Benefícios do edamame : Todos os fatos que você precisa saber

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beneficios do edamame

Há muito tempo, a cozinha japonesa vem se tornando mais popular no ocidente. A versatilidade da soja, ingrediente da cozinha asiática, permite a criação de vários alimentos como o leite de soja, o tofu ou a coalhada de soja e o grão de soja fermentado. Porém, o grão de soja também pode ser consumido quando é encontrado em sua casca. Sendo mais conhecido como Edamame.

O Edamame, ou feijão de soja fresco, assim como outros alimentos derivados da soja, é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, ganha esse nome porque é uma proteína completa pelos aminoácidos essenciais que de outra forma, estes produtos e a quinoa, só podem ser encontrados em alimentos que provêm de animais. Desta forma, quando consumimos 100 gramas de edamame, estamos consumindo 10.9 gramas de proteínas, o qual representa 22% dos requerimentos diários de proteína (com base na dieta com uma quantidade de 2000 calorias).

Mas, um alto teor de proteínas não é o único benefício que podem conter no edamame a nossa dieta. Entre os micronutrientes que podemos encontrar nos grãos de soja estão os minerais como o cálcio, ferro, fósforo e sódio, assim como vitaminas B e C. Do outro lado, estes grãos são ricos em antioxidantes, que ajudam a manter forte o sistema imunológico, e isoflavonoides bioativos, componentes que trazem benefícios para a saúde e, além disso, possuem propriedades anticancerígenas.

Além disso, possui um alto teor de fibra, indispensável para uma boa digestão e para diminuir os níveis de colesterol.

Você sabia que o edamame possui qualidades anti-inflamatórias?

Para aquelas pessoas que sofrem com artrite, doenças inflamatórias como artrite reumatoide e até asma, o consumo de edamame pode trazer benefícios, já que ajuda a diminuir a inflamação.

Por todas essas razões, o edamame é um excelente alimento para quem pratica corridas e atletas que têm um treinamento mais intenso e precisam de alimentos que fornecem os nutrientes necessários para manter uma dieta saudável e que os ajudem no processo de recuperação.

O edamame pode ser encontrado em quase todos os restaurantes de comida japonesa e também em restaurantes chineses. Porém, não é preciso ir a um restaurante para consumi-lo. Você pode preparar o edamame em sua casa, é bem simples e fica pronto em poucos minutos. Tradicionalmente, deve-se ferver ou cozinhá-lo ao vapor e logo após, acrescentar um pouco de sal e, em alguns casos, molho de soja diluído e sementes de gergelim.

Abaixo explicaremos como prepará-lo em sua forma mais simples para que você o consuma na hora do seu lanche da tarde.

Ingredientes

– 450 Gramas de edamames
– 4 Copos de água
– 1 Colher de azeite de oliva extra virgem
– 1 Colher rasa de sal

Modo de preparo

Em uma panela, ferver a água. Depois, acrescentar o sal e o edamame (que devem estar cobertos pela água) e cozinhar por 5 minutos aproximadamente ou até que esteja macio. Não se deve ficar muito suave, é importante que esteja firme. Coar a água.

Nesta etapa, você pode escolher fazer de uma forma mais simples para consumi-lo como um lanche ou como acompanhamento de um prato, acrescentando ao seu gosto, mas com moderação, um pouco de sal marinho, o molho de soja diluído com um pouco de água e as sementes de gergelim.

Benefícios do edamame

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Os edamame é a soja verde. Encontra-se fresco ou congelado, pode ser fervido inteiro, com a casca e se consume como aperitivo ou frito, em sopas ou saladas. O edamame tem grande parte dos mesmos benefícios nutricionais que outros produtos da soja como o tofu ou o leite de soja. Porém, a soja contém compostos que alguns estudos em animais, incluindo um estudo de 2006 realizado pelo National Institute of Environmental Health Science que revelou que podem causar problemas de reprodução se for consumido em excesso.

Benefícios da perda de peso

Em 2005, um estudo publicado no “The American Journal of Clinical Nutrition”, informou que as pessoas que seguem uma dieta rica em proteínas e baixa em gorduras sentiram menos fome entre as refeições e tiveram sucesso por perderem uma quantidade significativa de peso. O edamame é rico em proteínas e baixo em gorduras. Uma porção de 1 copo de grãos cozidos possui 17 gramas de proteína, uma quantidade que abastece 30% do consumo de proteína requerido de uma fome por dia e quase 37% para uma mulher. Cada copo também contém 8 gramas de gordura total e menos de 1 grama de gordura saturada.

Benefícios cardiovasculares

Cada copo de edamame cozido contém cerca de 1,6 mg de magnésio ou mais da metade da ingestão diária recomendada para adultos. Seu corpo necessita de magnésio para fortalecer os ossos. Uma porção de edamame fornece mais de 20% da atribuição diária recomendada para um adulto, de vitamina K, um nutriente que a Harvard School of Public Health informa que é fundamental para aumentar a densidade óssea. Os grãos também são ricos em potássio e magnésio, fornecendo, pelo menos, 10% da dose diária recomendada de cada mineral, tanto para homens e mulheres. Se você não tiver uma quantidade suficiente de cada mineral, você pode correr um grande risco de sofrer com a osteoporose.

Benefícios Imunológicos

Seu corpo precisa de cobre para manter seu sistema imunológico saudável e em bom funcionamento. Os adultos precisam de 900 mg de cobre por dia e uma porção de 1 copo de edamame cozidos contém 535 mg do mineral, ou seja, aproximadamente, 60% da ingestão diária requerida para os homens e as mulheres. O Edamame contém uma alta concentração dos fitoestrógenos genisteína e daidzeína, compostos que imitam o comportamento dos estrógenos no corpo. A University of Maryland Medical Center informa que estes fitoestrógenos podem ser capazes de reduzir o risco de certos tipos de câncer, embora sejam necessárias mais investigações.

Propriedades do edamame

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O edamame é um legume cuja origem é japonesa. Mas, nos últimos anos, está se popularizando em todo o mundo por ser um alimento muito saudável.

O Edamame é um broto de soja que é colhido antes que madure porque contém todos os nutrientes.
Este alimento pode ser adquirido fresco ou congelado, além de poder ser feito com a casca ou sem ela.
Os principais nutrientes que contém o edamame são: proteínas, ferro, cálcio, substâncias antioxidantes.

O Edamame é um alimento saudável por que:

– Não contém glúten e é livre de colesterol;
– Possui poucas calorias porque favorece a redução de peso;
– Ajuda a reduzir o risco de sofrer com doenças cerebrais degenerativas associadas à idade avançada;
– Ajuda a reduzir o colesterol alto;
– Favorece o consumo de proteína;
– Ajuda a reduzir ou controlar a pressão arterial;
– Ajuda a reduzir o risco de as mulheres sofrerem com o câncer de mama e os homens a ter o câncer de próstata.
– Ajuda a combater ou prevenir a depressão, já que favorece a produção de hormônios que controlam o humor.
– Ajuda a combater a anemia ou a falta de energia por ter um nível baixo de ferro.
– Favorece a possibilidade de as mulheres ficarem grávidas, devido ao aumento de sua fertilidade.
– Ajuda a prevenir a osteoporose, além de aumentar a densidade dos ossos, especialmente, durante a menopausa.

O edamame é um alimento muito saudável que vale a pena ser acrescentado em nossa dieta.

Nutrientes do edamame

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O edamame cozido é um manjar para a saúde dos ossos. Ele nos fornece nutrientes essenciais para termos ossos fortes e evitar a osteoporose.

Um copo de edamame cozido contém mais da metade da quantidade diária necessária de magnésio. Este mineral é fundamental para ter ossos fortes. Esse copo de edamame também contém 20% da quantidade de vitamina K que necessitamos diariamente. A vitamina K é essencial para aumentar a densidade dos ossos. Por outro lado, este legume contém potássio e magnésio, dois nutrientes necessários para reduzir o risco de obtermos a osteoporose.

Receitas com edamame

Salada fit de edamames

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Ingredientes

– 700 gramas de Edamames
– Sal a gosto
– 115 gramas de cenouras
– 2 colheres de azeite de oliva
– 1 colher de suco de limão
– Pimenta a gosto
– 170 gramas de ricota
– 4 fatias de pães torrados

Modo de preparo

Abra as cascas e retire os edamames. Descarte as casas, coloque a água salgada numa panela para ferver e prepare um banho de gelo. Adicione os edamames à panela e cozinhe até que estejam macios, por aproximadamente 1 minuto. Passe os edamames para o banho de gelo e deixe esfriar durante 1 minuto. Retire com cuidado e descarte a pele exterior de cada grão.

Lave as cenouras com água fria. Com uma faca afiada, um descascador de legumes ou um bandolim, fatie as rodelas bem fininhas. Seque com cuidado as cenouras e adicione à tigela. Misture e tempere a gosto com sal e pimenta.

Divida a ricota no fundo de um prato para servir e cobrir com verduras, sirva com fatias de pães torrados. Acrescente mais um fio de azeite de oliva antes de servir, caso desejar.


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