Benefícios do rabanete

beneficios do rabanete

Quando pouco nos interessam alguma coisa, dizemos “isso não nos importa muito”, mas sabemos que a raiz desta planta é muito nutritiva. Em geral, elas são muitas vezes consumidas cruas como parte de saladas, mas também podem ter outras formas. Este vegetal vermelho contém propriedades benéficas para a saúde e o corpo humano, por isso, não pense duas vezes para incorporar em sua dieta.

Benefícios do rabanete

– Devido a seu alto teor em água, os rabanetes têm possuem poucas calorias, umas 16 calorias por cada 100 gramas, é por isso que faz parte de muitas dietas de emagrecimento. Pois, adicionar rabanete em pratos que você coma durante sua dieta como, por exemplo, em sopas de verduras ou em saladas. Potenciarão seu sabor sem adicionar nenhuma grama de calorias.

– Outro dos benefícios do rabanete é que supõe uma grande quantidade de vitamina C e uma conseqüente ação antioxidante que é benéfica para a formação dos dentes, ossos e aumento dos glóbulos vermelhos.

– Assim mesmo, também destaca seu alto teor em fibra, muito favorável para o sistema digestivo, o trânsito intestinal e também para sentir sensação de saciedade. Porque, comendo rabanete você conseguirá reduzir a prisão de ventre e poderá seguir adiante com sua dieta porque não sentirá apenas fome.

– E quanto aos minerais, cabe ressaltar a quantidade de potássio, adequado para o sistema nervoso central e o iodo que regula e permite um correto funcionamento da glândula tiroide, permitindo um saudável crescimento do metabolismo.

– O rabanete também é conhecido por suas propriedades diuréticas, ou seja, estimula nosso organismo a eliminar pela urina, ajudando, assim, a retirar pedras e areias dos rins e da vesícula e a limpar nosso corpo prevenindo o aparecimento de celulite.

Este artigo é meramente informativo, não podemos receitar nenhum tratamento médico, nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Aconselhamos-te a consultar um médico especialista se caso apresentar qualquer tipo de sintoma.

Propriedades do rabanete

beneficios do rabanete

O rabanete pertence à família das crucíferas, se encontra em quase toda Europa e se estendeu por todo o mundo.

– O elemento ativo do rabanete é o azeite de mostarda que se libera da sinigrina glicosídeo por meio do fermento na raiz ralada.
– Encontra-se também sacarose, asparagina, glutamina e ácidos orgânicos.
– Tem propriedades antibióticas, diuréticas e estimulantes.
– É utilizada como excitante da pele em forma de sinapismo para dores musculares, nervosos, gástricos e reumáticos.
– Pode-se utilizar também em casos de picaduras de insetos e frieiras.
– Muito diluído pode usar-se em uso externo para sardas, manchas de origem hepática e acne vulgar.
– Interiormente, o rabanete excita todas as glândulas das vias gastrointestinais, incluindo o fígado e o pâncreas.
– Pode usar-se na alimentação de enfermos de digestão frágil.
– Atua como excitante das funções renais e de modo curativo nas infecções bacterianas dos rins, da pélvis renal e da bexiga.
– Tem efeitos bactericidas que ajuda na excreção das mucosas e suaviza a tosse dos catarros faríngeos, bronquiais, pulmonares e nas anginas.
– É muito provável uma influência direta e favorável em todo o metabolismo.
– Tomar conjuntamente rabanete e mel, durante longo tempo, exerce uma excitação geral das glândulas e do metabolismo. Também ajuda o fígado na eliminação das gorduras.
– Uma das melhores hortaliças com propriedades digestivas. Estimula a criação de bactérias benéficas para o trânsito intestinal, uma vez que combate as bactérias prejudiciais.
– Também é favorável para quem tem reumatismo e gota.
– O suco de rabanete exerce um excelente efeito benéfico no fígado e os ductos biliares. Incrementa a produção de bílis pelas células hepáticas, suprime as retenções biliares, influi favoravelmente nas inflamações dos ductos biliares de todo tipo, assim como na formação e cálculos renais.
– O consumo de suco ou fresco por meses pode alcançar a cura completa da doença de cálculos biliares, além de obter um estilo de vida saudável.

Rabanete calorias e nutrientes

beneficios do rabanete

– Calorias: 14mg
– Proteínas: 1mg
– Carboidratos: 2,7mg
– Fibra: 1mg
– Cálcio: 34mg
– Ferro: 1,3mg
– Iodo: 16 mg
– Magnésio: 11mg
– Zinco: 0,13 mg
– Sódio: 59mg
– Potássio: 240mg
– Vitamina B1: 0,04mg
– Vitamina B2: 0,02mg
– Vitamina B3: 0,4mg
– Vitamina B6: 0,1mg
– Vitamina C: 20mg
– Nitrato: 286mg

Tem uma alta porcentagem de água e pouquíssimas calorias, dessa firma pode adicioná-lo nas dietas de emagrecimento.
O rabanete é uma hortaliça que se consome preferentemente crua, em saladas, como acompanhamento em sopas, arroz e como lanche.

Contém vitaminas do grupo B, C, minerais como o potássio, iodo, magnésio ou ferro, fibra, etc.

O rabanete possui propriedades imunológicas e estimulantes, antimicrobianas, antioxidantes, espectorantes, diuréticas e digestivas.

Receitas com Rabanete

Salada de peito de peru com rabanete

beneficios do rabanete

Ingredientes

– 3 colheres de sopa de suco de limão natural
– 1 colher de sopa de azeite de oliva
– 1 colher de sopa de mel
– 3 colheres de sopa de molho de mostarda
– 3 colheres de sopa de cheiro verde
– 100 gramas de alface cortada
– 1 unidade de maçã verde
– 10 unidades de tomates cereja
– 100 gramas de ervilha congelada
– 100 gramas de pepino
– 200 gramas de rabanetes
– 200 gramas de peito de peru assado

Modo de preparo

Cozinhar no vapor as ervilhas e esfriar. Desfiar o peito de peru. Reservar. Lavar os rabanetes, o pepino, os tomates, a maçã, o cheiro verde, a alface e o limão.

Cortar o rabanete e fatiá-lo com a casca, fatiar também o pepino, a maçã com a casca e logo após cortá-la em palitos, enrolar as folhas de alface como um charuto e cortar bem fininha, picar o cheiro verde e tirar o suco do limão.

Misturar o rabanete, o peru, a ervilha, o pepino, a maçã, a alface e o cheiro verde.
E está pronta sua salada.

Picles de Rabanete

beneficios do rabanete

Ingredientes

– Folhas de salsinha
– 1 dente de alho inteiro sem casca
– 10 grãos de pimenta preta amassados
– 1/2 colher de chá de adoçante dietético
– 1 colher e ½ de chá de sal
– 2/3 de xícara de vinagre de álcool
– 1 xícara de água
– 10 rabanetes redondos

Modo de preparo

Limpar os rabanetes deixá-los de molho numa tigela com água e um pouco do vinagre. Depois de alguns minutos, deve-se “pescar” os rabanetes limpos. Secar e fatiar os rabanetes.

Esterilizar um pote de vidro com água fervente por 1 minuto. Retirar o vidro da água e colocá-lo de cabeça para baixo em cima de um pano de prato limpo.

Levar ao fogo a água, o vinagre, o sal e o adoçante dietético, até dissolvê-los. Despejar a mistura sobre os rabanetes, o alho e a pimenta no pote de vidro.

Deixar sem tampa e quando atingir a temperatura ambiente deve-se tampar e colocar na geladeira.

Passado 24 horas na geladeira os picles de rabanete estão prontos para serem consumidos. Se você esterilizar bem o pote de vidro, seus picles podem ficar na geladeira durante um mês.