Benefícios do nabo

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beneficios do nabo

O nabo é uma raiz da família das crucíferas. Existem muitas variedades, cerca de 3000 espécies diferentes.
A melhor época para consumi-lo é no outono, embora hoje em dia possamos encontrar nos mercados em qualquer época do ano.

Informação nutricional do nabo

Contém 4,43% de carboidratos, 0,9% de proteínas e 0,1% de gorduras. Enquanto a energia, apenas possui 27 Kcal/100g. E quanto às vitaminas, se destaca uma grande quantidade de vitamina C.

Imaginamos que 100 gramas de nabo contenham 21mg desta vitamina, mais de um terço das necessidades de um adulto. Também contém fibra, muito potássio, sódio e outros elementos.

As folhas de nabo, também chamadas de ferro, contêm 190mg de cálcio (por cada 100 gramas) É, portanto, a verdura mais rica deste mineral e ainda tem mais que o leite. Também contém muita fibra, provitamina A, vitamina C, folatos e ferro.

Como consumir nabo?

beneficios do nabo

As folhas podem ser consumidas cruas, por exemplo, em uma salada, ou cozidas junto a batatas ou em tortas.

A raiz pode ser consumida ralada em saladas como se fosse rabanetinhos ou cozidas com arroz ou legumes. Também podem ser adicionada aos ingredientes para preparar caldos, porque é muito remineralizante.

Você conhece quais são os benefícios do nabo? Descubra as diferentes propriedades do nabo, e seu conteúdo nutricional ideal em dietas equilibradas.

Entre estas diferentes variedades, podemos destacar, sobretudo, o nabo de maio, nabo de outono, nabo bola de neve, entre outras espécies.

Embora, hoje em dia você pode comprar nabo em qualquer época do ano, o fato é que é durante os meses de Outono quando podemos encontrá-lo em maior quantidade, em supermercados e quitandas.

Benefícios do nabo

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Do ponto de vista nutricional, o nabo destaca-se desde um primeiro momento por seu altíssimo teor em antioxidantes, vitaminas e minerais; e baixo teor calórico e carboidratos.

Portanto, estamos diante de uma hortaliça interessante não só em dietas saudáveis e equilibradas, mas também em dietas de emagrecimento, graças ao seu alto teor de água e fibra.

Em relação tanto das vitaminas como aos diferentes minerais que contém, podemos destacar:
– Minerais: cálcio, fósforo, potássio e iodo.

– Vitaminas: vitamina A, C, E e vitaminas do grupo B (sobretudo, B1, B2, B3 e B6).
Além disso, como mencionamos acima, não devemos esquecer seu teor significativo de antioxidantes.

Propriedades do nabo

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O nabo é uma hortaliça útil para o sistema digestivo, ajudando na hora de melhorar o trânsito intestinal (adequado especialmente em caso de prisão de ventre). Este benefício se deve por um lado ao seu teor em fibra, e por outro, em água.

Precisamente, graças a esta presença de água e também em determinados minerais, é uma hortaliça diurética que ajuda a eliminar toxinas, limpar nosso organismo e reduzir a retenção de líquidos.

Por seu teor em antioxidantes, o nabo é útil na hora de fortalecer os ossos e regenerar o colágeno.

Nutrientes do nabo

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As calorias do nabo são poucas, pois ele possui abundante quantidade de água e um baixo teor de carboidratos, mas é uma boa fonte de fibra.

Com respeito ao teor vitamínico, contém uma apreciável quantidade de vitamina C e de folatos e quantidades discretas de vitaminas do grupo B (B6, B3, B1 e B2). Porém, carece de provitamina A e de vitamina E, ainda você pode encontrar nas folhas.

A vitamina C além de possuir uma potente ação antioxidante, intervém na formação de colágeno, ossos, dentes e glóbulos vermelhos. Também favorece a absorção de ferro dos alimentos e a resistência às infecções.
Os folatos intervêm na produção de glóbulos vermelhos e brancos, na síntese de material genético e a formação de anticorpos do sistema imunológico.

E quanto à sua composição em minerais, o mais abundante é o potássio, seguido do cálcio, o fósforo e o iodo.
O potássio é um mineral necessário para a transmissão e geração do impulso nervoso e, para a atividade muscular normal, além de regular o equilíbrio de água dentro e fora da célula.

O iodo é indispensável para o bom funcionamento da glândula tiroide, que regula o metabolismo.
O fósforo tem um papel importante na formação dos ossos e dentes, assim como o cálcio, e participa dos processos de obtenção de energia do organismo.

É importante ter em mente que as folhas de nabo são mais nutritivas que o próprio nabo. Os cabos, que estão nas folhas contêm quase o dobro de proteínas e de fibra que a raiz e muito cálcio. O que mais se destaca é sua composição de vitaminas e minerais. Contém quantidades superiores às do nabo de provitamina A ou betacaroteno, vitamina C e folato.

O betacaroteno se transforma em vitamina A em nosso organismo conforme este necessita e possui uma ação antioxidante. A vitamina A é essencial para a visão, para o bom estado da pele, cabelo, mucosas, ossos e para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Em definitiva, o nabo atua como um bom limpador do sangue e é diurético.

Receita com nabo

Sopa de nabo

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Ingredientes

– 2 nabos
– 2 cenouras
– 2 batatas médias
– 1/2 litro de caldo de galinha (dissolvido na água)
– 10ml de azeite
– 1 cebola

Modo de preparo

Picar a cebola e refogá-la no azeite. Juntar o caldo de galinha, as batatas e as cenouras cortadas em cubos. Após, adicionar o nabo e temperar a gosto. Quando começar a ferver, adicionar o nabo cortado em pedaços e deixar cozinhar. Quando estiver terminando de cozinhar, deve-se regar com um fio de azeite e servir ainda quente.


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