Benefícios do ovo

Author Google Plus - Dicas dieta

beneficios do ovo

Graças aos seus níveis de colina, o consumo de ovo para mulheres grávidas ou lactantes é muito importante, já que beneficia ao feto no desenvolvimento do sistema nervoso e ajuda a prevenir defeitos de nascimento.

Faz mal comer ovo todo dia?

Esta é uma das muitas perguntas que geralmente fazer no dia a dia, porém, hoje vamos desmentir este mito. No ano passado, costumava-se dizer que a quantidade máxima de ovos que podíamos comer era 3 ovos por semana, devido ao seu alto índice de colesterol, o qual podia prejudicar nossa saúde. Porém, atualmente se sabe que não produz dano nem problema em nosso corpo, vejamos por que…

Quais são os benefícios do ovo?

beneficios do ovo

Durante muitos anos o ovo foi catalogado como um dos alimentos que podia prejudicar a saúde daquelas pessoas que o consumiam com certa frequência, deste alimento se dizia que era responsável em grande medida do aumento do colesterol no sangue.

Estas afirmações foram desvirtuadas faz pouco tempo graças às pesquisas científicas, demonstrou-se que o ovo sem dúvidas não altera o colesterol, estas novas pesquisas afirmam que o consumo moderado de ovo traz ao organismo uma boa quantidade de nutrientes que são necessários para ter uma vida saudável.

O que realmente aumenta o colesterol no sangue é o consumo das gorduras saturadas, e este tipo de gordura se encontra presente no leite integral, as gorduras de alimentos como queijos, iogurtes, leite, as carnes com gorduras, as chamadas gorduras trans, que se encontram na grande maioria de guloseimas como as tortas, bolos, biscoitos e em geral nas massas utilizadas na confeitaria; você tem que prestar atenção, pois nas vitrines o apresentam como margarinas ou óleos vegetais hidrogenados.

Dentro da grande quantidade de estudos sobre os ovos, demonstrou-se que comer um ou dois por dia não representa nenhum risco de aumentar as doenças cardiovasculares e que, além disso, possui um nutriente essencial para o funcionamento cardiovascular e cerebral chamada colina, esta ajuda a metabolizar e a diminuir a homocisteína, o qual é um grande benefício visto que seus níveis elevados são associados ao aumento de doenças cardiovasculares.

Apesar de todas estas afirmações totalmente suportadas e comprovadas cientificamente, todavia existem pessoas que se resistem a acreditar nos benefícios que podem obter ao consumir o ovo, seguem pensando que é prejudicial para a saúde e rejeitam com firmeza a ideia de incluí-lo em sua dieta.

O ovo é uma rica fonte de nutrientes

beneficios do ovo

Um ovo contém apenas 80 calorias, contêm proteínas, colina, ferro e zinco, a maioria destes nutrientes se encontra na gema.

As proteínas que contém no ovo são de uma excelente qualidade, estas aportam os aminoácidos que nosso organismo requer. Um ovo apenas contém aproximadamente 6 gramas de proteínas, entre as funções mais importantes das proteínas podemos encontrar que contribui na formação de tecido muscular, é um componente essencial de todas as células, são parte vital do sistema imunológico, transportam substancias no sangue e além disso são parte de certas enzimas, hormônios e neurotransmissores.

Na gema também se encontram presentes dois nutrientes chamados luteína e zeaxantina que pertencem à família dos carotenoides, são uns antioxidantes que ajudam a prevenir os danos visuais que se relacionam com a idade, como a degeneração macular.

Um ovo que se consome contém 125 miligramas de colina, uma mulher grávida necessita de 450 miligramas por dia, e uma mãe que amamenta necessita de 550 miligramas.

Os ovos podem permanecer frescos na geladeira durante 5 semanas aproximadamente. Se desejarmos saber que os ovos que vamos consumir são frescos simplesmente devemos deixá-lo de molho na água e se ele flutuar é que não está fresco, ou quando o quebramos e sua gema se quebra no centro é que está fresco. Ou também podemos cozinhar ou fritar o ovo no microondas.

Como podemos ver, o ovo é muito saudável e não prejudica a saúde, não é verdade que ele aumenta o colesterol, isso está cientificamente comprovado, além disso, estes cientistas afirmam que podemos comer todos os dias até 2 ovos.
Os ovos, além de nutritivos e saudáveis são deliciosos e podem ser preparados de diversas formas, mexidos, cozidos, fritos, enfim, como você quiser preparar são continuam ricos em nutrientes. Não deixe de incluí-lo em suas receitas diárias.

Propriedades dos ovos

beneficios do ovo

Quais nutrientes podemos encontrar nos ovos?

O ovo tem um grande valor nutritivo, sobretudo, devido à quantidade e biodisponibilidade de proteínas que contém. Possui valores próximos aos 75% em água contida e 25% restante está formado por outros nutrientes. A nível de proteínas ronda valores próximos aos 15%, a nível de gorduras supera os 10% e seu teor de carboidratos e micronutrientes como minerais e vitaminas não superam 1%.

Os ovos são ricos em proteínas de alta qualidade

Se levarmos em conta seu teor em proteínas, os ovos são considerados um alimento de alto valor biológico, visto que nos aportam todos os aminoácidos essenciais que nosso organismo precisa para não ter deficiências nutricionais.

Os ovos são ricos em gorduras

A nível de gorduras, também tem um alto teor, mas devemos tem em conta que nem todas as gorduras são iguais nem têm o mesmo efeito sobre nosso organismo. Existem gorduras que exercem efeitos benéficos como as poliinsaturadas e insaturadas e outras saturadas sobre as que devemos controlar sua ingestão.

Neste caso, o ovo possui ambas, embora majoritariamente são insaturadas e portanto, se considera mais benéfico do que prejudicial. Também contém lecitina que é a responsável por suas propriedades emulsificantes, ou seja, que são capazes de dissolver as gorduras e fluidificar o sangue.

Com respeito ao tema das gorduras, é importante ter em conta que os ovos nos fornecem muito colesterol porque em casos especiais e recomendações deveremos ter em conta.

Este teor em colesterol está relacionado a diversas contradições e disputas, visto que, não é possível negar seu conteúdo, embora não podemos esquecer que também contém umas substâncias chamadas lecitina e fosfatidilcolina que o contrariam e evitam a maior parte de sua absorção.

Ovo engorda?

beneficios do ovo

Se tivermos em conta as calorias do ovo em 100 gramas (umas 150 kcal), os ovos são ricos em calorias, embora não devemos esquecer que um só ovo nunca chega a esta quantidade, mas que seu valor médio é de 58 gramas e, portanto, resulta inferior, quase a metade.

Tendo este fator em conta, um ovo nos fornece 87 calorias e micronutrientes como são 7,2 gramas de proteínas de alto valor e digestibilidade, 0,70 gramas de carboidratos, umas 6 gramas de gorduras majoritariamente insaturadas, entre as quais se encontram 230 miligramas de colesterol.

Que outros componentes fornecem os ovos?

beneficios do ovo

Em nível de carboidratos, os ovos são muito pobres e em sua maioria os carboidratos são simples, ou seja, açúcares que residem na gema do ovo.

Os ovos também contêm outros micronutrientes. Os principais são os seguintes:

– Vitaminas lipossolúveis na gema e hidrossolúveis em ambas as partes: Encontramos vitaminas do grupo B como niacina, riboflavina, ácido fólico, biotina.
– Vitamina A, em forma de provitamina A e carotenos.
– Vitamina D em menor proporção e como tocoferol.
– Um alto teor em minerais, entre os quais podemos encontrar magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, sódio, zinco e enxofre dos aminoácidos, etc.

Além disso, contém colina para um desenvolvimento correto do cérebro, luteína para um desenvolvimento correto da visão e uma série de enzimas que ajudam na proteção do ovo e evitam sua deterioração.

Os ovos são um alimento ácido ou neutro?

O PH, ou seja, a acidez do ovo recém formado é neutro, mas, uma vez é comprado e depositado em refrigeração para sua conservação para consumo, aumenta até 9, sendo mais básico.

Um alimento nutritivo e saudável

Segundo recentes pesquisas, as pessoas tendem a consumir uma média de 280 ovos por ano, o que se converte em umas 3 unidades por semana aproximadamente.

Embora se trate de um alimento sumamente saudável e que nunca deveria faltar na dieta, certos rumores sobre se o ovo aumenta o colesterol, assim como as calorias dos ovos.

Pelo que não há dúvida, é que o ovo oferece uma grande variedade de benefícios e de propriedades sumamente adequadas e interessantes.

Benefícios e propriedades do ovo

beneficios do ovo

– Rico em proteínas de maior valor biológico.
– Rico em vitaminas (A, D, E e do grupo B) e minerais (como o zinco, ferro, selênio, sódio e fósforo).
– É capaz de reduzir o risco de aparecer doenças cardiovasculares, assim como a progressão de doenças degenerativas, como a diabetes, as cataratas ou o câncer.
– Contém colina, um composto essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Embora estes sejam os benefícios do ovo em si mesmo, tampouco devemos esquecer os benefícios da clara do ovo.

Propriedades da clara do ovo

beneficios do ovo

Conheça algumas das propriedades e benefícios mais importantes da clara do ovo: rica em proteínas, minerais e vitaminas.

Como sabemos, o ovo é rico tanto em minerais como em vitaminas. Além disso, concentra na clara (parte do ovo sobre a que falaremos detalhadamente durante o dia de hoje), todas as proteínas de origem animal.

No que se referem ao colesterol, muitos são os especialistas que asseguram que seu aumento não está em si relacionado com o consumo do ovo, apesar de que existam crenças populares que afirmam o contrário. Devemos ter em conta que o que aumenta o colesterol não é o ovo em si, mas uma dieta rica em gorduras, que habitualmente se junta com o consumo do mesmo: batatas fritas, salsichas, carne vermelha, etc.

Possui uma série de benefícios gerais sumamente interessantes, entre os quais podemos destacar a alta qualidade de proteínas e vitaminas E e do grupo B, assim como minerais como o ferro, zinco, iodo e selênio que possui.

É importante comê-lo especialmente durante a etapa de crescimento, dado que contribui com o desenvolvimento dos músculos e à mineralização dos ossos.

Sobre a quantidade semanal recomendada, devemos indicar que a Organização Mundial da Saúde recomenda que seu consumo semanal não supere os 10 ovos, tendo em consideração àqueles que se incorporam a nossa dieta através de produtos como pasta, confeitaria, etc.

Benefícios da clara de ovo

Na continuação resumiremos algumas das propriedades da clara de ovo mais importantes e destacadas deste pequeno, porém, delicioso alimento:

– Ideal durante a etapa de crescimento, graças a que ajudam no desenvolvimento dos músculos e à própria mineralização dos ossos.
– Como erroneamente se acredita, não aumenta os níveis de colesterol.
– Alto teor em proteínas, assim como em vitaminas (sobretudo vitamina E e vitaminas do grupo B).
– Ideal para praticar exercício ou ao tomar café, graças a sua riqueza em proteínas.

Valores nutricionais da clara de ovo

100 gramas de clara de ovo fornecem os seguintes valores nutricionais:

– Proteínas: 3,5 gramas
– Carboidratos: 0,3 gramas
– Calorias: 49
– Vitaminas: A(105), B1(0,05), B2(0,18), B6(0,06), D(1,8) e E(0,4)

Quantas calorias fornecem a clara de ovo?

Como certamente se sabe, um dos mitos principais do ovo é tanto o teor de calorias como a possibilidade de que eleve ou não os níveis elevados de colesterol.

Porém, a clara de ovo se caracteriza por seu alto teor em proteínas, e seu baixo volume de calorias (100 gramas fornecem apenas 49 calorias). Por este motivo, se trata de um alimento ideal na prática esportiva.

Propriedades da gema do ovo

beneficios do ovo

O que é a gema de ovo?

A gema de ovo é a parte redonda do interior do ovo. Contém xantofilas que proporcionam uma cor amarelada ou alaranjada em alguns casos, que pode variar em função da alimentação do animal, do tratamento ou cozimento à que se induza o ovo.

Por exemplo, se nos excedemos com o tempo de cozimento, pode desenvolver uma coloração acinzentada. Por exemplo, podemos encontrar ovos com duas ou mais gemas em seu interior. Isto é devido à juventude da galinha que apresenta falta de sincronização em sua ovulação.

Os ovos que contêm mais de uma gema são igualmente comestíveis, sem riscos para a saúde do consumidor.

O que contém a gema de ovo?

A gema de ovo tem uma textura viscosa em seu estado cru, é facilmente separável da clara do ovo graças a uma membrana chamada vitelina que a recobre e a protege por sua vez. Assim como sucede com a clara, se a gema for cozida ela endurece.

Esta fração do ovo contém diversos nutrientes. Os principais são os seguintes:

– Um alto teor em gorduras, que proporcionam um bom fornecimento de calorias, que nos proporcionam energia.
– Uma parte das proteínas.
– Vitaminas do grupo B, vitamina A e vitamina D
– Minerais como o ferro, fósforo e cálcio.
– A gema representa cerca de 30% do ovo inteiro.

Para que se utiliza a gema de ovo?

Além de comer frita ou cozida, se utiliza como o ingrediente principal de tortas ou combinada com verduras, peixes ou carne.

Também pode ser apresentada em diversas preparações culinárias como molhos em alguma combinação de gordura, tais como um ingrediente em muitas sobremesas, tais como bolos ou cremes de pastelaria.

A gema é rica em antioxidantes

A gema de ovo é rica em antioxidantes, especialmente a luteína e a zeaxantina. Numerosos estudos demonstraram o papel que têm estes dois componentes na prevenção de doenças oculares, especialmente no que se refere à perda de visão por degeneração e a cegueira noturna.

Além destes dois componentes, não podemos esquecer que a gema de ovo se encontra entre os alimentos mais ricos da vitamina A, uma vitamina que é considerada um bom antioxidante.

A falta de vitamina A, entre outras coisas, é responsável de numerosos problemas oculares como cegueira noturna, falta de visão, olhos secos, falta de lágrimas, vermelhidão nos olhos, etc.

A gema de ovo é rica em vitamina B

A gema de ovo contém abundante vitamina do grupo B, especialmente colina. A colina é responsável pela formação da neurotransmissora acetilcolina. A acetilcolina é necessária para o bom funcionamento dos impulsos nervosos no cérebro.

Sem a colina se podem produzir desajustes no cérebro que se manifestam em forma de condutas não apropriadas, problemas emocionais e falta de memória.

A colina é muito interessante na gravidez para manter a saúde do feto. Também o elevado teor em ácido fólico contribui a este aspecto.

Não menos importantes resultam outras vitaminas do grupo B, especialmente a riboflavina e o ácido pantotênico, em funções tão importantes como o metabolismo dos alimentos, a saúde nervosa, o sistema imunológico e a saúde do cabelo, as unhas e a pele.

A gema de ovo é rica em vitamina D

A gema de ovo figura entre os alimentos mais ricos em vitamina D.

A vitamina D permite a absorção do cálcio, porque contribui ao bom mantimento dos dentes e dos ossos.

Também é muito importante para manter as artérias em bom estado, para a saúde dos nervos assim como o bom funcionamento do coração e do aparelho digestivo.

Seu teor em vitamina D a faz muito interessante em pessoas vegetarianas que incluem ovos em sua dieta, dado que a vitamina D praticamente não existe nos alimentos de origem vegetal.

Dieta do ovo

beneficios do ovo

Esta dieta é uma das formas mais saudáveis para consumir uma dieta baixa em carboidratos, sem aumentar as gorduras saturadas. Os ovos são uma excelente fonte de proteínas e outros nutrientes vitais. Eles contêm todos os aminoácidos essenciais nas proporções corretas e são portanto, uma boa fonte de proteína completa. Eles também são uma fonte importante de vitaminas B2, B12, D E, e ácido fólico, além de ferro.

O sistema digestivo é incapaz de produzir glicose suficiente para seu corpo para queimar quando se consomem altas quantidades de proteínas, alimentos baixos em carboidratos. Portanto, o corpo não tem mais remédio que converta a gordura armazenada em seu corpo em glicose. A ideia principal é que a quantidade de comida não é tão importante, sempre e quando o total de gramas de carboidratos se mantém abaixo. Você necessita reduzir seu consumo de carboidratos a praticamente nada, mas não necessariamente reduzir a ingestão de gorduras e calorias. Assim, a dieta do ovo funciona com jejum nutricional.

4 semanas de dieta do ovo

O segredo do efeito do ovo radica no fato de que o consumo de ovos, a saturação rápida se produz e a sensação de fome não aparece durante muito tempo. Persevere no início deste programa de dieta e, em seguida, no final das quatro semanas verá uma redução de entre 20 a 28 kg.

Esta dieta é adequada para todas as idades, e não há necessidade de tomar qualquer tipo de vitaminas adicionais. É obrigatório seguir estritamente o horário determinado com os mesmos produtos e a quantidade, e não mudar um jantar por outro jantar.

Apenas ovos na dieta

Esta dieta indica que apenas se permite comer ovos cozidos e beber água. Com esta dieta se permite comer tantos ovos como você quiser. Também, trate de beber apenas água. O exercício não é uma necessidade, enquanto seguir esta dieta, mas poderia ser útil para manter algum exercício físico.

Seguindo esta dieta, você verá como as gorduras se derretem. Existem outras versões desta dieta que permitem o consumo de espinafre e tomates. Por exemplo, a torta de espinafre e tomate tem baixas calorias, carboidratos, colesterol e gorduras saturadas.

Alguns dados a mais sobre a dieta do ovo

Comer nada mais que os ovos não é uma forma saudável de perder peso. Uma dieta de fome não é o suficientemente digno, se você se der conta dos danos em longo prazo que faz a seu corpo. A maioria dos nutricionistas e os especialistas recomendam que a perda de 1 a 2 gramas por semana é a forma mais saudável de perder peso.

Comer ovos em excesso causa a prisão de ventre e gases. Uma dieta rica em proteína também pode ser prejudicial para as crianças. A eliminação dos carboidratos, enquanto que o consumo de uma dieta rica em proteínas provoca desidratação e evita que o corpo queime gordura por completo. Isto acaba na produção de corpos cetônicos. A Cetose faz dela a dieta mais fácil, já que diminui o apetite e pode causar náuseas.

A forma saudável de perder peso é comer menos, fazer exercício e comer alimentos que incluam a nutrição máxima de poucas calorias. Os ovos que são consumidos em moderação são uma adição saudável a uma dieta bem balanceada, mas o consumo de ovos são o conduzirão a nada mais que problemas.

Receita com ovo

Farofa de aveia com ovos

beneficios do ovo

Ingredientes

– 2 colheres de milho
– 5 ovos cozidos e picados
– 2 xícaras de aveia em flocos
– 1 colher de mostarda
– Manjericão e salsa para temperar
– 3 colheres de sopa de vinagrete
– 1 dente de alho picado
– 1 cebola picada
– 2 ovos batidos

Modo de preparo

Refogue com óleo de coco em uma panela a cebola, o alho e o vinagrete. Acrescente os 2 ovos batidos e mexa bem, junte os temperos com a mostarda e coloque a aveia aos poucos e mexa bem até a mistura ficar homogênea.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com