Benefícios do tomate

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beneficios do tomate

O tomate é um dos vegetais que mais saborosos e benéficos para a saúde, estando ao alcance de qualquer pessoa, e forma parte de muitas dietas para perder peso.

O tomate pode ser consumido cozido, pode ser cru (bem lavados) assado, cozido em molho, numa bebida como suco ou sopa, é um alimento nutritivo, acessível e refrescante. No entanto, os benefícios do tomate que diz respeito à saúde podem ser mais elevados do que os remédios que o homem inventou. E, até agora, nenhuma medicação conseguiu ter muitas propriedades terapêuticas como têm sido revelado com o tomate, uma vez que pode prevenir o câncer e acidente vascular cerebral, em além de combater muitas outras doenças.

Os benefícios do tomate

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O tomate é um desintoxicante conhecido. Além expelir toxinas devido ao seu efeito diurético, é também responsável pela remoção do ácido úrico e redução do colesterol. Não é de se admirar, portanto, que um estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, revelou que as pessoas que consumiram este alimento regularmente tinham metade do risco de ataque cardíaco do que aquelas que não consumiram. O estudo comparou 1.300 americanos e europeus que tinham sofrido um ataque cardíaco com o mesmo número de indivíduos que nunca tinham sofrido.

A conclusão é clara: a diferença foi encontrada no consumo de tomate. A substância que, de acordo com todos os estudos, é responsável por esse resultado é o licopeno, um pigmento que dá a cor vermelha a ele. O licopeno também é encontrado em melancias, cenouras, damascos e Grapefruit. A diferença é que o tomate é a maior proporção que este pigmento tem, na medida em que proporciona 90% do necessário para o organismo.

Os diferentes tipos de tomate

beneficios do tomate

Existem diferentes tipos de tomates, os redondos, pêra, cru e de Montserrat, entre outros, mas, em termos gerais, todas estas variedades compartilham as mesmas propriedades nutricionais: eles são uma fonte de potássio, fósforo e magnésio (necessário para a atividade normal dos nervos e músculos), que nos dá uma quantidade significativa de vitaminas B1, B2, B5, E e, especialmente, C e A, ou seja, betacaroteno ou pró-vitamina A.

Benefícios do tomate para emagrecer

beneficios do tomate

O tomate contém aproximadamente 14 calorias em apenas 100 gramas. Esta característica, combinada com seu poder diurético, faz com que seja um aliado excepcional na dieta e controle de peso.

É também um alimento rico em licopeno, um pigmento de planta da família dos carotenóides que dá a cor vermelha ao tomate. O licopeno tem propriedades antioxidantes e numerosos estudos demonstraram que seu consumo regular ajuda a reduzir alguns tipos de doenças, tais como próstata, pulmão e câncer do trato digestivo- e o risco de doença cardiovascular. Eles também têm demonstrado efeitos positivos na prevenção da síndrome da degeneração macular e aterosclerose, a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 65 anos.

Propriedades Nutricionais do Tomate

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Os tomates são excelentes fontes de vitaminas, fibras e minerais, e ajuda a perder peso, qualquer um pode se beneficiar dos tomates, independentemente da idade e se buscam perder peso. Os tomates cortados em cubos (cerca de 180 gramas) fornecem quase a metade do requisito diário de vitamina C. Contêm Vitamina A, K, B6, B1 e vitamina E, e de potássio, ácido fólico, magnésio, ferro e proteína. Já se convenceu de que a dieta do tomate é uma verdadeira cura para a saúde além de um aliado para perder peso?

Benefícios e propriedades do tomate cereja

beneficios do tomate

O tomate cereja é uma variedade que se distingue por seu tamanho. É menor e tem uma forma parecida com a cereja. Seu sabor é mais doce e saboroso, e pode se adaptar a diferentes pratos gastronômicos.

Além disso, o tomate cereja contém vitamina A, B, C, K, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, potássio, zinco, cobre, sódio, iodo, antioxidantes, fibra, licopeno e ácido fólico.

Mas a parte de conter estes numerosos nutrientes, consumir tomate cereja nos ajuda a manter os músculos e nervos do corpo saudáveis e graças a suas baixas calorias, são ideais para a dieta.

Também ajuda a melhorar a resistência frente às infecções, ajuda a prevenir os problemas cardíacos e o câncer.
É muito recomendado para melhorar a saúde das gestantes e seu feto.

Receitas com Tomate

Molho de tomate caseiro

Aqui ensinaremos como fazer molho de tomate, você vai se surpreender com o sabor desse molho!

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Ingredientes

– 2 quilos de tomates maduros cortados ao meio e sem semente
– Sal a gosto
– Folhas de manjericão a gosto
– 1 pitada de cominho
– 2 dentes de alho amassados
– 1 cebola pequena picada
– 6 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo

Numa panela coloque o tomate e deixe até amolecer. Em seguida passe numa peneira. Leve ao fogo o azeite de oliva e refogue a cebola e os dentes de alho. Junte o tomate e uma pitada de cominho. Cozinhe em fogo baixo. Acerte o sal e finalize com as folhas de manjericão.

Tomate Recheado

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Ingredientes

– 4 tomates médios
– 100 gramas de cheiro verde
– 1 pitada de orégano
– 1 pitada de ervas finas
– Sal a gosto
– 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem (opcional)
– 2 colheres de sopa de parmesão ralado

Modo de preparo

Lave os tomates tire a tampa superior e com uma colher retire as sementes e a parte mais líquida. Feito isso reserve esta parte.

Junte as partes internas do tomate com a ricota, as ervas finas, o cheiro verde e o sal e bata no liquidificador ou mixer. Caso a mistura fique muito líquida adicione mais um pouco de ricota até ficar no ponto de patê cremoso.
Polvilhe o orégano e uma pitadinha de sal nos tomates abertos. Cuidado para não salgar os tomates.

Com a ajuda de uma colher, recheie os tomates com a mistura da ricota, encha até a boca. Feito isso coloque os tomates em uma travessa ou assadeira pequena. Polvilhe o parmesão.

Leve ao forno em uma temperatura alta, por aproximadamente 10 min ou até os tomates enrugarem.

Suco de tomate

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Ingredientes

– 1 xícara de tomate cortado em cubinhos
– Suco de 1 limão
– 2 gotas de molho de pimenta.

Modo de Preparo

No liquidificador, misture todos os ingredientes com 50 ml de água;

Observação: Você deve tomar o suco de tomate meia hora antes do almoço e do jantar.

Agora você conhece tudo sobre o tomate, já pode adicioná-lo mais em sua dieta diária.


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