Benefícios do óleo de cártamo

Author Google Plus - Dicas dieta

beneficios do óleo de cartamo

O óleo de cártamo é um óleo extraído das sementes da planta de cártamo. É a maior fonte de ácidos graxos poliinsaturados encontradas entre os óleos vegetais, além disso, contém 13% de ácidos monoinsaturados e só 8% de ácidos saturados. Outro dos nutrientes essenciais presentes no óleo de cártamo são os ácidos graxos do grupo ômega 6, vitamina E, etc.

Com as flores de cártamo se fabrica pigmentos em tons alaranjados para colorir roupas e alimentos. O cártamo se adapta com facilidade solos com pouca água o que faz com que seu cultivo se estenda a distintas partes do mundo. O óleo é usado como alimento principalmente no frio para adicionar em saladas e outros alimentos tal como o azeite de oliva.

A universidade da Califórnia e a Universidade de Ohio foi sugerido incluir um pouco do óleo de cártamo na dieta, já que ele é muito benéfico para saúde.

Óleo de cártamo?

beneficios do óleo de cartamo

O óleo de cártamo se origina de uma planta que tem sido usada há muitos anos por seus benefícios para nossa saúde. Durante o processo de produção são gerados dois tipos de óleo de cártamo, um de gorduras poliinsaturadas, que é muito benéfico para nosso sistema cardiovascular e imunológico e outro de gorduras monoinsaturadas, que é menos saudável, mas se mantem estável por mais tempo.

Seus efeitos benéficos se devem à grande quantidade de nutrientes que nos fornece e a seu teor de ácidos graxos do tipo ômega, que são de grande utilidade para melhorar nosso sistema cardiovascular, o sistema imunológico e nossa pele, unha e cabelo. Mas o cártamo é conhecido principalmente por ajudar na perda de peso, já que ele substitui o óleo vegetal. Desta forma você estará obtendo mais benefícios, porque ele é mais nutritivo e porque as gorduras que ele contém são muito mais saudáveis.

Propriedades do óleo de cártamo

beneficios do óleo de cartamo

O óleo de cártamo é benéfico para prevenir doenças cardiovasculares. Segundo Martha Belury da Universidade de estadual de Ohio, o óleo de cártamo ajuda a reduzir os níveis de proteína C-reativa. Esta proteína é um marcador significativo nos ataques ao coração e pode aumentar os níveis de colesterol HDL, o chamado colesterol bom.

Para o diabetes, o uso é benéfico para as pessoas com diabetes. Na escola de saúde publica de Harvard se observou como a inflamação crônica se relaciona com o diabetes. O Dr Frank Sachs comenta que adicionar à dieta o uso de óleo de cártamo pode ajudar os diabéticos a controlar melhor sua doença.

Além disso, a vitamina E também é benéfica para os diabéticos. Segundo um estudo em 1999 no centro Joslin para o Diabetes foi demonstrado que a vitamina E tem a capacidade de reduzir o dano arterial em diabéticos. Os pesquisadores acreditam que a vitamina E pode reduzir o risco de danos nos rins e na retina dos pacientes diabéticos.

Benefícios do óleo de cártamo

beneficios do óleo de cartamo

Agora que você já conhece o que é o óleo de cártamo e suas propriedades chegou a hora de ver uma lista com os principais benefícios que este nos oferece.

Perder peso: o óleo de cártamo é uma ótima opção se esta buscando perder peso de maneira gradual e controlada.

Sistema cardiovascular e imunológico: o óleo de cártamo ajudam os sistemas cardiovasculares e imunológicos para que possam funcionar corretamente oferecendo uma boa saúde.

Período menstrual: As mulheres que sofrem por terem problemas durante o período menstrual, acham no cártamo um bom aliado, pois é perfeito para ajudar a regular o ciclo menstrual.

Diabetes: o óleo de cártamo é perfeito para as pessoas que sofrem de diabetes, pois é um ingrediente que ajuda a controlar e diminuir a quantidade de açúcar que tem no sangue.

Pressão sanguínea: se sofre de pressão alta e esta procurando uma maneira de controla-la, o óleo de cártamo te ajudará com isso.

Bom estado das células: por ser um ingrediente rico em vitaminas, sobre tudo em vitamina C, o óleo de cártamo é um ótimo antioxidante que ajuda a manter as células mais saudáveis e evita o envelhecimento prematuro delas.

Inflamações cutâneas: as inflamações cutâneas podem ser causadas por alergias ou outros problemas de saúde o óleo de cártamo ajudará a minimizar a inflamação da pele e cuidar do estado da mesma.

Cabelo saudável: o óleo de cártamo pode ser aplicado no cabelo com uma suave massagem e isto é ideal para melhorar o estado do cabelo assim como evita a perda prematura.

Óleo de cártamo para emagrecer

beneficios do óleo de cartamo

O óleo de cártamo vem sendo estudado por suas muitas propriedades, como seu apoio para queimar a gordura acumulada além de liberar uma substância que ajuda a reduzir o apetite enviando ao cérebro controle de saciedade; também é interessante sua capacidade de auxiliar na definição da musculatura.

O ácido oleico é um ácido graxo que recebe o nome de ômega 9 e é encontrado em boas quantidades no azeite de oliva, seu consumo traz muitos benefícios para a saúde, pois ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e desempenha um papel importante na regulação do processo metabólico do organismo. Um estudo realizado na Universidade da Califórnia (EUA) comprovou que o ácido oleico estimula a produção de lipídio oleoletanolamina, substância que reduz o apetite, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL chamado de colesterol mal.

O ácido linoleico (chamado ômega 6) é utilizado para incentivar a queima de gordura e tonificação dos músculos; é encontrado naturalmente nas carnes vermelhas, e nos laticínios e em óleos como o de cártamo que inibe à ação da enzima humana responsável por armazenar gordura nos adipócitos.

Ao inibir o decido adiposo faz que o organismo acumule menos gordura e consequentemente o obriga a usar a gordura acumulada como combustível para atividades físicas, aumentando a queima de gordura, gerando mais energia e eliminando calorias extras desempenhando um papel fundamental na síntese de hormônios, regulando o processo metabólico do organismo controlando o apetite e o peso corporal.

Como consumir o óleo de cártamo

beneficios do óleo de cartamo

O óleo de cártamo pode ser usado de muitas maneiras diferentes e agora vamos ver algumas formas de adicioná-lo em nossa vida e desfrutar de todos seus benefícios.

Cozinhar: o óleo de cártamo pode ser usado na cozinha substituindo o óleo comum. Também podemos usar sem cozinhar, o colocando diretamente sobre as saladas ou pão.

Massagens no cabelo e na pele: fazer massagens com o óleo de cártamo é muito bom para desfrutar de seus benefícios. você pode aplica-lo sem problema na pele e no couro cabeludo. O óleo de cártamo, também pode ser usado para fazer massagens nas costas, pois ajuda a relaxar.

Por último, temos que dizer que como todos os alimentos o óleo de cártamo deve ser consumido com moderação, pois todo os abusos podem fazer mal a saúde. O melhor como sempre é seguir uma dieta equilibrada que contenha todo os tipos de óleos, legumes, frutas, etc. Também é importante para a saúde manter um ritmo de vida ativo e praticar esporte, pois faz com que nosso sistema trabalhe melhor e também nos ajuda a regular o peso.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com