.
– Pessoas idosas, pois a absorção diminui com a idade.
– Alguns antibióticos, medicamentos diuréticos e tratamentos anticancerígenos.

Benefícios do magnésio

beneficios e propriedades do magnesio

O magnésio é fundamental para a fixação de cálcio e fósforo nos ossos e dentes. Seu consumo nas quantidades recomendadas previne a osteoporose e as cáries.

1 – Efeito Antiestresse: O magnésio é um tranquilizante natural que intervém nas transmissões nervosas e mantém ativos os neurônios. Se você quer ter seu sistema nervoso em bom estado e se sentir relaxado e alegre, se ocupe com os benefícios do magnésio, os quais influenciam diretamente na produção de serotonina, hormônio que traz felicidade.

2 – Mais energia: como já foi explicado, o magnésio é necessário nos processos metabólicos que permitem a obtenção de energia. Se você deseja ter mais força muscular, o magnésio é a solução! Sinta-se com mais energia e mais ativa.

3 – Fortalecimento de ossos e dentes: O magnésio ajuda na fixação de cálcio e fósforo nos ossos e dentes, o qual faz com que você se sinta saudável e forte. Ao consumir magnésio nas quantidades indicadas, você estará prevenindo a osteoporose e as cáries.

4 – Cuidado com os rins: o equilíbrio entre o cálcio e o magnésio é essencial para a vida. Ao mobilizar o cálcio, o magnésio é capaz de destruir os cálculos renais, desse modo você terá os níveis adequados que te farão ter rins mais saudáveis.

5 – Alivia a prisão de ventre: O magnésio limpa nosso organismo, ao atuar como um laxante suave é capaz de eliminar as toxinas presentes em nossos intestinos, favorecendo sua evacuação. Também controla a proliferação da flora intestinal.

6 – Previne doenças cardiovasculares: Nada como o magnésio para relaxar o músculo cardíaco e prevenir arritmias, além de ter um importante papel em muitas das reações que ocorrem no coração.

7 – Dores menstruais: O magnésio favorece o equilíbrio hormonal e é capaz de prevenir e diminuir as cólicas menstruais.

8 – Boas digestões: o íon magnésio forma parte da saliva, solução aquosa que tem entre outras funções a lubrificação do alimento e o começo de sua digestão. Este íon também se encontra na composição de sucos gástricos. Por outro lado, o magnésio é capaz de controlar os ácidos estomacais, favorece a digestão e atua como um laxante suave.

9 – Relaxamento muscular: O magnésio influencia diretamente no relaxamento muscular, evitando câimbras e lesões. Os baixos níveis deste íon aumentam o acúmulo do ácido láctico incrementando as dores, a rigidez e as contrações musculares.
10 – Reduz a pressão arterial: o magnésio é um eletrólito essencial para manter o equilíbrio dos líquidos corporais, desta forma tem um papel primordial no controle de uma pressão arterial adequada.

11 – Previne partos prematuros: O magnésio é muito importante para as gestantes, é por isso que devem consumir diariamente entre 320 a 380 miligramas de magnésio. Este mineral previne que ocorram partos prematuros mantendo o útero relaxado até o momento do nascimento.

12 – Mantém o pH corporal: O magnésio regula qualquer desequilíbrio do pH corporal, fazendo com que não ocorra danos aos tecidos e órgãos.

13 – Contra a insônia: A melatonina é um hormônio que entre suas tantas funções que influenciam na regulação do sono. As deficiências de magnésio, ao influir sobre este hormônio, provocam o aparecimento dos transtornos do sono.

14 – Diabetes: o magnésio previne à diabetes, possibilitando o controle dos níveis de açúcar no sangue. Mediante o aumento da liberação de insulina esta substância permite a incorporação de açúcares nas células, diminuindo sua concentração no sangue.

Magnésio para que serve?

O magnésio é fundamental para a saúde das células. É muito importante para manter estável o sistema nervoso como também para a produção dos aminoácidos.

Ao aumentar os níveis do mineral é possível que o organismo possa levar a cabo a regeneração das células, prevenindo o desenvolvimento de doenças degenerativas.

Dessa forma, é necessário consultar um médico especialista para saber a necessidade de ingerir um suplemento, dado que difícil poder ser obtido de fontes alimentícias, já que os alimentos que seriam ricos, são deteriorados devido aos cultivos nos quais se utilizam fertilizantes químicos e devido à poluição industrial.

Cloreto de magnésio para que serve

beneficios e propriedades do magnesio

O cloreto de magnésio é um composto de cloro e magnésio que trazem incríveis benefícios para a saúde. Ele consiste num composto químico o qual se encontra constituído por cloro e magnésio. Embora se trate de um composto que na verdade possui uma ampla variedade de aplicações na indústria, se transforma num excelente composto para nossa saúde, tanto que cumpre com uma série de funções importantíssimas no organismo.

De fato, você sabia que muitas doenças aparecem como consequência da falta de cloreto de magnésio em nossa alimentação diária? Também influencia a ausência de quantidades adequadas, de maneira que nosso próprio organismo não seja capaz de aproveitá-lo ao todo.

Precisamente são as propriedades do cloreto de magnésio que determinam que se trate de um composto que não poderia faltar numa alimentação variada e equilibrada. Mas como ocorre com qualquer outro princípio ativo, devemos saber que apresenta uma série de contraindicações determinadas.

São várias as contraindicações apresentadas pelo cloreto de magnésio. Entre as mais importantes podemos mencionar, sobretudo, três:

Insuficiência renal: apesar de ser um princípio ativo bom para o bom funcionamento dos rins, dado que pode formar cálculos renais não se aconselha no caso de insuficiência renal.
Diarreia: por ser um laxante natural, não é recomendado em caso de diarreia.
Colite: da mesma forma que não se aconselha o consumo de cloreto de magnésio para a diarreia, também não se indica em caso de colite.

Cloreto de Magnésio emagrece?

Você sabe como se toma o cloreto de magnésio para perder peso? São muitos os testemunhos que nos mostram os benefícios do cloreto de magnésio para emagrecer. No entanto, eis a pergunta: o cloreto de magnésio emagrece? Entenda!

Todos os dias surgem novos suplementos e componentes alimentares dentre os quais se atribuem maravilhosos efeitos para emagrecer. O cloreto de magnésio é mais um deles. Já quase não há dúvidas de que as excelentes propriedades do cloreto de magnésio e de seus benefícios na grande variedade de doenças, no entanto, o cloreto de magnésio realmente serve para emagrecer?

O cloreto de magnésio é a forma mais frequente em que o magnésio pode ingressar ao organismo, através de suplementos alimentares.

São tantas e variadas às propriedades que se atribuem ao cloreto de magnésio, que não é estranho que também seja um sinal de que seja bom para perder peso; mas… Seguramente, você se pergunta: é possível emagrecer com cloreto de magnésio? E se sim, como e por quê? Pois bem, vamos à resposta certa!

Benefícios do cloreto de magnésio para perder peso

Para saber se existe algum fundamento que apoie a teoria de que o cloreto de magnésio serve para emagrecer, convém revisar para que serve o cloreto de magnésio no organismo e como suas propriedades poderiam ser benéficas para emagrecer.

Combate a ansiedade

De tal modo, evita as compulsões, produto de comer por estar ansioso. Sua ação se centra fundamentalmente no sistema nervoso e muscular, favorecendo a transmissão neuromuscular e o relaxamento, porque sua função seria essencial em casos de estresse e exaustão, tanto físico como mental.

Em tal sentido, poderia se especular que o magnésio e seus suplementos na forma de cloreto, ajudariam a harmonizar os estados de ansiedade que com frequência te acompanham quando você está com sobrepeso e te submete a uma dieta de emagrecimento.

Favorece a digestão

De tal modo, você pode aproveitar os nutrientes e não sentir fome. Além disso, evita os inchaços e flatulências que se produzem quando há problemas de digestão lenta que impedem o trânsito intestinal normal. O cloreto de magnésio também te ajudará a combater a prisão de ventre.

Melhora a mobilidade

Você já sabe que o exercício é fundamental para se manter ou ficar em forma. Na medida em que o cloreto de magnésio beneficia o funcionamento musculoesquelético, assim, te permite estar ativa e queimar mais calorias, o que contribui para a perda de peso.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

1 comentário em “Benefícios e propriedades do magnésio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com