Benefícios do pistache

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beneficios do pistache

O pistache é um dos frutos secos com mais fibra e energia, junto com as nozes e pinhões. Tem um grande teor em minerais, vitaminas, ácido gorduroso e proteínas. Ajuda a prevenir o câncer e a diabetes, para emagrecer, controlar o colesterol, para combater o estresse e para melhorar o estado cardiovascular.

Todos os frutos secos são bons, mas alguns são mais. Original do Oriente, o pistache é um dos que mais contém fibra e energia, junto com as nozes e pinhões. Além disso, tem um grande teor em minerais, vitaminas, ácido gorduroso, proteínas e micronutrientes saudáveis.

Tomados regularmente e com moderação, o pistache ajuda a prevenir o câncer e a diabetes, para emagrecer, baixar o colesterol, combater o estresse e para melhorar o estado cardiovascular.

A doutora Nieves Palacios, especialista do Centro de Medicina do Esporte de Madrid, destaca “as propriedades nutricionais do pistache”, já que uma porção de 30 gramas (em torno de 50 unidades deste alimento) contém 160 calorias, 3 gramas de fibra, 6 gramas de proteínas, 7 gramas de gorduras monoinsaturadas e 4 gramas de poli-insaturadas, mas nenhuma gordura saturada.

Além de antioxidantes, como as vitaminas A e C, e o selênio, uma porção deste fruto seco contém 8% do valor diário recomendado de magnésio e potássio e outros minerais como o ferro, que ajudam a “prevenir as alterações vasculares”, aponta Palacios.

Segundo esta especialista em Endocrinologia e Nutrição, o pistache “ajuda a controlar os níveis de colesterol, a inflamação e a saúde dos vasos sanguíneos e, consumidos na quantidade recomendada de 42,5 gramas diárias, para que não subam os níveis de triglicérides e tem um bom perfil de lipídios no organismo”.

Desse modo, o consumo de pistache contribui para “impedir a oxidação celular ao lutar contra os radicais livres, o que retarda o envelhecimento, e seu teor em fibra insolúvel, faz com que se retarde o esvaziamento gástrico, te traz sensação de saciedade e favorece o trânsito intestinal”, segundo a especialista.

Aliado da saúde cardiovascular

Segundo um trabalho recente publicado na revista Hipertensão, o consumo de pistache é saudável por muitas razões. Os pesquisadores da Universidade Estatal da Pensilvânia fizeram um teste com adultos não fumantes que seguiram dietas baixas em gorduras e com diferentes quantidades de pistache. Assim, foi comprovado que aqueles participantes cuja alimentação incluía estes frutos secos, apresentaram reduções na pressão arterial, na resistência vascular periférica e na frequência cardíaca em situações de estresse agudo.

Os resultados deste estudo demonstraram que os alimentos que comemos influem nas respostas fisiológicas à tensão nervosa, como o aumento da pressão arterial, que se produz por acontecimentos que nem sempre podemos evitar, como o estresse laboral, um curto prazo para realizar um trabalho ou falar em público, segundo explica a doutora Sheila West, uma das autoras.

Segundo a doutora Penny M. Kris-Etherton, outra das pesquisadoras, “estes resultados demonstraram que o pistache também tem efeitos benéficos sobre outro fator de risco cardiovascular, já que nossos estudos anteriores indicam que adicionar este fruto seco a uma dieta saudável reduz as concentrações de colesterol LDL (ruim), de um modo dependente da quantidade e aumenta as concentrações de antioxidantes no sangue”.

Por outro lado, um estudo da Unidade de Nutrição Humana de Tarragona, em que participaram 50 voluntários com níveis altos de glicose no sangue, e, portanto, uma alta probabilidade de desenvolver diabetes no futuro, foi determinado que o consumo de pistache diminui o risco de sofrer desta doença.

Os autores do estudo, que prosseguirá até 2014, partem da hipótese de que consumir pistache reduz os níveis de glicose e aumenta a sensibilidade à insulina e, diminuindo o risco de sofrer diabetes tipo 2, uma das doenças crônicas mais comuns em quase todos os países do mundo.

Esta hipótese vai se confirmando, e demonstra que as propriedades nutricionais do pistache faz suscetível de ter um potencial regulador da glicose e da insulina, segundo os investigadores da URV.

Propriedades dos pistaches

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O pistache verde, como todos os frutos secos, tem pouca água e seu teor em nutrientes é muito concentrado. Isto significa que resultam ser um alimento com grande quantidade de nutrientes em pouquíssima quantidade de alimento.

No nível de minerais contém uma grande quantidade de potássio, com valores que chegam a 70% das necessidades diárias recomendadas. Este mineral é um eletrólito que ajuda a manter uma correta transmissão nervosa, uma correta contração dos músculos como o coração e regula a pressão arterial.

Devemos ter em conta que se comparamos os níveis de potássio do pistache com a banana. Uma porção de pistache de 20 gramas ou 20 unidades nos fornece níveis parecidos de potássio que a metade de uma banana pequena.

Com o qual, podemos cobrir facilmente nossas necessidades e obter todos os seus benefícios, como promover a saúde cardiovascular, protegermos de uma hipertensão ao regular a tensão arterial e também de uma possível arteriosclerose.

Além disso, fornece um grande efeito diurético, ao contrário da retenção de líquidos, já que regula a eliminação de líquidos de nosso organismo. Esta ação é realizada juntamente com o sódio, já que o pistache contém quantidades insignificantes.

O pistache contém muito magnésio

Também nos fornece altos níveis de magnésio, cerca de 35% das quantidades diárias recomendadas em 100 gramas de pistache.

O magnésio é muito importante porque ajuda a relaxarmos, portanto, ajuda a combater efeitos do estresse, tais como ansiedade, nervosismo, irritabilidade, etc.

Ajuda na contração muscular, a conciliar o sono e, portanto, a descansar.

O magnésio tem um efeito alcalinizante para nosso corpo, interfere na síntese de alguns hormônios, ajuda a transformar os ácidos gordurosos essenciais como os da família do Ômega 3 (é um ácido gorduroso essencial para a correta função cerebral e mantém o correto estado da retina do olho).

O pistache contém cálcio

Tem um conteúdo em cálcio, que cobre 10% de nossas necessidades com a ingestão de 100 gramas de pistache. Este mineral ajuda a manter os dentes e os ossos fortes, prevenindo o aparecimento da osteoporose.

Mas, como seu teor em fósforo é maior que seu conteúdo em cálcio, a relação entre fósforo e cálcio é descalcificante.

Concretamente, seu teor em fósforo é 5 vezes maior, com o que a relação entre ambos tem um valor de 0,21, muito distante do aceitável 0.7 ou do calcificante 0.8.

Se tivermos em conta as necessidades de fósforo, 100 gramas de pistache têm quase 90% da quantidade diária recomendada deste mineral, o qual mantém o bom funcionamento do sistema nervoso central, suas conexões entre neurônios, etc. e melhora a resistência tanto física como mental.

O ferro do pistache ajuda a prevenir a anemia

O pistache tem um teor de ferro de origem vegetal que cobre os 44% de suas necessidades diárias, devemos ter em conta que o ferro é menos biodisponível e se absorve em poucas quantidades.

Apesar disso, é uma maneira de complementar e variar nossa alimentação de uma forma muito saudável, evidentemente, existe um déficit de ferro, outros alimentos que tenham mais quantidade deste mineral ou que ele seja mais biodisponível, para aliviar o quanto antes possível às consequências que pode ou ocasiona um déficit de ferro que poderia conduzir a conhecida anemia de ferro.

Outros minerais que nos fornece o pistache

São muito ricos em cobre, visto que uma porção de 20 gramas ou 20 unidades cobre quase 25% dos requerimentos.
No nível de magnésio, o pistache é considerado um fruto seco que tem uma grande quantidade deste mineral, já que contém até 60% das necessidades diárias requeridas. Conjuntamente com a vitamina B12, estes dois minerais ajudam na produção de energia e ajudam a evitar os efeitos dos radicais livres produzidos no interior de nosso corpo.

No nível dos minerais com efeitos antioxidantes, ou seja, o zinco e o selênio, 100 gramas de pistache contem 23% e 13% das necessidades diárias recomendadas, respectivamente. Ambos minerais ajudam a combater os efeitos dos radicais livres, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

O pistache é uma fonte muito importante de vitaminas dentro dos frutos secos

O pistache não só contém minerais benéficos, também contém vitaminas e outros nutrientes importantes, com efeitos destacáveis e saudáveis para nosso organismo.

O pistache contém muitas vitaminas, com diferentes efeitos:

No nível das vitaminas do complexo B, contém pequenas quantidades, com exceção da vitamina B12.
Especialmente, contém grande quantidade de 3 vitaminas do grupo B, a Tiamina (vitamina B1), que intervém no metabolismo dos carboidratos, nos proporcionando energia e com 100 gramas de pistache ganhamos até 50% da quantidade diária recomendada.

Também contém Piridoxina (vitamina B6), que intervém no metabolismo dos aminoácidos e na produção de niacina (vitamina B3). Os níveis que nos fornecem 100 gramas de pistache desta vitamina superam os valores de necessidades recomendadas diárias, ou seja, nos fornece e cobrem mais de 100%.

De ácido fólico (vitamina B9), contém 100 gramas de alimento, cerca de 25% da quantidade diária recomendada, necessária para a formação de proteínas estruturais e a hemoglobina do sangue. Um déficit desta vitamina pode transportar um aumento do risco de sofrer alguma doença cardiovascular, entre outras possíveis afetações negativas para nossa saúde.

Tem um bom teor em vitamina E, em forma de tocoferol, com um valor mínimo de 10%, ainda pode levar a níveis entre 50% das necessidades recomendadas diárias com 100 gramas de pistache. Esta vitamina tem efeito antioxidante contra muitas reações dos radicais livres, que podem ajudar a gerar algumas doenças como, por exemplo, doenças cardiovasculares, mas também tem efeito contra os causadores de um envelhecimento prematuro de pele, células e tecidos.

Uma porção de pistache contém 15% das necessidades diárias recomendadas de vitamina A, que nos ajuda na regeneração das mucosas e dos tecidos de nosso corpo, a manter em correto estado a visão, especificamente a retina.
No nível de vitamina C, contém mais de 10% das necessidades diárias recomendadas desta vitamina, que tem efeito benéfico no nosso organismo, nos fornecendo seu efeito antioxidante, ajuda as nossas defesas, tem efeito cicatrizante, etc.

O pistache é uma fonte de fitoesterois e luteína

Contém mais fitoesterois e luteína que todos os frutos secos, portanto, seus efeitos e benefícios serão também maiores. Por seu conteúdo em fitoesterois nos fornecerá os benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Por seu conteúdo em uma substância chamada luteína, um antioxidante muito potente que nos manterá nossa saúde ocular em bom estado.

Esta substancia é um fito químico, que não é considerado um nutriente essencial, mas nos fornece benefícios como prevenção das doenças cardiovasculares, a hipertensão e contra o câncer por seu efeito contra as toxinas e substâncias cancerígenas, tem um efeito antioxidante que neutraliza os radicais livres e evita a oxidação do colesterol LDL e retarda o envelhecimento.

Também contém uma substancia denominada resveratrol, é outro fito químico, que também encontramos no vinho tinto, também com efeitos preventivos contra doenças cardiovasculares e câncer.

Contém um aminoácido chamado arginina, este tem efeito vasodilatador nas veias e artérias de nosso corpo e facilita que o risco sanguíneo chegue corretamente a todas as partes e células de nosso organismo. Ideal não só para prevenir problemas circulatórios, sendo de grande ajuda naquelas pessoas que têm uma circulação difícil, pernas inchadas ou com sensação de peso e cansaço.

O consumo deste aminoácido deve ser controlado em pessoas que sofrem com herpes simples, que possa favorecer sua aparição.

Se acrescentarmos todas estas substâncias e seus efeitos, sua ação preventiva aumenta de forma considerável.

Nutrientes do pistache

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Dentre os frutos secos, existe uma variedade que é muito considerada por seu sabor e facilidade para comer, trata-se dos pistaches. Não somente é um alimento rico em nutrientes, mas também é o perfeito aliado nas ditas para aumentar o rendimento muscular.

De todos os frutos secos que conhecemos, o pistache é um dos mais apreciados por seu sabor, já que é um gosto para o paladar ingerir uma porção deste alimento, mas não só é um deleite, é uma importante fonte de benefícios para o organismo. Sobretudo, no caso dos atletas, já que nos fornece um aminoácido importante, a arginina.

Entre a infinidade de benefícios que tem o consumo de pistache, o teor de aminoácidos é um dos mais importantes. A arginina é a que mais se destaca, um aminoácido essencial na recuperação muscular, pois é o responsável por melhorar a circulação sanguínea e com isto o fornecimento de nutrientes às células do corpo, dentro das que se encontram os músculos. A arginina é um bom recuperador muscular, já que ajuda no processo de sintetização da creatina.

O pistache são uma importante fonte de antioxidantes necessários para o bom funcionamento do organismo como os carotenos, os flavonoides e os betacarotenos. Entre os nutrientes que nos fornece o pistache, não devemos esquecer as vitaminas. São ricos em vitamina E, pertencentes ao grupo B. Todas elas nos ajudarão a manter um sistema imunológico forte e protegido das agressões provenientes do exterior. Além de serem duas vitaminas importantes na manutenção e recuperação dos tecidos corporais.

O teor mineral também é alto, já que o pistache nos oferece alguns minerais necessários como o ferro, zinco, selênio ou potássio. Todos eles reguladores das funções vitais do organismo e importantes para o funcionamento correto dos diferentes órgãos do corpo.

Entre suas qualidades cabe destacar também a importância que o pistache tem na saúde da pele, pois, por ser rico em gorduras de alto poder biológico e necessário para o organismo ajudando assim a manter uma boa tonalidade. Além disso, nos ajuda na assimilação das gorduras assim como no fortalecimento dos ossos.

Desde sempre, é um alimento para se comer entre os intervalos das refeições, isso nos ajudará a manter uma boa saúde e conseguir uns músculos fortes e recuperados.

Pistache Calorias

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Apesar da crença que relaciona o consumo de frutos secos com o aumento de peso, segundo foi demonstrado nos últimos estudos realizados sobre o pistache, este fruto seco é um dos menos calóricos e pode contribuir para reduzir o índice de massa corporal em dietas de emagrecimento.

Várias investigações apoiadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos sugerem que o pistache poderia ter menos calorias do que anteriormente se havia pensado, já que algumas de suas gorduras não são totalmente digeridas pelo organismo.

De fato, consumir diariamente uma quantidade de pistache que forneça 20% do total de calorias diárias ingeridas não provoca ganho de peso, quando a dieta é equilibrada, variada e se obtém um estilo de vida saudável.

Assim foi demonstrado um estudo científico realizado sobre mulheres em torno de 20 anos de idade, que incluíram em sua dieta 2 ou 3 porções de pistache por dia (uma porção equivale a uns 28.35g), em função de suas necessidades calóricas. Depois de dez semanas, nenhuma dela havia experimentado mudanças no peso, à circunferência da cintura nem no índice de massa corporal.

Desse modo, é possível incluir como aperitivo porções controladas de pistache em programas de controle de peso, segundo foi demonstrado um estudo em que os indivíduos que consumiam 53 gramas de pistache por dia como parte de uma dieta de controle de calorias, reduziram mais seu índice de massa corporal que o grupo que consumiu biscoitos salgados durante um período de 12 semanas.

Uma porção de pistache equivale aproximadamente a umas 49 unidades e contém 165 quilocalorias, enquanto que outros frutos secos como as castanhas de caju, amêndoas, nozes e avelãs contém menos unidades e mais calorias por porção. Também cabe destacar que o pistache é um dos frutos secos mais ricos em fibra (2,8 gramas por porção) e em proteínas vegetais (6 gramas por porção).

Receitas com Pistache

Sorvete de Pistache

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Ingredientes

– 125 gramas de pistache descascado e sem sal
– 75 gramas de açúcar mascavo
– 3 gemas
– 500 ml de creme de leite

Modo de preparo

Moer a metade dos pistaches com a metade do açúcar mascavo em um processador de alimentos ou liquidificador até que forme uma “areia fina”. Com uma faca sobre uma mesa resistente, coloque somente os pistaches restantes. Em uma tigela, bata os ovos com o açúcar restante até obter uma mistura grossa. Em seguida, aqueça em uma panela e deixe ferver as natas com a primeira mistura de pistache e açúcar, e quando ferver, retire do fogo e despeje sobre os ovos batidos com o açúcar, enquanto você mexe sem parar.

Coloque esta mistura na panela e leve em fogo baixo. Cozinhe mexendo sempre até engrossar. Em seguida, retire do fogo e coloque a panela sobre uma grande tigela com água gelada para se refrescar (como um banho). Em seguida, adicione os pistaches moídos e leva tudo para um recipiente adequado para o congelador. Quando formar um creme gelado, é sinal que está pronto o sorvete de pistache.

Brigadeiro de Pistache

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Ingredientes

– Pistaches triturados
– Nozes trituradas
– Avelãs trituradas
– 2 colheres de sopa de margarina sem sal
– 2 colheres de sopa de adoçante Stevia
– 2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
– 1 copo de creme de leite fresco

Modo de preparo

Misture tudo. Ferva numa panela grossa. Deixe ferver durante 6 a 10 minutos, até soltar do fundo. Deixe esfriar no congelador. Triture as nozes, a avelã, os pistaches. Forme bolinhas e role as bolinhas nos frutos secos triturados, coloque em formas de brigadeiros e volte para a geladeira. Retire 5 a 10 minutos antes de servir.


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