Benefícios do pinhão

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios do pinhao

O pinhão é um fruto seco com muitos benefícios e propriedades tanto nutricionais como medicinais, poderes curativos e preventivos. Hoje te apresentaremos os mais importantes.

Benefícios do pinhão

beneficios do pinhao

O pinhão é uma semente que procede de diversas espécies de pinhão, o qual se encontra no interior de uma casca lenhosa, situada sobre a face inferior das escamas dos pinhões, e são as principais encarregadas de propagar a espécie desde um ponto de vista botânico. Dependendo do continente em que encontramos as espécies de pinhão que produzem pinhões comestíveis são diferentes, no que diz respeito à Europa procedem às espécies do Pinus Pinea, enquanto que os que são encontrados no Chile e no sul da Argentina pertencem à árvore Araucaria araucana.

Com ele pode-se elaborar o azeite de pinhão, que é importante, pois contém cerca de 90% de ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, é utilizado frequentemente em dietas de emagrecimento devido ao seu grande poder saciante por ser capaz de reduzir a quantidade de calorias que se consomem.

Nutrientes do pinhão

beneficios do pinhao

O pinhão é um fruto seco muito rico em nutrientes essenciais, destacando especialmente a presença de ácidos graxos essenciais, entre os quais podemos mencionar o ácido graxo Ômega 6 e o Ômega 3, fundamentais para cuidar de nosso sistema cardiovascular e da saúde do nosso cérebro.

É muito rico em vitaminas, em especial a vitamina E, um nutriente essencial capaz de reforçar nosso sistema imunológico e ajudar nosso organismo a aumentar as defesas naturalmente, protege o coração e aumenta a fertilidade. Também contêm minerais, em especial o potássio, magnésio, zinco e ferro.

No caso de níveis altos de colesterol e de triglicérides um consumo regular de pinhão é uma opção natural muito adequada, graças a sua riqueza em ácidos graxos essenciais, os quais ajudam na redução dos níveis elevados de colesterol LDL (ruim) que, por sua vez, aumenta o colesterol HDL (bom).

Devido seu teor em vitamina E e em zinco (antioxidantes naturais), é importante para cuidar de nossa saúde cardiovascular e para proteger nosso coração.

O pinhão contém grandes quantidades de fibras. De fato, 1 porção de pinhão contém cerca de 1 grama de fibra, por isso é um alimento ideal no caso de prisão de ventre, já que tem um poder preventivo ou ajuda no tratamento do coração.

Como falamos anteriormente, o pinhão é rico em vitamina E e em zinco, por isso é ideal para reforçar nosso sistema imunológico de forma totalmente natural.

Um consumo regular de pinhão é uma opção excelente para aumentar as defesas, por isso seu consumo é adequado em épocas de mudanças de estação, em especial entre outono e inverno.

O pinhão é excelente para os casais que desejam ter filhos, graças à sua riqueza em zinco, um nutriente essencial para um bom funcionamento dos espermatozoides (assim como para sua qualidade).

Propriedades do Pinhão

beneficios do pinhao

Entre os alimentos da categoria das frutas que temos disponíveis entre os alimentos do supermercado, se encontra o pinhão.

Este alimento pertence ao grupo dos frutos secos. Ele é um alimento rico em fósforo, já que 100 gramas dele contêm 650mg de fósforo. Ele também contém 13,65mg de vitamina E em cada 100 gramas.

Ele fornece 0,73mg de vitamina B1 por cada 100 gramas de pinhão. Ele é muito rico em nutrientes. Ele também fornece 270mg de magnésio, 6,50mg de zinco e 780mg de potássio em cada 100 gramas de pinhão.

Entre as propriedades do pinhão cabe também destacar que ele possui os seguintes nutrientes:

5,60mg de ferro, 14 gramas de proteínas, 11mg de cálcio, 8,50 gramas de fibra, 0mg de iodo, 3,90mg de carboidratos, 1,67mg de vitamina A, 0,19mg de vitamina B2, 6,77mg de vitamina B3, 0,21mg de vitamina B5, 0,11mg de vitamina B6, 0mg de vitamina B7, 58mg de vitamina B9, 0mg de vitamina B12, 2mg de vitamina C, 0mg de vitamina D, 2mg de vitamina K, 706kcal de calorias, 0mg de colesterol e 68,60 gramas de gordura.

Devido ao seu baixo conteúdo em sódio, o pinhão é benéfico para quem tem hipertensão ou tem muito colesterol.

Receita com pinhão

Farofa de pinhão

beneficios do pinhao

Ingredientes

– 2 colheres de sopa de manteiga light
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
– Sal a gosto
– Ervas finas (alecrim, tomilho, manjericão, orégano)
– Pinhão cozido

Modo de preparo

Primeiro triture o pinhão no liquidificador, em seguida em uma panela coloque a manteiga com azeite para evitar queimar, frite o pinhão até ficar mais douradinho, coloque o sal e as ervas finas, darão um aroma especial.

E está pronta sua deliciosa farofa de pinhão!


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com