Benefícios do repolho

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios do repolho

As propriedades depurativas do repolho fazem desta hortaliça um vegetal ideal para realizar uma dieta para perder peso. Graças aos benefícios do repolho para emagrecer você pode perder alguns quilos de forma saudável e efetiva, além de favorecer sua saúde em general por seu conteúdo em vitaminas e minerais.

As propriedades depurativas do repolho surgem de sua composição química. Em termos gerais, o repolho possui um alto teor em vitaminas e minerais, assim como também de fibra e água. Estes dois últimos componentes são a base das propriedades depurativas do repolho.

Minerais:

– Potássio
– Cálcio
– Magnésio

Vitaminas:

– Provitamina A
– Ácido fólico
– Vitamina C
– Vitamina E
– Niacina

Com base em seu teor em vitaminas e minerais, mostraremos quais são os benefícios do repolho para perder peso.

– É um alimento com uma grande quantidade de água, o que o converte num vegetal com baixo teor calórico de 26 calorias por cada 100 gramas do alimento, porque se trata de um alimento de baixa densidade calórica.
– Por seu teor em magnésio, fibra e água é um alimento que ajuda no bom funcionamento do intestino, melhorando notavelmente o movimento intestinal. Da ação destes elementos é que surgem as propriedades depurativas do repolho.
– Seu teor em vitamina C, E e de antocianinas, faz deste vegetal um alimento antioxidante; permitindo o bom funcionamento celular.

Além destes benefícios do repolho para perder peso, é necessário dizer que ele tem outras propriedades como:

– Ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico.
– Melhora a visão, o estado da pele, o cabelo, ossos, etc., a partir de seu conteúdo em vitamina A.
– Ajuda na formação de glóbulos vermelhos e brancos.

Como pode observar, o repolho tem muitas vantagens e pouquíssimas desvantagens, só é preciso ter a precaução de comer aquelas pessoas que sofre de úlceras ou gastrite aguda, colón irritável, entre outros. Para elas a recomendação é consumi-lo em progressão:

1 – Em sopas ou caldos.
2 – Cozido, misturado com purês.
3 – Crus subdivididos.

O passo de uma etapa a outra dependerá de como você se sentir. De qualquer forma, você tem a possibilidade de consumi-lo beneficiando-se com as propriedades depurativas do repolho.
Antes de qualquer coisa, não se esqueça de consultar com o seu médico.

Propriedades do repolho roxo

beneficios do repolho

O repolho roxo é um tipo de repolho que, em certo sentido, possui todas as características que o repolho, porém, podemos encontrar também no inverno.

Pode ser consumido tanto cru quanto cozido, ou em forma de guarnição, embora para poder conseguir dele todos seus benefícios e propriedades, é muito recomendado fervê-lo primeiro uns 5 minutos aproximadamente em água salgada com um pingo de limão.

Para que o repolho roxo não perca suas vitaminas e nutrientes, o ideal é cozinha-lo ao ponto (uns 40 minutos aproximadamente em forno baixo).

Benefícios do repolho Roxo

beneficios do repolho

Conta com um antioxidante muito bom para a vista, o sistema imunológico e o coração, chamado antocianina, que é precisamente o pigmento que dá essa cor roxa quase púrpura tão característica do repolho roxo.

Precisamente, graças à sua ação antioxidante é anticancerígeno, e se destaca por seu grande conteúdo em selênio, que ajuda a proteger nosso coração, previne e combate diversos tipos de câncer, reduz a tensão e ainda previne a esterilidade masculina.

Além disso, em sua composição também encontramos o ácido fólico, a vitamina C, vitamina B3 e o zinco.

Valores nutricionais do repolho roxo

– Calorias: 25 calorias a cada 100 gramas de repolho.
– Vitaminas: vitamina C, betacarotenos e provitamina A.
– Rico em fibra.
– Minerais: enxofre

Repolho engorda ou emagrece?

Comer repolho não engorda, ele é ideal para quem faz dieta, pois ele ajuda a emagrecer por conter poucas calorias, somente engorda se caso for ingerido excessivamente, mas isso é difícil acontecer.

Receitas com repolho

Charuto de repolho

beneficios do repolho

Aprenda esta deliciosa receita de charuto de repolho, você vai amar!

Ingrendientes

– 500g de carne moída
– 10 folhas de repolho
– 4 colheres de arroz integral
– 1/2 cebola picadinha
– 3 dentes de alho picadinhos
– Pimenta do reino
– Tempero a gosto

Modo de preparo

Primeiro retire os talos das folhas do repolho. Se for possível tente cortar o talo e não retirar ele todo. Caso você não consiga, corte o talo, mas tente deixar as folhas com menos buracos possíveis.

Encha uma panela com água e deixe no fogo até ferver. Quando a água estiver fervendo coloque as folhas de repolho delicadamente na panela e tampe. Deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Este processo deixará as folhas mais molinhas facilitando na hora de enrolar os charutos.

Como esta receita vai arroz integral e ele demora mais tempo para cozinhar, pegue uma panela pequena adicione o arroz e um pouquinho de água (como se você estivesse preparando o arroz normalmente). Caso você utilize o arroz branco pule esta etapa (coloque-o cru com a carne).

Próximo passo em uma vasilha misture a carne moída crua, a cebola e o alho picadinhos, a pimenta do reino e o tempero que você preferir. Adicione o arroz integral pré cozido ou o arroz branco cru. Misture tudo.

Retire as folhas de repolho do fogo. Pegue cada uma delas e coloque um pouquinho da mistura que acabou de fazer (o charuto deve ser mais ou menos do tamanho de um quibe). Enrole o repolho em volta da carne até o final da folha, dobre no sentido do meio do charuto as pontas da folha que ficaram sem recheio. Assim cada charuto irá ficar fechado.

Salada de repolho

beneficios do repolho

Ingredientes

– 1/2 repolho médio cortado em pedaços
– 2 filés de frango cozidos e desfiados
– 1 colher de sobremesa de óleo
– 1 xícara de chá de erva doce picada
– 1 cebola pequena picada
– 1/2 pimentão vermelho picado
– 1 cubinho de caldo de galinha
– 1/2 xícara de chá de queijo prato cortado grosso (pode ser requeijão light)

Modo de preparo

Cozinhe levemente o repolho e o frango separadamente com sal. Retire o repolho, escorra e reserve. Em seguida desfie o frango e reserve. Em outra panela refogue no óleo a erva doce e a cebola, acrescente o caldo de galinha. Mexa bem e espalhe sobre o repolho reservado. Depois acrescente o frango desfiado, o pimentão e polvilhe com queijo. Leve para gelar antes de servir.

Torta de Repolho

beneficios do repolho

Ingredientes

– 1 xícara de chá de cheiro verde picadinho
– Sal e pimenta do reino a gosto
– 1 cebola grande picadinha
– 3 tomates inteiros picadinhos
– 50 gramas de queijo parmesão ralado
– Alho desidratado
– Cebola em flocos
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 repolho pequeno fatiado bem fininho
– 6 ovos
– 1 xícara de farinha de linhaça

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes, colocar a massa em uma forma untada e levar ao forno médio até dourar.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com